sábado, 2 de setembro de 2017

Mt.8.1-4 - JESUS.

JESUS

Mt.8.1-4


 

Introd.: [...] Jesus [...] (é o único que pode) salvar o seu povo dos pecados deles”, Mt.1.21.          

                Jesus “[...] é como quem serve”, Lc.22.27.     [...] Jesus é o pão da vida”, Jo.6.48, “[...] a luz do mundo [...]”, Jo.8.12, “[...] a porta [...]”, Jo.10.9, “[...] o bom pastor [...]”, Jo.10.14, “[...] a ressurreição e a vida [...]”, Jo.11.25, “[...] o caminho, e a verdade, e a vida [...]”, Jo.14.6, “[...] a videira [...]”, Jo.15.5.

                [...] Jesus é o Alfa e Ômega [...]”, Ap.1.8, “[...] o primeiro e o último”, Ap.1.17, “[...] a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã”, Ap.22.16.

                Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”, Hb.13.8.      

Nar.:      O texto apresenta o início dos milagres extraordinários de Jesus.

                Jesus cura, expulsa demônios, anda por sobre o mar.

Propos.:              Em Jesus você pode confiar.

Trans.:                  Somente Jesus deve [...]

1 – Ser seguido.

                A conjunção aditiva “ora [...]”, Mt.8.1 remete para  Mt.7.29 quando fala que “[...] Jesus [...] ensinava (sobre o Reino dos céus) como quem tem autoridade [...]”, Mt.7.29.

                Como vimos na introdução, o nome “[...] Jesus [...]”, Mt.8.1 é tudo para os filhos de Deus.

                Jesus é aquele a quem podemos confiar a nossa vida.

                Jesus deve ser seguido de perto em nossas tribulações.

                [...] Jesus desce [...]”, Mt.8.1 ao mais baixo nível, a Sua humilhação para se fazer um de nós.

                [...] Jesus desce do monte [...]”, Mt.8.1 assim como veio do céu a fim de convidar o homem a segui-Lo com fé.

                Ao “[...] descer [...] Jesus (se encontra com) grandes multidões [...]”, Mt.8.1 sedentas da Palavra de Deus, do conforto do Mestre, da companhia do verdadeiro amigo.

                Assim como aquelas “[...] multidões [...] (eu e você devemos e precisamos) seguir (a) Jesus com todo o nosso coração)”, Mt.8.1.

                Todo aquele que se propõe “[...] seguir (a) Jesus [...]”, Mt.8.1 o faz com desejo de [...].

2 – Adoração.

                Outra conjunção aditiva “e [...]”, Mt.8.2, mostra que um dentre a multidão se dispôs a “[...] adorar [...] Jesus (ajoelhar-se, prostrar-se, prestar homenagem ou reverência, seja para expressar respeito ou para suplicar ao seu) [...] Senhor (Mestre) [...]”, Mt.8.2.

                [...] Eis que [...]”, Mt.8.2 a pessoa que decide seguir e adorar Jesus não é um magnata, um dentre os fariseus, saduceus ou escribas.

                Aquele que deseja “[...] adorar (é) um leproso (insensível a dor, corpo cheio de escamas, áspero, infectado de moléstia cutânea muito desagradável, irritante e perigosa. Seu vírus, que geralmente impregna o corpo inteiro, é comum no Egito e no Oriente) [...]”, Mt.8.2.

                O “[...] leproso (era reputado como um imundo, tipificava o pecado, o qual necessitava do amor misericordioso do) [...] Senhor (Jesus) [...]”, Mt.8.2.    

                Dentre aquela multidão e cada um de nós, foram os escolhidos por Deus, que “[...] tendo-se aproximado, adora Jesus [...]”, Mt.8.2.

                Note bem que após a “[...] adoração (podemos começar), dizendo (ao nosso) [...] Senhor Jesus (sobre as nossas petições, reclamações, agradecimentos em forma de oração) [...]”, Mt.8.2.

                Você pode pedir qualquer coisa que desejar, no caso do “[...] leproso [...] (ele implorou para que) se Jesus quiser, pode (reconhece a capacidade, o poder, a habilidade, apto para fazer qualquer coisa a seu favor, competente, forte e poderoso) [...]”, Mt.8.2.

                O desejo do “[...] leproso [...] (era a) purificação (tornar-se limpo no sentido físico da mancha, a falta de convívio social. É possível que o nosso seja moral, pecaminoso ou mesmo físico. Não importa) adore (a) Jesus (e apresente a Ele a sua petição) [...]”, Mt.8.2.

                Quando “[...] adoramos [...]”, Mt.8.2 e apresentamos a nossa petição [...]

3 – Jesus pode responder.

                Saiba que “[...] Jesus [...]”, Mt.8.3 pode responder; Ele não é obrigado.

                É possível que em momentos de crises, enfermidades em nossas vidas temos experimentado diversas respostas de Jesus.

                A conjunção aditiva “e (aponta para) Jesus [...]”, Mt.8.3, o autor da resposta às nossas petições.

                Em casos específicos que enfrentamos, “[...] Jesus [...] (pode) estender a mão [...]”, Mt.8.3 para abençoar a nossa vida.

                [...] Jesus [...] (pode) tocar [...]”, Mt.8.3 em nossa ferida, em nossos bens, nossos relacionamentos, mas Ele nunca é obrigado.

                [...] Jesus [...]”, Mt.8.3 faz o melhor ou pode deixar de fazer, devido a sua misericórdia.

                [...] Jesus [...] (pode) dizer [...]”, Mt.8.3 uma das três palavras: “Sim, Não, Espere”.

                Para alguns “[...] Jesus [...] (pode) dizer: Quero [...]”, Mt.8.3 e seremos curados, restaurados, alimentados.

     [...] Jesus [...] (pode) dizer (para você): [...] fica limpo! [...]”, Mt.8.3 das suas dores e desesperos da vida.

                Para muitos de nós, é possível que a resposta de “[...] Jesus [...] (seja de que) imediatamente nós ficamos limpos da nossa lepra (enfermidade ou pecado)”, Mt.8.3.

                Lembre-se: “[...] Jesus [...]”, Mt.8.3 não é obrigado a responder todas as nossas orações; Ele pode responder quando, como e com quem Ele quiser.

                O servo de Jesus, independentemente da resposta recebida, pode [...]

Conclusão:         Testemunhar.

                A verdade, para este leproso, especificamente, “[...] Jesus [...] então [...] lhe disse [...] [...]”, Mt.8.4 algo que pode incomodar muitos de nós que deseja ser testemunha.

                [...] Jesus (insiste ainda com cada um de nós): Olhe (bem para mim – Bíblia) [...]”, Mt.8.4.

                Procure saber o que a Bíblia fala a respeito do testemunho.

                A ordem é “[...] não o digas a ninguém [...]”, Mt.8.4.

                É melhor ficar calado e mostrar em ação/testemunho o que Deus tem feito em nosso favor.

                O melhor meio para testemunhar:

                1 – “[...] Vai mostrar-te ao sacerdote (o próprio Jesus – BOI) [...]”, Mt.8.4. 

                2 – “[...] Faça a oferta que Moisés ordenou (Comunhão, dízimos, ofertas, serviço) [...]”, Mt.8.4. 

                A finalidade de servir, adorar, pedir e esperar a resposta de Jesus é “[...] para servir de testemunho ao povo (parente, amigos e inimigos)”, Mt.8.4.

                Deus abençoe a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário