quinta-feira, 21 de setembro de 2017

CONTÁGIO.

CONTÁGIO

            Conforme o dicionário de português, “contágio vem do latim ‘contagium’, contato”. É a transmissão de uma doença de um indivíduo a outro, de modo direto, indireto ou por intermédio de um vetor (o que transporta). Pode ser também a transmissão de maus hábitos e vícios”.

            É interessante notar que o contágio não está restrito apenas a doenças infecciosas mas, como diz o dicionário, podem ser vícios ou maus hábitos. Pode ser também um simples pegar no sono.

            Veja bem como Deus usou de sabedoria na criação dos seres humanos. A Bíblia não diz a respeito, mas não é à toa o que foi registrado no livro de Eclesiastes.

            Ali Deus ordenou que se escrevesse: “Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”, (Ec 4.11). A sabedoria de Deus em colocar dois juntos, em especial o homem e sua mulher, um ajudará o outro a dormir mais rápido e aquecido.

            De igual modo nos carros, quando em viagem, se um dos passageiros dorme o outro é contagiado pelo sono, a menos que um deles tenha descansado o necessário para fazer companhia ou substituir o motorista ao volante.

            Pode ainda ser que os passageiros estejam amedrontados por causa de acidentes, por esforço próprio ou a pedido do motorista; não dormem, aí é um contagiando o outro a não dormir.

            Na vida espiritual, se não tomar cuidado, pode acontecer o contágio. Essa contaminação acontece por culpa própria ou por influência de terceiros. Tanto um quanto o outro são culpados.

            É maravilhoso saber que essa culpa fica impregnada na mente e no coração do condenado para sempre. Foi o que aconteceu com os irmãos de José do Egito.

            Aqueles onze irmãos “então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso, nos vem esta ansiedade” (Gn 42.21).

            Um contágio comum é aquele em que uma pessoa diz algo de errado e outros o acompanham sem nem mesmo saber o porquê. É o caso do apóstolo Pedro quando disse a Jesus: “[...] Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei [...]” (Mt 26.35).

            A princípio, pode-se dizer graças a Deus por esta bela atitude e fé que Pedro teve diante de Jesus “[...] que [...] morreria (por e com) Jesus [...]” (Mt 26.35), mas por outro lado, percebe-se que muitas pessoas fazem e gostam de imitar tudo quanto é errado; por isto, Pedro não ficou sozinho nessa má decisão.

            O texto fala que “[...] todos os discípulos disseram o mesmo” (Mt 26.35), ou seja, os demais que estavam por perto foram contagiados por aquela atitude impensada. Que pena! Os discípulos foram contagiados negativamente.

            O meio-irmão de Jesus, Tiago, declara que “[...] a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros do [...] corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (Tg 3.6). É preciso aprender a usar a língua para bendizer, louvar, agradecer, exaltar, e glorificar o nome do Senhor Jesus.

            Ao invés de contagiar os outros para o mal, contagie para o bem, pois somente assim todos serão “[...] imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5.1).

            Faça uma análise e pense no quanto você tem falado no sentido de defraudar, contagiar negativamente o próximo. Analise as suas palavras e perceba as coisas sem importância, sem valor e que muitas vezes ferem o sentimento do próximo pois, como fala Jesus: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem” (Mt 15.18).

            É imprescindível que a contaminação não seja prejudicial aos outros e até mesmo para os inimigos. Então, busque “[...] crescer na graça e no conhecimento do [...] Senhor e Salvador Jesus Cristo [...]” (2Pe 3.18).  

            Você está sendo contagiado ou contagiando? Esse contágio é para o bem ou para o mal? Sendo um contágio para o mal, ainda existe esperança de mudança para você contagiar para o bem.

            Faça e verá que você obterá a vitória em Cristo Jesus.
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário