sábado, 21 de março de 2015

FAMÍLIA, CIDADE E TRABALHO

FAMÍLIA, CIDADE E TRABALHO
            Todos os homens precisam de Deus. Devido a fartura de arrogância desse homem, ele blasfema, esquece, não busca, foge e pensa que tudo quanto acontece em sua vida é por causa do destino ou por um acidente de percurso. Desta forma o homem a cada dia que passa está enganando a si mesmo e pensa que tudo quanto ele faz é por obra de suas próprias mãos e de seu braço forte.
            É preciso que todos saibam que Deus “não faz caso da força do cavalo, nem se compraz nos músculos do guerreiro” (Sl 147.10). Deus é autossuficiente e sustentador de todas as coisas. Sendo assim, o homem precisa de Deus para edificar a sua casa.
            É exatamente isso o que diz o (Sl 127.1ª): “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam [...]”. Faltando orientação divina o homem se perde, fica “[...] em vão (o) trabalho que (ele) edifica [...]” (Sl 127.1ª).
            Para que haja prosperidade na casa, ou melhor, na família, se faz necessário que todos os participantes aprendam a edificar a sua casa no Senhor. Uma casa sem a orientação divina é o mesmo que ficar dentro de um chiqueiro lamacento sem ter a possibilidade de sair. Todos ficam acostumados ao mau cheiro, a podridão, a desordem e ao aperto diário.
            Mas quando Deus edifica a casa, ali se encontra “a paz deixada (por) Cristo Jesus [...] (que a) dá [...] não vo-la dá como a dá o mundo [...]” (Jo 14.27). Aprenda isto: quando o arquiteto faz o projeto da casa, se pode confiar porque é bem elaborada, mas quando o próprio dono, que não entende de arquitetura, se mete a fazer o projeto, sempre faltará alguma coisa, e ainda, não terá aprovação pela prefeitura. Quando o projeto que é a família for arquitetado por Deus, o lar terá vitória e haverá consistência e permanecerá na história.
            A extensão da família se encontra também na cidade. É na cidade que a família se aloja e se multiplica. Da mesma forma o homem precisa de Deus para edificar a cidade. Quando Salomão escreveu este Salmo, o seu intuito era ver implantado nos corações o desejo de todos buscarem o melhor não somente para si próprio, mas para o conjunto inteiro, para toda a sociedade.
            Ele escreveu e ensinou para toda a nação e, posteriormente, a todo o povo de Deus que, “[...] se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela [...]” (Sl 127.1b). Nem a casa, nem a cidade podem ser edificadas sem a ajuda de Deus. Se Deus não der proteção, força e orientação para o guarda da cidade, esta não será vigiada.
            A cidade só terá prosperidade e salvaguarda se houver da parte de Deus misericórdia, e isto, depende e muito da situação espiritual de cada um. Houve um tempo e ainda pode acontecer em que Deus dirá ao seu povo, “[...] não ouvirei o seu clamor [...]” (Jr 14.12). Por quê? “[...] Porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade [...]” (Gn 8.21).
            Para que a cidade seja bem edificada é preciso que cada homem tenha compromisso verdadeiro com o Pai Celestial. É necessário que cada um zele e cuide bem de sua cidade, ainda que tarde demais, no aspecto de limpeza e conservação do solo. Para que esta cidade de Itapuí seja edificada e guardada por Deus é preciso começar com os servos de Deus desta igreja.
            Outra coisa de fundamental importância que Salomão escreveu foi a respeito do trabalho. Uma família e uma cidade sem trabalho com certeza, é uma lástima, para não dizer uma tragédia. Uma cidade sem trabalho se torna apenas um dormitório onde os homens vêm ao cair da tarde para descansar e logo depois, ao raiar do dia, a deixam mais um dia abandonada.
            Uma família sem trabalho é como um pedinte ao meio dia a procura do alimento diário; ficará sem o sustento. Tal homem e tal cidade precisam de Deus. Como o rei Salomão foi um dos mais habilidosos administradores de sua época, ele pode ensinar aos homens atuais que é “inútil [...] levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.2).
            Isso quer dizer que sem Deus a cidade e o homem não podem fazer absolutamente nada. Deus não estando à frente da administração do município “será Inútil levantar de madrugada [...]” (Sl 127.2). Será inútil o esforço humano, cairá por terra e não adianta em nada o homem “[...] repousar tarde [...]” (Sl 127.2) se o Senhor dos senhores não oferecer o verdadeiro descanso da noite.
            Então não somente a cidade, mas também a própria família irá padecer, sofrer amargamente e cada um passará a “[...] comer o pão que penosamente granjeastes [...]” (Sl 127.2), mas quando a família aprender a depender totalmente de Deus, terá recompensas, pois “[...] aos seus amados ele o dá enquanto dormem” (Sl 127.2), ou seja, proteção familiar, cidade abençoada e trabalho para o sustento próprio.
                                                                       Rev. Salvador P. Santana       


Nenhum comentário:

Postar um comentário