quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Mt.8.14-17 - A COMPAIXÃO DE JESUS.

A COMPAIXÃO DE JESUS
Mt.8.14-17

Introd.:           O salmista declara que “[...] o SENHOR é compassivo (piedade, dó) e justo [...] o nosso Deus é misericordioso”, Sl.116.5.
            Jesus tem sido compassivo com cada um de nós.
Nar.:    Jesus em qualquer momento pode restaurar a saúde de qualquer um de nós.
            Mas é preciso lembrar que eliminar completamente as enfermidades físicas só ocorrerá na ressurreição.
Propos.:           Creia, Jesus continua sendo compassivo de todos nós.
Trans.:             A compaixão de Jesus mostra que Ele [...]
1 – Conhece os nossos problemas.
            Jesus acabara de realizar mais um milagre e o verbo “ter [...]”, Mt.8.14 aponta para disponibilidade do Mestre Jesus em conhecer e resolver os nossos problemas.
            A certeza que temos é que onde “[...] Jesus chega (dentro do coração, do lar, acontece mudanças) [...]”, Mt.8.14.
            Naquele dia “[...] Jesus chegou à casa de Pedro (colérico – iracundo, impaciente, intolerante, enérgico que pode ser algum de nós com esse tipo de temperamento) [...]”, Mt.8.14.
            Ali, naquele momento, “[...] Jesus [...] viu (olhou com compaixão, dó, misericórdia) [...]”, Mt.8.14 para alguém que necessitava de ajuda, cura, renovação.
            A contemplada naquele dia foi “[...] a sogra (de) Pedro acamada [...]”, Mt.8.14 precisando de cuidado, alívio, força, e orientação para a vida espiritual.
            Assim estamos nós, necessitados dos cuidados de Jesus.
            “[...] Jesus (sabia que aquela mulher estava) ardendo em febre”, Mt.8.14 devido alguma infecção.
            Desta forma Jesus nos conhece muito bem.
            Ele sabe dos nossos sofrimentos, angústias, aflições e cada uma das nossas enfermidades.
            Jesus é compassivo com todos nós a ponto de [...]
2 – Decidir curar.
            A conjunção aditiva “mas (fala sobre a preocupação de) Jesus [...]”, Mt.8.15 em favor dos seus.
            A ação de “[...] Jesus (foi de) toma-la pela mão [...]”, Mt.8.15 a fim de dar-lhe sustento, apoio, segurança.
            O poder de Jesus com a sua compaixão e decisão de curar é tamanho que “[...] a febre a deixou [...]”, Mt.8.15.
            É possível que tenhamos experiências de enfermidade mandadas embora após as nossas orações.
            O resultado após receber a bênção da não pode ser outra; a servidão.
            Essa mulher sem nome, a “[...] sogra (de) Pedro [...] se levantou [...]”, Mt.8.15 disposta, recuperada, aliviada da dor por causa da compaixão do Mestre Jesus.
            A mulher “[...] passou a servir (a) Jesus”, Mt.8.15.
            “[...] Servir (vem do grego diakoneo. Ser servo, atendente, doméstico, ministro, oficial, aliviar as necessidades de alguém, prover, cuidar, distribuir as coisas necessárias para sustentar a vida, cuidar do pobre e doente, suprir alguma necessidade)”, Mt.8.15.
            Pastor, presbítero, diácono, músico, solista, professor, membro em geral tem que “[...] servir (a) Jesus (de todo coração)”, Mt.8.15.
            A compaixão de Jesus [...]
3 – Atende a todos.
            Não existe homem neste mundo que não tenha sido atendido por Jesus.
            “Chegada a tarde, (na casa de Pedro) [...]”, Mt.8.16 a notícia já havia se espalhado em toda Cafarnaum sobre mais uma compaixão de Jesus em favor do homem.
            É por este motivo que “[...] trouxeram (a) Jesus muitos endemoninhados (sob o poder de demônios, possessos de espíritos malignos, destruidores de corpo e alma dos homens) [...]”, Mt.8.16.
            Mas “[...] Jesus (não se intimidou com o poder satânico) [...] ele meramente com a palavra (de poder eliminou a força diabólica) [...]”, Mt.8.16.
            “[...] Jesus expeliu (mandou embora do coração e continua expulsando) os espíritos (maus. Logo, não precisamos ficar amedrontados) [...]”, Mt.8.16.
            Com o mesmo poder e compaixão, “[...] Jesus [...] curou todos os que estavam doentes (e ainda hoje Jesus pode atender eu e você. Creia!)”, Mt.8.16.
            A compaixão de Jesus [...]
Conclusão:      Fora predita.
            Tudo quando aconteceu com Jesus foi profetizado sobre o Seu sofrimento, morte e ressurreição.
            Também, “para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías (700 a.C. para sermos agraciados com a compaixão de Jesus em nosso favor) [...]”, Mt.8.17.
            Quando Isaías fala que “[...] Jesus mesmo tomou as nossas enfermidades (fala em parte sobre a enfermidade física quando somos restaurados, mas a ideia central é que Jesus cura a nossa alma completamente) [...]”, Mt.8.17.
            Dizer que as nossas enfermidades serão totalmente eliminadas neste mundo e nenhum de nós ficará mais enfermo, é forçar a doutrina bíblica.
            A verdade é que “[...] Jesus (pode) carregar com as nossas doenças”, Mt.8.17 após a nossa partida deste mundo ou após o arrebatamento.
            Jesus é compassivo, mesmo existindo enfermidades.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário