sábado, 23 de setembro de 2017

Mt.8.28-34 - O PODER DE JESUS.

O PODER DE JESUS

Mt.8.28-34

 

Introd.:           O evangelho de Lucas declara que “sobrevêm, porém, um mais valente (Jesus) do que ele (Satanás), vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos”, Lc.11.22.                  

            Jesus tem “[...] o governo [...] sobre os seus ombros [...] (Ele é o nosso) Deus Forte [...]”, Is.9.6.

Nar.:    Este texto nos apresenta a expressão do amor libertador de Jesus sobre as nossas almas.

Propos.:           Jesus é sobre tudo e todos.               

Trans.:             O poder de Jesus [...]

1 – Incomoda.

            Jesus sai de Cafarnaum, região mais pobre e inculta de Israel, atravessa o Mar da Galileia em direção “[...] à terra dos gadarenos [...]”, Mt.8.28; gentios; rejeitados pelos Judeus.

            Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho”, Mt.8.28.

            Precisamos saber que por onde “Jesus tiver [...] chegado [...]”, Mt.8.28 Ele será abordado por homens como eu e você, cheios de lutas, dificuldades.

            Não importa, até mesmo “[...] à outra margem (dos nossos problemas, angústias, desilusões) [...] Jesus [...]”, Mt.8.28 chegando, tudo pode mudar.

            É nesse momento que podemos “[...] vir ao encontro (de) Jesus [...]”, Mt.8.28 a fim de sermos incomodados espiritualmente para o nosso bem.

            Assim como esses “[...] dois endemoninhados (seres espirituais encarnados invadem corpos de homens sem Cristo, muitos em nossos dias andam carregados de forças demoníacas) [...]”, Mt.8.28.

            Ainda hoje é comum “[...] saírem dentre os sepulcros (lugar dos mortos fisicamente, os) endemoninhados [...]”, Mt.8.28 onde fazem todo tipo de oferenda e pacto com o Diabo.

            [...] A [...] fúria (desses maus espíritos é) a tal ponto [...]”, Mt.8.28 de prejudicar não somente a eles mesmos, mas também aos que estão ao seu redor – amigos, parentes, inimigos.

            São aquelas pessoas chatas, briguentas, odiosas, perturbadas “[...] que ninguém pode passar por aquele caminho”, Mt.8.28 dominado por elas.

            Então, devido essas pessoas estarem dominadas pela raiva, rancor, antipatia e muitas pelo Diabo, “e eis que (elas) gritam [...]”, Mt.8.29 para intimidar e menosprezar o próximo.

            No texto esses endemoninhados ficam incomodados com a presença de Jesus.

            A afirmativa dos homens maus é: “[...] Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! [...]”, Mt.8.29; não perturbe, saia do nosso meio, não incomoda.

            Quando os endemoninhados perguntam: “[...] Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?”, Mt.8.29 eles estavam temerosos de que fosse o Dia final.

            É possível que muitos homens continuem incomodados com a presença ou a mensagem de Jesus – seja fiel a Jesus.

            O poder de Jesus [...]

2 – É permissivo.

            A conjunção aditiva “ora [...]”, Mt.8.30 mostra que Jesus tem algo a ensinar sobre a sua permissividade neste mundo.

            O próprio Deus preparou de forma permissiva, para que “[...] andasse pastando, não longe deles, uma grande manada de porcos”, Mt.8.30.

            Então [...]”, Mt.8.31, fique sabendo que todos as coisas ou são permissivas ou soberana de Deus sobre nós.

            Jesus permitiu que “[...] os demônios lhe rogassem (pedir com insistência) [...]”, Mt.8.31 em favor da vida medíocre que eles levavam.

            Assim é todo aquele que pede a Deus, inconsequentemente, algo em favor, mesmo que seja para prejudicar a vida.

            [...] Os demônios [...]”, Mt.8.31 agiram dessa forma – pode acontecer o pior; não importa.

            É por este motivo que “[...] os demônios (pediram) [...] se nos expeles (expulsar, banir, desde que não seja para o inferno) [...]”, Mt.8.31.

            [...] Os demônios (desejam mais uma chance; serem) mandados (com a permissão de Jesus) para a manada de porcos”, Mt.8.31.

            Nem demônios, nem Satanás faz o que quer. É preciso autorização de Jesus.

            A conjunção conclusiva “pois [...]”, Mt.8.32 mostra a ação imediata de Jesus sobre o desejo dos demônios.

            Sob a ação permissiva, “[...] Jesus ordenou (:) ide [...]”, Mt.8.32; vá em frente com o seu propósito, busque o que você deseja, embora sendo para o mal ou a decisão própria pela destruição.

            Note aqui que a conjunção aditiva “[...] e [...]”, Mt.8.32 aponta para a imediata conclusão do início do precipício; “[...] eles, saindo, passaram (se apossaram, encarnaram) para os porcos [...]”, Mt.8.32.

            Logo a seguir Jesus permite e mostra o meio resultado da escolha realizada, quando “[...] toda a manada (de porcos) se precipitou, despenhadeiro abaixo [...]”, Mt.8.32.

            A permissividade de Jesus está também sobre toda a natureza criada e os porcos foram “[...] para dentro do mar, e nas águas pereceram”, Mt.8.32.

            Existem muitas situações em nossas vidas que acontecem devido a permissão de Deus.

            O poder de Jesus [...]

Conclusão:      É rejeitado por muitos.

            Algumas situações que demonstram a rejeição a Cristo.

            1 – “Fugiram os porqueiros [...]”, Mt.8.33 da presença de Jesus – fugimos dos cultos, da leitura bíblica, da oração e da comunhão;

            2 – “[...] Chegaram à cidade [...]”, Mt.8.33 com o intuito de se afastarem de Cristo – frequentamos festas, passeamos, divertimos em detrimento/perda dos cultos;

            3 –       [...] Contaram todas estas coisas e o que acontecera aos endemoninhados”, Mt.8.33 sem mencionar o nome de Jesus – conversamos sobre política, futebol, família e deixamos Cristo de lado.

            O resultado é trágico.

            A princípio, “então, a cidade toda saiu para encontrar-se com Jesus [...]”, Mt.8.34.

            Ao ler parte do versículo, dá a impressão de que todos os homens sentem prazer em buscar Cristo Jesus; engano.

            A derrota total ou rejeição se dá quando os homens “[...] vendo (a) Jesus, lhe roga que se retire da terra deles”, Mt.8.34.

            Ou seja, rejeitaram o poder de Jesus descaradamente.

            Jesus é poderoso em todas as coisas. Seja um seguidor fiel!

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário