quinta-feira, 12 de março de 2015

COMBATE, 2Tm.4.6-8.

COMBATE

2Tm.4.6-8


Introd.:           Desde o inicio do mundo temos presenciado grandes combates.
            Embora aconteça por razões justas, conforme dizem os seus combatentes, não vemos nenhuma recompensa final.
            Na vida espiritual nos deparamos com muitas lutas, guerras, contendas e discórdias, “pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão”, Ef.6.12.
            O combate espiritual é diferente do combate terreno, os filhos de Deus são vitoriosos.
Nar.:   Paulo transmite a Timóteo a necessidade do combate diário do cristão.
Propos.:          O combate bem firmado proporciona resultados concretos.
Trans.:           Quem sai para combater pode deparar com [...]
1 – A morte.
            Paulo havia aconselhado Timóteo a “[...] ser sóbrio (moderado) em todas as coisas, suportar as aflições (sofrimentos), fazer o trabalho de um evangelista [...] (e) cumprir cabalmente (com) o seu ministério”, 2Tm.4.5.
            Por que desse conselho? Porque qualquer um que entra na luta pode sair ferido ou ficar de frente com a morte.
            Por isso o verso 6 começa dizendo: “Quanto a mim [...]”, 2Tm.4.6, a minha obrigação como servo de Deus já está quase cumprida.
            Paulo sabia que a partir daquele dia ele “[...] já estava sendo [...] oferecido por libação (óleo ou vinho derramado sobre os sacrifícios oferecidos a Deus) [...]”, 6.
            Paulo era o próprio sacrifício vivo; a libação era as dificuldades do seu ministério.
            Paulo servia com diligência ao Mestre Jesus.
            Mas Paulo compreende que “[...] o tempo de (sua) partida era chegado”, 2Tm.4.6.
            Isto quer dizer que não somos eternos neste mundo.
            A morte avizinha a nossa vida.
            É motivo de desespero e terror? Não.
            A explicação é que: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”, Sl.23.4.
            E também Jó declara: “Mas será que alguém tornará a viver depois de ter morrido? Eu, porém, esperarei por melhores tempos, até que as minhas lutas acabem”, Jó 14.14.
            Paulo cumpriu a sua obrigação com êxito e obteve a preciosa aprovação do Senhor.
            Para ele a morte é apenas a mudança de uma casa ruim para outra melhor e eterna.
            Como você encara a morte? Um terror e sem esperança?
            Fique sabendo: a qualquer hora do combate a morte pode chegar.
            Lute com [...]
2 – Esforço.
            Todo soldado que sai à luta, todo atleta que entra numa competição, tem um único propósito: “Combater (com esforço) [...]”, 2Tm.4.7.
            Ninguém entra numa guerra ou competição para perder; é preciso esforço, treino, ânimo, “combater o bom combate [...]”, 2Tm.4.7.
            A vida cristã é uma verdadeira luta.
            Por isso “[...] o bom combate [...]”, 2Tm.4.7 é a única luta que vale a pena.
            “[...] O bom combate [...]”, 2Tm.4.7 fala de bons e nobres propósitos – a finalidade da nossa vida.
            Devemos “[...] completar a carreira [...]”, 2Tm.4.7 da vida cristã como uma longa carreira de obstáculos e dificuldades que nos esmagam.
            “[...] Completar a carreira [...]”, 2Tm.4.7 que exige dedicação e coragem para enfrentar as oposições.
            “[...] Guardei a fé”, 2Tm.4.7 do compromisso que o atleta faz de observar as regras, preceitos, mandamentos da Palavra de Deus com fidelidade a Jesus Cristo.
            Para muitos as coisas que o mundo oferece são normais, daí, querem agir da mesma forma dentro da Igreja sem qualquer reprimenda, é por isso que muitas pessoas sente que a Igreja é monótona e maçante.
            Precisamos “[...] guardar a fé”, 2Tm.4.7 em Cristo Jesus.
            Qual é a recompensa de passar pela morte, esforçar e ter a fé em Cristo Jesus em meio ao combate?
Conclusão:     Conquistar a coroa.
            O soldado, o atleta e o cristão são recompensados pela sua fidelidade e retidão com “[...] a coroa da justiça [...]”, 2Tm.4.8.
            Fidelidade, retidão, constância e dedicação são qualidades que não pode ser esquecida e jamais fica sem a devida recompensa, “[...] a coroa da justiça me está guardada [...]”, 2Tm.4.8.
            Esse é o prêmio que cada um receberá pelo serviço fiel prestado a Deus.
            Existe apenas um que está guardando essa coroa: “[...] O Senhor, reto juiz [...]”, 2Tm.4.8.
            Jesus é quem julgará que recompensa deverá ser dada a mim e a você.
            Jesus Cristo é quem garante essa doação.
            “[...] O Senhor [...]”, 2Tm.4.8. nunca se mostra injusto e desleal.
            Em Jesus podemos confiar porque Ele “[...] me dará naquele Dia (do julgamento) (a coroa da justiça) [...]”, 2Tm.4.8.
            Veja bem! A recompensa pelo combate bem firme está reservada não somente a você, “[...] mas também a todos quantos amam a [...] vinda (de) Jesus Cristo”, 2Tm.4.8.
            Precisamos urgentemente entrar nesse combate bem firmado que nos proporciona resultados eternos.
            Por isso, não tema a morte, se esforça por alcançar “[...] a coroa da justiça [...]”, 2Tm.4.8.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário