terça-feira, 30 de dezembro de 2014

GRAÇA E PAZ, 1Ts.1.1.

GRAÇA E PAZ
1Ts.1.1

Introd.:           É impossível viver a graça e a paz de Deus em um mundo frio e cruel.
            As coisas boas que fazemos não vêm do nosso próprio esforço, e sim através da graça de Deus que enche o nosso coração.
            A respeito da falta de graça Paulo fala que “[...] nem (ele) mesmo compreende o seu próprio modo de agir, pois não faz o que prefere, e sim o que detesta”, Rm.7.15.
            Em outra parte ele ainda declara que “[...] não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”, Rm.3.10-12.
            Tem faltado graça e paz entre Israelenses e Palestinos.
            Faltam paz e graça em meio aos conflitos na Síria e Iraque onde o EL – Estado Islâmico devasta populações.
            O Brasil está ausente de paz e graça entre os mais poderosos e os mais pobres.
            Pais, filhos e parentes já não agem com graça e paz.
Nar.:   “Paulo, Silvano (Silas) e Timóteo [...] (escrevendo) à igreja (que confessa Jesus Cristo como Senhor e Salvador insiste a respeito da) [...] graça e paz [...]”, 1Ts.1.1 que ainda resta em nosso coração.
Propos.: Todos nós precisamos de graça e paz.
Trans.:           Pode estar faltando em você [...]
 1 – A graça de Deus.
            Ao falar sobre “[...] graça [...]”, 1Ts.1.1, a Bíblia fala sobre o favor imerecido.
            Não merecemos viver, mas “[...] o Senhor Deus [...] dá graça [...] e [...] nenhum bem sonega aos que andam retamente”, Sl.84.11.
            Com toda a nossa rebeldia, ainda assim encontramos um “[...] Deus compassivo e cheio de graça, paciente e grande em misericórdia e em verdade”, Sl.86.15.
            É preciso pedir a Deus que “seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirmar sobre nós as obras das suas mãos [...]”, Sl.90.17.
            Essa petição deve ser constante porque “[...] depois de havermos feito quanto nos foi ordenado, dizemos: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”, Lc.17.10.
            É por este motivo que precisamos “implorar de todo o (nosso) coração a [...] graça (de) Deus [...] (a fim de que Ele se) compadeça de nós, segundo a sua palavra”, Sl.119.58.
            Ao receber a graça de Deus, devemos de igual modo compartilhar essa mesma graça.
            Jesus falou que, assim como “[...] recebemos de graça, de graça (devemos) dar”, Mt.10.8.
            Esse nosso modo de agir é porque dos “[...] lábios (de Jesus saíam) palavras de graça [...]”, Lc.4.22 para abençoar os seus ouvintes.
            Essa “[...] graça [...] vinda por meio de Jesus Cristo”, Jo.1.17 tem o objetivo de nos ensinar e mostrar qual caminho devemos seguir.
            De 1 a 10 – Quanto e como é a graça que você tem dispensado à sua família?
            De 1 a 10 – Quanto e como você tem recebido a graça de Deus em sua vida?
            A ordem é para que “sejamos, pois, imitadores de Deus, como filhos amados”, Ef.5.1 “[...] a fim de que [...] Deus [...] faça abundar em (nós) toda graça [...] em tudo, (para que haja) ampla suficiência, superabundemos em toda boa obra”, 2Co.9.8
            Ainda pode faltar [...]
2 – A paz de Cristo.
            Assim como a graça de Deus, nenhum de nós consegue obter a paz de Cristo.
            Jesus fala que “nos deixou a paz, a sua paz nos deu [...]”, Jo.14.27 para vivermos melhor neste mundo.
            Enquanto não recebermos essa paz de Cristo em nosso coração, não “[...] haverá paz entre (nós e os nossos parentes, amigos e inimigos) [...]”, 1Sm.7.14.
            Precisa haver um “encontro (entre) a graça e a verdade, a justiça e a paz [...]”, Sl.85.10 de Cristo para acalmar o nosso coração e nos levar muito mais a Cristo para aprender com Ele.
            Eis o motivo de “grande paz ter (aqueles) [...] que amam a [...] lei (do) Senhor; para eles não há tropeço”, Sl.119.165.
            Mas, existem momentos na vida em que “somos pela paz [...] (porém, muitos) teimam pela guerra”, Sl.120.7 dentro e fora de casa.
            O que nos resta é implorar a Deus que faça “reinar paz dentro de (nós para não agirmos como os demais que desejam a guerra) [...]”, Sl.122.7.
            É por este motivo que “[...] no mundo, passamos por aflições; mas (devemos) ter bom ânimo; Jesus venceu o mundo”, Jo.16.33 com a paz que possuía em seu coração.
            A graça e paz [...]
Conclusão:      Para toda a igreja.
            A “[...] igreja dos tessalonicenses (foram agraciados) em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo [...] (com) graça e paz [...]”, 1Ts.1.1.
            Neste mundo cruel, busque intensamente essa “[...] graça e paz [...]”, 1Ts.1.1 a fim de viver em harmonia neste mundo.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário