quarta-feira, 25 de maio de 2016

CUMPRIR A LEI, Mt.5.17-20.


CUMPRIR A LEI

Mt.5.17-20



Introd.:           Ninguém neste mundo consegue cumprir a lei à risca.

            Existem algumas seitas que reclamam que, se não cumprirem a lei, não terão a recompensa eterna.

Nar.:    Jesus insiste que ele não está, de modo nenhum, contradizendo a lei mosaica.

            Jesus se opõe ao tipo legalista de religião que são construídos sobre a lei.

            Jesus considera o Antigo Testamento como tendo validade permanente como Palavra de Deus.

            Jesus considera o seu próprio ensino como igualmente válido.

            O texto nos fala que as exigências de Deus são muito mais amplas e rigorosas do que parecem sugerir as interpretações dos escribas.

            Jesus Cristo tem total autoridade para suplementar a lei, tirar as suas próprias conclusões.

Propos.:           Não é fácil cumprir a lei.

Trans.:             Apenas um, [...]

1 – Jesus, foi capaz de cumprir a lei.

            A missão determinada por Deus a Jesus foi “[...] vir (a este mundo) para cumprir a Lei (severa que punia o transgressor – Jesus leu – “não matarás [...] não adulterarás [...] não jurarás falso [...] não resistais o perverso [...] amarás o teu próximo [...] amai os vossos inimigos [...] (se) deres esmolas não toques trombeta [...] fechada a porta, orarás a teu Pai [...] jejuando, não mostreis contristados [...]”) Jesus veio e cumpriu (nós não conseguimos)”, Mt.5.17, 21, 27, 33, 39, 44; 6.3, 6, 16.

            O “[...] vir (de Jesus a este mundo fala sobre as palavras dos) [...] Profetas (recado de Deus para o seu povo cumprir – idolatria, feitiçaria, arrepender-se) Jesus veio e cumpriu (nós não conseguimos)”, Mt.5.17.

            Jesus foi capaz porque “[...] Ele [...] nasceu sob [...] (debaixo da) lei”, Gl.4.4.

            Jesus foi o único que “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”, Fp.2.8.

            [...] Cumpriu a Lei (severa que pune) [...]”, Mt.5.17 “[...] se purificando com sangue [...] (pois) sem derramamento de sangue não há remissão”, Hb.9.22.

            Então, “não (devemos) pensar que Jesus veio revogar (destruir, demolir) a Lei ou os Profetas [...] Jesus veio (nos mostrar que podemos cumprir obedecendo a Ele com inteireza de coração) [...]”, Mt.5.17.

            O que nos resta?          

2 – Não menosprezar as exigências menores.

            É preciso entender sobre a “[...] verdade dita (a todos nós pelos lábios de Jesus de que) [...] Lei (de Deus é uma eterna obrigação para o seu povo) [...]”, Mt.5.18.

            A “[...] verdade [...] (será cumprida) até que o céu e a terra passem (quando serão totalmente destruídos – daí em diante só haverá o Lar eterno) [...]”, Mt.5.18.

            Ao falar sobre “[...] nem um i (a menor letra do alfabeto hebraico e cuja inserção no texto muitas vezes não faz diferença) ou um til (embora pequena na forma, altera grandemente o sentido) jamais passará da Lei (então, a lei apresentada por Jesus tem que ser cumprida por nós) [...]”, Mt.5.18.

            Jesus nos fala que até mesmo nas pequeninas mudanças pode ocorrer graves erros espirituais em nossas vidas.

            Então, a Bíblia não pode ser desprezada, deixada de lado sem ser consultada, analisada, pesquisada para o nosso deleite.

            [...] Até que tudo se cumpra”, Mt.5.18 nos fala da necessidade de observância completa da lei sob as ordens de Jesus a fim de que eu e você viva para a eternidade.

            A não observação, ou, “aquele, pois, que violar um destes mandamentos (escritos tanto no Velho como no Novo Testamento, terá prejuízo eterno) [...]”, Mt.5.19.

            É preciso saber que não importa o tamanho do mandamento; Jesus fala que, “[...] posto que dos menores (amor, juramento, justiça), e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo (galardão) no reino dos céus [...]”, Mt.5.19.

            Por outro lado, “[...] aquele, porém, que os observar (Moisés) e ensinar (profetas), esse será considerado grande (galardão) no reino dos céus”, Mt.5.19.

            Você está disposto a não menosprezar as exigências menores?

            Cada um de nós deve colocar em prática o dever de [...]

3 – Ser justo e reto.

            Os defensores da lei, os escribas e fariseus eram perfeccionistas.

            Justiça e retidão não eram achadas em suas vidas.

            E quanto a nós, a justiça e retidão excede a dos escribas e fariseus?

            A palavra final fica com Jesus “porque (Ele tem autoridade para) nos dizer (a verdade, por isso, quando você ouvir alguma mensagem nos cultos, ED, estudos, verifique na Palavra de Deus a autenticidade comparando Bíblia com Bíblia) [...]”, Mt.5.20.

            O pedido de Jesus é simples, mas ao mesmo tempo condicionado a viver com Ele a fim de sermos orientados para viver, não “[...] a nossa justiça (mas a justiça aceitável para com Deus – lei moral – 10 mandamentos – os 4 primeiros falam do dever para com Deus e os 6 últimos falam dos deveres para com o homem) [...]”, Mt.5.20.

            É preciso que essa “[...] nossa justiça [...] exceda em muito a dos escribas e fariseus (hipócritas que diziam sem palavras: Faça o que mando e não faça o que faço) [...]”, Mt.5.20.

            Cumpra a lei, caso contrário [...]

Conclusão:      Você “[...] jamais entrará no reino dos céus”, Mt.5.20.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário