sexta-feira, 2 de março de 2018

Mt.12.15-21 - OPOSIÇÃO.

OPOSIÇÃO

Mt.12.15-21




Introd.:           A todo instante enfrentamos oposições de todos os lados.

            Os opositores podem ser aqueles que fazem parte da nossa família, nossos amigos e principalmente nossos inimigos.

Nar.:    Israel não entendeu a revelação em Cristo.

            A revelação ficou oculta para Israel.

            Israel não estava preparado para aceitar a Jesus e aos seus ensinos, rejeitando sua mensagem e os conselhos de Deus.

            Eles se colocaram em oposição ao ministério de Jesus.

Propos.:           Seja um aliado de Jesus não se opondo.       

Trans.:             Quando o homem se opõe [...]

1 – Jesus se afasta.

            [...] Os fariseus [...] (haviam) conspirado contra Jesus, sobre como lhe tirariam a vida”, Mt.12.14.

            O “mas [...]”, Mt.12.15 como conjunção aditiva do texto, aponta para a possibilidade de Jesus matar os seus inimigos fariseus, saduceus e sacerdotes, “mas [...]”, Mt.12.15 Jesus não o fez.

            [...] Jesus, (ao) saber disto [...]”, Mt.12.15, da oposição e planos de sua morte, o Mestre toma uma atitude totalmente diferente da nossa que desejamos vingança.

            O modo de agir de “[...] Jesus (foi o de) afastar-se [...]”, Mt.12.15, como se voltasse atrás, retornar para o lugar de partida, retirar-se do meio dos opositores, deixar o seu lugar vago para que outro ocupe.

            Note que “[...] Jesus [...] afastou-se dali [...]”, Mt.12.15, do meio dos inimigos, dos incrédulos, daqueles que não lhe querem o bem, “[...] não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”, Sl.1.1.

            A influência de “[...] Jesus (foi de tal modo que) muitos o seguiram [...]”, Mt.12.15 para conhecer de perto o novo modo de tratar as pessoas que se opõe contra nós.

            Perceba o que fez “[...] Jesus [...] a todos (quantos) o seguem [...] ele cura”, Mt.12.15 não apenas das enfermidades físicas, mas principalmente da alma.

            Quando há oposição [...]

2 – Jesus adverte.

            A “advertência (de Jesus fala sobre acusação, repreensão, admoestação, reprovação, censurar severamente) [...]”, Mt.12.16 os seus discípulos a respeito da sua relação com Deus.

            Perceba a força da conjunção acumulativa “[...] porém (para indicar que a) advertência [...]”, Mt.12.16 de Jesus não fala sobre a punibilidade da nossa relação com Ele.

            A verdade é “[...] que (Jesus) não [...]”, Mt.12.16 permite algumas práticas em nossas vidas – envergonhar o seu nome, não ser testemunha, ser um crente falso, relaxado, sem compromisso com a obra de Deus.

            A “advertência (de Jesus é para) [...] que [...] não o exponha (torná-lo manifesto ao vexame, levar alguém a fazer algo contrário à moralidade, ao bem comum do outro) [...]”, Mt.12.16.

            É possível que eu e você não se importe com a má reputação, mas Jesus sim, ele não desejava “[...] expor-se à publicidade”, Mt.12.16, principalmente com os nossos atos vergonhosos.

            A oposição

3 – Se cumpre.

            Todo tipo de oposição que Jesus enfrentou foi “para se cumprir (através do Pai celeste) o que foi dito por intermédio do profeta Isaías (700 a.C.) [...]”, Mt.12.17.

            O “eis (foi a forma do evangelista registrar a palavra de uma das pessoas da Trindade, o Pai celeste, dirigida ao seu Filho Jesus) aqui (chamado de) o meu servo (escravo, assistente do Rei) [...]”, Mt.12.18.

            Este “[...] servo (Jesus foi o), que (o Pai) escolheu [...]”, Mt.12.18 com o propósito de vir a este mundo, sofrer as agruras da vida em nosso lugar.

            Jesus é chamado também de “[...] o [...] amado (estimado, favorito, merecedor do amor do) Pai [...]”, Mt.12.18 em favor do Seu povo escolhido.

            A declaração de amor do Pai em favor do seu Filho chega ao ponto máximo de Ele dizer que “[...] em Jesus a [...] alma (do) Pai se compraz (faz de boa vontade) [...]”, Mt.12.18.

            A dádiva maior é que Deus “[...] fez repousar sobre Jesus o seu Espírito (Santo) [...]”, Mt.12.18 a fim de que o Filho pudesse suportar as dores deste mundo.

            A finalidade maior oferecida a “[...] Jesus (é que Ele) anunciará juízo (oferecer o reino dos céus) aos gentios”, Mt.12.18 para serem salvos.

            Por ordem de Deus, Jesus “não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz”, Mt.12.19.

            Os não de Deus em relação ao ministério de Jesus.

            Deus deu a seu Filho a oportunidade de ter um espírito manso, respeito pela fragilidade humana, misericórdia e paciência para com a humanidade pecadora.

            O “não esmagará a cana quebrada [...]”, Mt.12.20 fala do reconhecimento de Jesus sobre a nossa fragilidade e que sempre Ele nos trata com gentileza.

            E o melhor, Jesus “[...] não apagará a torcida (eu e você) que fumega [...]”, Mt.12.20, o servo que está prestes a deixar de servir e buscar a Deus.

            Não haverá fim “[...] até que faça vencedor o juízo”, Mt.12.20, que estabeleça ou restabeleça o reino de Deus dentro dos nossos corações.

            A oposição [...]

Conclusão:      Proporciona bênçãos a mim e a você.

            Quando Jesus foi rejeitado, as bênçãos eternas nos alcançaram.

            E, (é por este motivo que) no [...] nome (de) Jesus, (eu e você podemos) esperar [...]”, Mt.12.21 a benção da salvação.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário