sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Mt.19.3-12 - LICITUDE.


LICITUDE 
Mt.19.3-12

Introd.:           Tudo é lícito para o homem.
            Alguns mais descarados dizem que é lícito também roubar, desviar recursos, matar, estuprar, denegrir a imagem de todos.
            A Bíblia fala que “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”, 1Co.6.12. 
Nar.:    A discussão do texto é sobre a licitude e o dever ou não de divorciar-se do seu cônjuge.
Trans.:            A licitude aos olhos humanos.
            A solução para um casamento não agradável, cheio de encrenca, em meio às brigas, discussões, o melhor a fazer é o [...]
1 – Repúdio, dizem os amigos.
            “[...] Repudiar [...]”, Mt.19.3 é libertar de um jugo, deixar ir embora, despedir para não mais voltar, soltar do cativeiro, rejeitar legalmente a esposa, divorciar.
            Essa é a solução apresentada por “[...] alguns fariseus (e muitos homens de hoje quando) veem a Jesus [...]”, Mt.19.3 por interesse e não por mérito da salvação em Cristo.
            Na verdade, muitos em nossos dias desejam “[...] experimentar (Jesus, a igreja), perguntando [...]”, Mt.19.3 sobre este ou aquele problema dentro do relacionamento conjugal a fim de lhes darem margem para a separação.
            Para muitos homens e mulheres “[...] é lícito ao marido repudiar a sua mulher [...]”, Mt.19.3.
            Ou seja, o homem exclui a vontade, o desejo e o sofrimento das mulheres.
            Os que procura divórcio “[...] por qualquer motivo (por outra mais nova, atraente, problemas banais – conta bancária, discussões leves, criação de filhos, administração do lar, por muito ou pouco sexo) [...]”, Mt.19.3.
            A licitude abre brechas para muitas [...]       
2 – Desculpas.
            Desde o pecado de Adão que o homem se esquiva das suas responsabilidades – não somos diferentes.
            Os fariseus “replicaram [...]”, Mt.19.7 a Jesus como se tivessem autoridade para ensinar ao Mestre, afirmar com segurança sobre a questão do divórcio, ensinar a quem devia lhes ensinar.
            A ousadia chegou a tal ponto de os fariseus perguntarem a Jesus o “[...] por que [...]”, Mt.19.7 disto ou daquilo que já está determinado nas Sagradas Escrituras.
            A razão principal é que “[...] Moisés, então, mandou dar carta de divórcio [...]”, Mt.19.7.
            Se você insiste com Deus para encher a cara de bebida, abandonar o seu lar, participar de alguma orgia; Ele vai permitir.
            E nesse caso do “[...] divórcio e (o) repúdio”, Mt.19.7 foi mais uma desculpa da parte dos judeus para se livrarem de suas mulheres.
            Se por acaso você tem interesse em pedir o divórcio ou inventar desculpas, o melhor é [...]         
3 – Não se casar.
            Não se casar é cômodo.
            Tem casa, comida, roupa lavada pela mãe e sexo com a namorada.
            Sai quando quer, beija quem deseja, deixa os filhos para os avós cuidarem e não paga pensão alimentícia.
            Assim “disseram (e dizem) os discípulos [...]”, Mt.19.10 atuais: não preciso casar, tenho a vida que pedi a Deus de sexo e vida livre.
            Alguns homens insistem em “[...] dizer [...]”, Mt.19.10 que não querem gastar dinheiro em cartório.
            Ora, “[...] se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher (onde não existe cobrança e o sexo está disponível), não convém casar”, Mt.19.10.
            A licitude aos olhos de Deus [...]
4 – Fala da falta de conhecimento bíblico.
             “Então, Jesus responde [...]”, Mt.19.4 para todos quantos estão solteiros, casados, separados, recasados e divorciados.
            O maior problema em nossas vidas é que “[...] não temos lido [...]”, Mt.19.4 as Escrituras Sagradas.
            A informação bíblica é que “[...] o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher”, Mt.19.4.
            A finalidade dessa criação é explícita quando o criador “[...] disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá (unir, colar, grudar – havendo ruptura, os dois ficam machucados e marcados) a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne [...]”, Mt.19.5 a fim de viverem até que a morte os separe.
            Para Jesus, quando se casa “[...] já não somos mais dois, porém uma só carne [...]”, Mt.19.6.
            E o mais importante: “[...] o que Deus ajuntou não o separe o homem”, Mt.19.6.
            Mas, podemos dizer: Eu não conhecia aquela encrenca. Pelo menos algum resquício você percebeu quando do namoro e do noivado.
            Para Jesus, a licitude da separação acontece devido a [...]
5 – Dureza de coração.
            A “resposta (de) Jesus [...]”, Mt.19.8 serve para todos nós para todos os séculos.
            O motivo principal é “[...] por causa da dureza (maldade) do nosso coração [...]”, Mt.19.8 em relação ao cônjuge.
            “[...] É (por este motivo) que Moisés nos permite repudiar nossa mulher [...]”, Mt.19.8.
            “[...] Entretanto, (Jesus completa) não foi assim desde o princípio”, Mt.19.8 casou está casado.
            A licitude é apresentada por Jesus quando existe [...]
6 – Relações ilícitas.
            Mais uma vez “Jesus [...]”, Mt.19.9 entra em ação para rebater o desejo de divórcio em nossos relacionamentos.
             “Jesus [...] nos diz (com muita clareza): quem repudiar (deixar, libertar, despedir, mandar embora) sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas [...]”, Mt.19.9 traição, homossexualismo, falta de sexo, pedofilia, estupro, zoofilia, não está apto para o Reino dos céus.
            A fim de acabar com esse desejo de divórcio, “[...] Jesus (fala que, se caso o divorciado se) casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]”, Mt.19.9, ou seja, fica permanente em pecado contra Deus.
            Jesus fala que [...]
Conclusão:      Nem todos são aptos.
            Nem todos os homens e mulheres estão aptos para se casarem.
            A “[...] resposta (de) Jesus [...]”, Mt.19.11 serve para todos nós.
            É verdade que “[...] nem todos são aptos para receber este conceito (de casamento), mas apenas aqueles a quem é dado”, Mt.19.11 por Deus para servir no casamento.
            Ao olhar em nossa volta percebemos que “[...] há eunucos (castrado, incapacitado para o casamento e para gerar filhos) de nascença; há outros a quem os homens (castraram) fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos (fizeram a opção por não se casar), por causa do reino dos céus [...]”, Mt.19.12.
             “[...] Quem é apto para o admitir admita”, Mt.19.12, aceitar esse ensinamento sobre a licitude de ficar casado ou solteiro para sempre.

           
            Rev. Salvador P. Santana


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