sábado, 7 de março de 2015

URGENTE, 2Tm.4.1-5.

URGENTE
2Tm.4.1-5


Introd.:           Em casa, no trabalho, na escola, nas ruas se vê pessoas andando com urgência por causa de suas obrigações.
            As empresas pedem mais rapidez.
            Os Correios aderiram há muito tempo com a invenção do Sedex.
Nar.:   A pregação do evangelho não pode andar a passos curtos.
            A urgência na pregação é por três motivos: 1 – É ordem divina; 2 – não sabemos quando você será tomado; e 3 – Cristo está às portas.
Propos.:          É como disse Jesus: “[...] Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, Mc.16.15.
Trans.:           Urgente [...]
1 – Jesus virá julgar.
            Você está preparado para o julgamento?
            O apelo é urgente porque está alicerçado sobre o juízo final.
            Visto ser importante a pregação da Palavra, Paulo exorta Timóteo “conjurando (ou implorando) [...]”, 2Tm.4.1 pela urgência da pregação do evangelho.
            A urgência não é um jugo, mas um encargo assumido “[...] perante Deus [...]”, 2Tm.4.1 que é a nossa testemunha.
            Urgência na pregação não é vontade humana, é uma necessidade imposta por Deus que trata do nosso relacionamento com Ele.
            É urgente a pregação porque defendemos a honra e a doutrina de “[...] Cristo Jesus [...]”, 2Tm.4.1 diante dos hereges (contrário à verdade).
            Urgente! “[...] Cristo Jesus (haverá de voltar na capacidade de juiz) [...]”, 2Tm.4.1.
            A urgência de Sua volta é para “[...] julgar vivos (crentes e descrentes) e mortos (espiritualmente, fisicamente e eternamente) [...]”, 2Tm.4.1.
            Julgará o crente segundo as suas obras, o ímpio de acordo com o seu pecado.
            O julgamento é condicionado à segunda vinda e não à morte física.
            A pregação é urgente por causa da “[...] manifestação (de) Cristo Jesus [...]”, 2Tm.4.1.
            Urgente é o desejo do crente se encontrar nos ares com o Rei Jesus.
            É urgente o desejo de o homem querer entrar no “[...] reino (de) Deus” 2Tm.4.1.
            O julgamento de Cristo inaugurará o trono de Jesus e os fiéis serão reunidos no reino celeste.
            Esforça-te por ser um excelente representante de Cristo.
            Urgente [...]
2 – Prega a Palavra.
            O “pregar a palavra [...]”, 2Tm.4.2 é anunciar publicamente, proclamar em voz alta.
            “Pregar a palavra [...]”, 2Tm.4.2 é apenas o evangelho, as Boas-novas, a mensagem central que fala sobre Cristo.
            Urgente! “Insista (permaneça perto, se por diante preparado para anunciar Cristo) [...]”, 2Tm.4.2.
            “[...] Quer seja oportuno, quer não [...]”, 2Tm.4.2.
            Tem oportunidade? Pregue o evangelho. É partidário ou não do evangelho? Anuncie as boas-novas.
            Entre inimigos? “prega a palavra [...]”, 2Tm.4.2.
            É alvo de aprovação ou zombaria? Seja urgente em anunciar Cristo Jesus.
            Seja urgente para “[...] corrigir (expor, desnudar, refutar, reprimir qualquer desvio) [...]”, 2Tm.4.2.
            A pregação da Palavra nem sempre agrada o ouvinte.
            Não deixe de “[...] repreender (mostrando as falhas, quando permitido, pecados e advertir com seriedade) [...]”, 2Tm.4.2.
            A “[...] exortação (deve ser no sentido de consolar, apelar em favor das ações corretas com o fim de abandonar o mal) [...]”, 2Tm.4.2.
            O modo de pregar a Palavra deve ser “[...] com toda a longanimidade (paciência e tolerância para com aqueles que são repreendidos) [...]”, 2Tm.4.2.
            Os homens não serão conquistados com reprimendas azedas.
            Urgente! “Prega a palavra [...] com toda [...] doutrina (ensino, instrução a fim de o evangelizado ser fortalecido)”, 2Tm.4.2.
            Urgente [...]
3 – Antes de recusarem a verdade.
            Todos nós sabemos que muitos “[...] se recusam (à verdade, desviam o rosto, dão meia volta) [...]”, 2Tm.4.4.  
            Não podemos brincar de ser crente.
            Urgente! Os homens estão desviando os “[...] ouvidos (da) verdade (Jesus) [...]”, 2Tm.4.4.
            Os “[...] ouvidos [...] (dados por Deus como meio de reconhecer a verdade) se recusam (a obedecer essa ordem natural) [...]”, 2Tm.4.4.
            A verdade para eles tem sido prejudicial e ofensiva.
            Eles preferem “[...] entregar-se às fábulas (vaguear por lendas, histórias extravagantes que se transformam em verdades religiosas)”, 2Tm.4.4.
            Deixam-se atrair por doutrinas falsas, por isso eles “[...] não suportam a sã doutrina [...]”, 2Tm.4.3.
            Muitos do que estão na Igreja “[...] não suportam a sã doutrina [...]”, 2Tm.4.3.
            Não querem o que é saudável, correto, uma doutrina que transmite vida e bem-estar espiritual.
            Muitos perdidos estão “[...] cercados de (falsos) mestres (de que os homens aceitam) [...]”, Tm.4.3.
            Eles ensinam “[...] segundo as suas próprias cobiças (o que desejam ouvir e aprender; que lhes são agradáveis) [...]”, 2Tm.4.3.
            Eles “[...] sentem coceira nos ouvidos”, 2Tm.4.3 buscando agradar a si mesmo, retendo informações interessantes e apimentadas aos seus ouvidos.
            Sêneca já dizia: “Alguns vem para ouvir e não para aprender”, é como ir ao teatro para se alegrar e não apreciar.
            Muitos se agradam de ouvir que podem pecar com satisfação.
            Muitos não querem ouvir o que fere os seus ouvidos.
            Não mais se interessa pela mensagem da reconciliação, arrependimento, confissão de pecados.
            Ouve tudo, menos a verdade.
            Professam a fé, mas não aceita Cristo e nem as Suas exigências, “pois (em) haver (esse) tempo (já chegou) [...]”, 2Tm.4.3.
            Urgente [...]
Conclusão:     Faça o trabalho.
            O apelo não é coletivo é individual.
            “Tu, porém, sê sóbrio (lucidez moral, autocontrole, equilibrado, vigilante) [...]”, 2Tm.4.5.
            Todos esses adjetivos precisam ser “[...] em todas as coisas [...]”, 2Tm.4.5.
            O resultado é para que eu e você possamos “[...] suportar as aflições (perseguições e tribulações) [...]”, 2Tm.4.5.
            Urgente! “[...] Faça o trabalho de um evangelista (alguém que tem, conhece e obedece ao evangelho) [...]”, 2Tm.4.5.
            Urgente! “[...] Cumpre cabalmente o teu ministério”, 2Tm.4.5, mas é preciso encher-se completamente do evangelho de Cristo para cumprir fielmente com o seu dever de servo de Deus.
            Urgência para pregar o evangelho assim como você é forçoso em casa, no trabalho, na escola, nas ruas pelas suas atividades normais.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário