quarta-feira, 11 de maio de 2016

AS TENTAÇÕES DE CADA DIA, Mt.4.1-11.


AS TENTAÇÕES DE CADA DIA

Mt.4.1-11




Introd.:           Tentação não é pecado.

            A verdade é que “ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta”, Tg.1.13.

            Precisamos saber que “[...] cada um é tentado pela sua própria cobiça (desejo ardente), quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”, Tg.1.14, 15.

Nar.:    Assim como “[...] Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”, Mt.4.1, muitas vezes Deus permite que sejamos tentados.

            Para resistir as tentações se faz necessário que eu e você comece a “[...] jejuar [...]”, Mt.4.2.

Propos.:           Não se entregue às tentações.           

Trans.:             Muitos são tentados a buscar [...]

1 – Satisfação nas necessidades imediatas.

            Deus é mais importante que o pão diário.

            O pão não serve para todas as necessidades.

            Sem a bênção do Senhor, a fartura material de nada adianta.

            É preciso lembrar que Adão foi tentado com um elemento físico – o fruto do conhecimento do bem e do mal.

            O povo de Israel no deserto caiu em tentação por causa do alimento – carne.

            O pão por mais útil que seja não mata a nossa fome espiritual.

            Todo cuidado é pouco, pois “[...] o tentador (Diabo, Satanás) [...] se aproxima [...] (de mansinho para) dizer [...]”, Mt.4.3 aos nossos ouvidos aquilo que desejamos ouvir de que devemos dar prioridade à nossa alimentação.

            Essa foi a tentativa do “[...] tentador [...] (ao) dizer (à Jesus): Se és Filho de Deus [...]”, Mt.4.3 para provar que de fato é o Deus encarnado, enviado para salvar o mundo ou que eu e você somos servos de Jesus Cristo.

            O “[...] tentador [...] (desejava que) Jesus mandasse que [...] (as) pedras se transformem em pães”, Mt.4.3, algum milagre de cura, prosperidade para provar que a minha fé tem valor.

            As tentações de cada dia falam sobre [...]

2 – Buscar prestígio.

            [...] O diabo (assim como fez com) Jesus (tem) levado à Cidade Santa (homens para templos suntuosos a fim de se exaltarem e se sentirem donos não apenas do templo, mas também das pessoas que ali frequentam) [...]”, Mt.4.5.

            Esses homens são “[...] colocados sobre o pináculo (lugar de destaque) do templo (sobre a vida de todos os membros com o desejo de dominá-los)”, Mt.4.5.

            A busca de prestígio pode ainda ser para eu e você provar “[...] se (somos) Filhos de Deus (tal como aconteceu com Jesus) [...]”, Mt.4.6.

            Quando o Diabo “[...] disse [...] (que, para provar a) Filiação (Jesus devia) se atirar abaixo (somos tentados a fazer algo duvidoso, desonesto, pecaminoso e imoral contra Deus para sermos aprovados pelos falsos amigos e pelo Diabo em nossas ações) [...]”, Mt.4.6.

            Com o desejo de buscar prestígio, Satanás pode tentar mostrando três mentiras:

            1 – A desculpa de Satanás e de muitos supostos amigos é “[...] porque está escrito (dizem eles, de que a Bíblia aprova tais pecados – mentira, roubo, bebida, sexo fora do casamento, novo casamento) [...]”, Mt.4.6.

            2 – Outra grande mentira é que Deus “[...] ordenará aos seus anjos a nosso respeito que nos guardem (aquela velha desculpa: Deus não se importa, Ele não vai nos punir, estamos protegidos) [...]”, Mt.4.6.

            3 – “[...] E [...] (talvez, uma das maiores mentiras pregadas pelo Diabo é de que os) anjos te susterão (levantar, segurar) nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra”, Mt.4.6.

            O que o inimigo das nossas almas está querendo dizer é que podemos nos enfiar em qualquer enrascada que Deus nos livrará.

            Não acredite nessas mentiras.

            As tentações de cada dia nos fala sobre o desejo de [...]

3 – Ambicionar o poder e as riquezas.

            O desejo de muitos homens é ganhar poder e riqueza – políticos brasileiros.

            Não é à toa que “o diabo levou Jesus ainda a um monte muito alto (poder, dignidade, honra, ser visto por todos é o que mais agrada ao homem) [...]”, Mt.4.8.

            Quando são “[...] mostrados (aos homens gananciosos) [...] todos os reinos do mundo e a glória deles (enche-lhes o coração de ganância e desejo maligno)”, Mt.4.8.

            O final da tentação para estes é que o diabo “[...] lhes [...] dará tudo isso [...] (mas tem um preço;) se, prostrado [...] adorar (o diabo, ficará eternamente preso ao pecado)”, Mt.4.9 – Dep. Eduardo Cunha.

            Não queira esse final infeliz para você.

            Em todas as tentações devemos [...]

4 – Usar a arma mais poderosa.

            Jesus, (entre doze e trinta anos, deve ter se dedicado à Leitura da Palavra de Deus) [...]”, Mt.4.4.

            É por este motivo que “Ele [...] respondeu: Está escrito (com total autoridade e fiel conhecedor das Escrituras) [...]”, Mt.4.4.

            Por saber que o diabo estava mentindo a respeito das coisas necessárias para a vida, “Jesus (declara): [...] Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (para nos levar ao caminho que conduz ao céu)”, Mt.4.4.

            É preciso conhecer a Palavra de Deus e sempre “responder [...] (quando enfrentarmos a tentação de que) também está escrito: Não tentarás o Senhor, nosso Deus”, Mt.4.7.

            Vencidas as tentações, podemos dizer como “[...] Jesus [...] ordenou (ao) diabo: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto”, Mt.4.10.

            É imprescindível conhecer a Palavra de Deus.

            Faça isso e viverás!

            Tentações vencidas [...]

Conclusão:      O diabo nos deixará.

            Com esta (atitude de se colocar na dependência de Deus), o diabo (nos) deixará (por minutos horas, dias, meses ou anos, mas ele volta a atacar) [...]”, Mt.4.11.

            Após uma pequena parte da vitória espiritual, “[...] eis que virá anjos e (nos) [...] servirá (a fim de herdarmos a bênção da salvação)”, Mt.4.11.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário