quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Jd.1-25 - VAMOS À BATALHA.

VAMOS À BATALHA, Jd.1-25.

Objetivo:         Combater a apostasia.
Introd.:           Você conhece alguém que abandonou a fé cristã?
            Alguém que foi dedicado ao trabalho da igreja e hoje está fora dela?
            Apostasia. O que leva uma pessoa a abrir mão da sua fé?
            O Novo Testamento apresenta alguns motivos:
            Perseguição – “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros”, Mt.24.9, 10;
            Amor ao mundo – “[...] Demas, tendo amado o presente século, me abandonou [...]”, 2Tm.4.10;
            Negligência – “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”, Hb.2.3;
            Religião – “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro”, Hb.6.4, 5.
            Tudo começa de forma sutil, e de repente, a pessoa nega a fé, rejeita a sã doutrina, porque “[...] o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”, 1Tm.4.1.
            Paulo fala que “[...] haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas (ilustrar uma verdade na qual vegetais e animais falam)”, 2Tm.4.3, 4.
            Muitos “[...] deixam de congregar, como é costume de alguns [...] (mas tenha cuidado, pois) vede que o Dia se aproxima”, Hb.10.25.
            Daí, o próximo passo do homem que deseja abandonar a igreja ou a Cristo é “[...] amar o mundo [...] (e) as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”, 1Jo.2.15.
            Pode um cristão verdadeiro abandonar a sua fé e a sua salvação?
            A resposta bíblica é não.
            O apóstata não é uma ovelha do Bom Pastor, “pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal”, 2Pe.2.21, 22.
Nar.:    A carta de Judas foi escrita para convocar a igreja a defender a fé e combater a apostasia.
            No texto o autor apresenta uma expressão de sentimento de dor, sofrimento, angústia: “Ai deles! [...]”, Jd.11, mencionando uma preocupação com a vida espiritual do outro.
            O “ai deles! (É) porque prosseguiram pelo caminho de Caim (assassinato), e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão (aliando-se a homens incrédulos, Nm.22.12), e pereceram na revolta de Corá (filho de Levi, desejou ser líder no lugar de Moisés e Arão, Nm.16.9)”, Jd.11.
            A declaração para todos quantos se afastam de Deus é que, “quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades (anjos para ajuntar todos os escandalosos)”, Jd.14.
            A finalidade desse ajuntamento é “para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele (Jesus)”, Jd.15.
1 – O exército de Deus.
            “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados”, Jd.1, 2.
            A – O remetente.
            O autor da carta se identifica como “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago [...]”, Jd.1.
            Há no N.T. cinco pessoas com esse nome:
            “[...] Judas (de Damasco, que hospedou) [...] Saulo, apelidado de Tarso [...]”, At.9.11;
            “[...] Judas Iscariotes, que foi quem [...] traiu Jesus”, Mt.10.4;
            “[...] Judas, não o Iscariotes [...]”, Jo.14.22; 
            “[...] E Judas [...] irmão (de) Jesus [...]”, Mt.13.55.
            O irmão de Jesus é o autor da carta de Judas, um dos quais “[...] não cria (em) Jesus”, Jo.7.5, mas foram convertidos, a ponto de “[...] perseverarem unânimes em oração [...] (entre eles) os irmãos (de) Jesus”, At.1.14.
            Por isso, “Judas [...] (diz que é) servo (escravo) de Jesus Cristo e irmão de Tiago [...]”, Jd.1.
            B – Os destinatários.
            “Judas [...] (se dirige) [...] aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo”, Jd.1.
            Três características dos soldados de Cristo:
            1 – Os soldados de Cristo são “[...] chamados [...] (por) Deus Pai [...]”, Jd.1.
            Para fazer parte da igreja ou do povo de Deus, “a todos os amados de Deus [...] (são) chamados para serem santos [...]”, Rm.1.7.
            Por isso, “[...] devemos sempre dar graças a Deus [...] porque Deus nos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade”, 2Ts.2.13;
            2 – Os soldados de Cristo são “[...] amados (por) [...] Deus Pai [...]”, Jd.1.
            O amor de “[...] Deus [...] (é) rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça somos salvos”, Ef.2.4, 5;
            3 – Os soldados de Cristo são “[...] guardados em Jesus Cristo”, Jd.1.
            Além de “Jesus [...] dar a vida eterna; (os servos de Deus) jamais perecerão, e ninguém as arrebata da [...] mão (de) Jesus. (Isso porquê) aquilo que [...] Pai [...] dá (para Jesus) [...] é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”, Jo.10.28, 29.
            E o melhor é que o “[...] Pai santo [...] guarda [...]”, Jo.17.11.
            C – A saudação.
            “Judas [...]”, Jd.1, saúda os seus destinatários com “a misericórdia, a paz e o amor lhes sejam multiplicados”, Jd.2.
            Uma vez que são “[...] chamados [...] (de) amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo”, Jd.1, tornam-se recipientes das grandes bênçãos de Deus com “a misericórdia, a paz e o amor lhes sendo multiplicados”, Jd.2.
            Por causa da cruz de Cristo os cristãos desfrutam das muitas bênçãos de Deus sobre a sua vida.
2 – O exército convocado.
            Judas escreve: “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”, Jd.3.
            Três ações do autor:
            A – Judas tinha um plano.
            Judas, a princípio, queria escrever um texto de encorajamento espiritual, “[...] quando empregava toda a diligência em escrever acerca da [...] comum salvação [...]”, Jd.3.
            O “querer (de Judas era) [...] lembrar (à igreja), embora já estavam cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tinha libertado um povo, tirando-o da terra do Egito [...]”, Jd.5, a fim de animá-los ao crescimento espiritual.
            Tanto aqueles irmãos, e nós, devemos lembrar que Deus também “[...] destruiu, depois, os que não creram”, Jd.5, todos quantos negaram a fé e o desejo de servirem a Deus.
            É por esse motivo que ainda hoje, o povo de Deus, deve se dedicar a “salvar-se (a si mesmo) e aos outros “[...] que estão na dúvida”, Jd.22), arrebatando-os do fogo [...]”, Jd.23.
            O plano de Judas era que, “[...] quanto a outros (além da dúvida, renegam, rejeitam a bondade de Deus), sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne”, Jd.23.
            Devido às dúvidas, Judas fala que somente é “[...] àquele (Jesus) que é poderoso para nos guardar de tropeços e para nos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória”, Jd.24.
            Todo servo de Deus sabe que devemos somente “ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!”, Jd.25.         
            Judas, dirigindo-se aos “amados (irmãos, eu e você) [...] foi que se sentiu obrigado a corresponder conosco, exortando-nos a batalharmos, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”, Jd.3.
            Neste texto Judas fala que essa verdade “[...] foi entregue aos santos”, Jd.3, dizendo que a salvação não pertence apenas aos que estão dentro da igreja, mas ainda aqueles que precisam ser chamados à graça de Deus.
            B – Judas teve uma percepção.
            Judas percebeu que o Espírito Santo o convocou para “[...] empregar toda a diligência [...] acerca da [...] salvação [...] exortando-nos a batalhar, diligentemente, pela fé [...]”, Jd.3 contra a apostasia.
            Judas “[...] se sentiu obrigado a corresponder [...]”, Jd.3, gr. Grapsai – forçado a pegar a pena às pressas, quando ele percebeu que “[...] certos indivíduos se introduziram com dissimulação (secretamente, furtivamente) [...]”, Jd.4.
            Esses “[...] certos indivíduos (falsos cristos são) [...] os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação (eterna) [...]”, Jd.4.
            Verdade é que eles são “[...] homens ímpios, que transformam em libertinagem (conduta vergonhosa, luxúria, gasto rápido e extravagante) a graça de nosso Deus [...]”, Jd.4.
            E o pior na vida de muitos homens é que eles “[...] negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”, Jd.4, daí, a condenação deles é certa.
            Judas foi “[...] constituído por (Deus) seu atalaia [...] (para) avisar o povo”, Ez.33.2, 3 sobre o perigo.
            Todos nós precisamos “atender [...] por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo nos constituiu bispos, para pastorearmos a igreja de Deus [...] (o motivo:) entre nós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que [...] se levantarão [...] falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles”, At.20.28-30.
            C – Judas fez uma convocação.
            Judas “[...] nos exorta a batalharmos, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”, Jd.3.
            Há três aspectos importantes nessa convocação:
            1 – Quanto à batalha: “[...] A batalha [...] (tem que ser) diligente, pela fé [...]”, Jd.3.
            Essa guerra é custosa e agonizante tal como Paulo “[...] se afadigou, esforçando-se o mais possível [...] (para) combater o bom combate da fé. Tomar posse da vida eterna [...]”, Co.1.29; 1Tm.6.12.
            Para “[...] batalhar [...] pela fé [...]”, Jd.3 é preciso esforço e disciplina como de um atleta olímpico;
            2 – Quanto à causa da batalha: É somente “[...] pela fé [...]”, Jd.3.
            O significando de “fé” aqui é um conjunto ou um corpo de doutrinas.
            Paulo usa a palavra “[...] sã doutrina”, Tt.2.1, isto é, o ensino do Evangelho na sua pureza e simplicidade como se apresenta na Bíblia;
            3 – Quanto ao caráter da fé: Podemos destacar quatro aspectos da fé:
            A – A “[...] fé [...] foi entregue aos santos”, Jd.3, e não descoberta ou inventada, mas revelada por Deus.
            A fé, “[...] o evangelho [...] nos (foi) confiado [...]”, 1Ts.2.4 como um senhor confia os seus bens a um mordomo;
            B – A “[...] fé [...] (nos) foi entregue [...]”, Jd.3 de uma vez para sempre.
            Quando a “[...] doutrina dos apóstolos [...]”, At.2.42 nos foi entregue e o seu conteúdo; não existe novos acréscimos, novas revelações ou novas doutrinas.
            “[...] Deus, outrora, falou, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos fala pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas [...]”, Hb.1.1, 2.
            A Bíblia é o conteúdo da nossa fé e da nossa prática;
            C – A “[...] fé [...] foi entregue aos santos”, Jd.3 ou “[...] aos santificados em Cristo Jesus [...]”, 1Co.1.2.
            A fé não é propriedade de alguns ou de uma instituição religiosa.
            A fé é dos eleitos;
            D – A “[...] fé [...]”, Jd.3 precisa ser defendida por cada cristão.
            A defesa da fé ou apologia da fé faz parte da vida cristã tal como a proclamação do evangelho.
3 – O inimigo identificado.
            Judas faz a identificação dos inimigos.
            Judas fala sobre “[...] certos indivíduos (que) se introduziram com dissimulação (entrar secretamente, furtivamente) [...]”, Jd.4 na igreja, com o objetivo de prejudicá-la espiritualmente.
            Antes, porém, de descrever o perfil dos apóstatas da sua época, Judas apresenta exemplos históricos de apostasia e como Deus os puniu:
            1 – A nação de Israel: apostasia causada pela incredulidade.
            Judas “quer, pois, nos lembrar, embora já estejamos cientes de tudo uma vez por todas, que o Senhor, tendo libertado um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu, depois, os que não creram”, Jd.5;
            2 – Os anjos caídos: apostasia causada pela rebelião.
            A fala de Judas é que, “[...] a anjos, os que não guardaram o seu estado original (dentro dos limites de sua própria autoridade), mas abandonaram o seu próprio domicílio (céu?!!), ele (o Senhor) tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia”, Jd.6;
            3 – Sodoma e Gomorra: apostasia causada pela imoralidade sexual.         
            O histórico de apostasia é “como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles (anjos), seguindo após outra carne (imoralidade sexual), são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição”, Jd.7.
            Após esses exemplos de punição, Judas descreve o perfil dos apóstatas que se infiltraram na igreja da sua época:
            1 – “[...] Dissimulados [...]”, Jd.4. Judas fala que, “pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação [...]”, Jd.4.
            O termo grego significa “insinuar-se secretamente, infiltrar-se disfarçadamente”.
            Paulo fala a esse respeito que os “[...] falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir-nos à escravidão”, Gl.2.4.
            Precisamos saber que “[...] surgem [...] no meio do povo [...] falsos profetas, assim também haverá entre nós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição”, 2Pe.2.1.
            2 – “[...] Homens ímpios [...]”, Jd.4. Os “[...] homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”, Jd.4.
            “[...] Homens ímpios [...]”, Jd.4 em sua forma de pensar e viver.
            Os “[...] homens ímpios [...]”, Jd.4 em sua forma de pensar e viver, “têm forma de piedade, negam (o poder do evangelho), entretanto, o poder. Foge também destes”, 2Tm.3.5.
            A “[...] impiedade (se revela numa vida) [...] que (se) transforma em libertinagem (sensualidade, imoralidade sexual) [...]”, Jd.4.
            E o pior é que esses “[...] homens ímpios [...] (com a) libertinagem (negam) a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”, Jd.4 com suas práticas;
            3 – “[...] Sonhadores alucinados [...]”, Jd.8. São “[...] estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores”, Jd.8.
            Quatro consequências práticas:  
            A – Os “[...] sonhadores alucinados [...] ora estes [...] (são) da mesma sorte (dos condenados junto com os demais) [...]”, Jd.8;
            B – Os “[...] sonhadores alucinados [...] contaminam a carne [...]”, Jd.8 ou vivem para satisfazer aos seus desejos carnais;
            C – Os “[...] sonhadores alucinados [...] também rejeitam governo (de Deus) e difamam autoridades superiores”, Jd.8 do próprio Deus através da Bíblia;
            Judas dá o exemplo clássico, enfatizando a seriedade deste pecado.
            D – “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”, Jd.9.
            Miguel recusa-se a proferir maldição contra o Diabo, deixando isso por conta de Deus;
            E – Homens sem entendimento. “Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem”, Jd.10.
            Muitos pensam que entendem tudo, mas “esses (homens), porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam (injuriar, blasfemar, falar mal) [...]”, Jd.10.
            “[...] E, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem (destruir, desviar)”, Jd.10.
            É por este motivo que “[...] o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”, 1Co.2.14.
            Segundo Judas, os homens sem entendimento “são [...] os que promovem divisões, sensuais (desejos naturais), que não têm o Espírito”, Jd.19.
            F – Homens perigosos.
            Judas usa seis metáforas (palavras em um sentido diferente do habitual) para descrever os apóstatas:
            “Estes homens são como [...]”, Jd.12:
            (1) “[...] Rochas submersas (ameaças ocultas) [...]”, Jd.12;
            (2) “[...] Pastores que a si mesmos se apascentam [...]”, Jd.12, egoístas que só pensam em si mesmos;
            (3) “[...] Nuvens sem água impelidas pelos ventos [...]”, Jd.12, promessas frustradas, tal “como nuvens e ventos que não trazem chuva [...]”, Pv.25.14;
            (4) “[...] Árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas”, Jd.12, árvores mortas, sem vida, sem frutos, assim, “pelos seus frutos os conhecereis [...]”, Mt.7.16;
            (5) “Ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades”, Jd.13, por isso, “[...] os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo”, Is.57.20;
            (6) “[...] Estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre”, Jd.13, seu destino são as trevas.
            G – Homens interesseiros.
            O falso mestre dá a impressão que quer ajudar, mas o seu objetivo é satisfazer apenas as suas necessidades.
            Judas os chama de:
            “Os tais (que) são murmuradores (se queixam), são descontentes (com tudo quanto acontece, levando outros a agirem da mesma maneira) [...]”, Jd.16;                
            “[...] Andando segundo as suas paixões [...]”, Jd.16 carnais;
            “[...] A sua boca vive propalando grandes arrogâncias [...]”, Jd.16, orgulho manifestado por meio de ações;
            “[...] São aduladores dos outros, por motivos interesseiros”, Jd.16, desonestos;
            Já fomos alertados pelos “os quais (os apóstolos) nos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões”, Jd.18.
            Judas encerra essa sessão dizendo que os inimigos “são estes os que promovem divisões, sensuais (dependente dos desejos e das paixões), que não têm o Espírito”, Jd.19.
4 – Como sobreviver em tempos de apostasia?
            Judas aponta quatro caminhos para sobrevivermos em tempos de apostasia:
            A – Lembrai-vos.
            Judas recomenda-nos que lembremos dos avisos da Bíblia:
            “Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais nos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. São estes os que promovem divisões, sensuais (carnais), que não têm o Espírito”, Jd.17-19;
            B – Permanecei.
            Permanecer significa continuar crescendo em santificação por meio:
            1 – Estudo da Palavra de Deus, “[...] edificando-nos na nossa fé santíssima [...]”, Jd.20;
            2 – Vida de oração, “[...] orando no Espírito Santo”, Jd.20;
            3 – Obediência a Deus, “guardando-nos no amor de Deus [...]”, Jd.21;
            4 – Esperando a Jesus, “[...] esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”, Jd.21.
            C – Compadecei-vos.
            O conselho de Judas é que a igreja tenha “[...] compaixão de alguns que estão na dúvida”, Jd.22, sendo atacados pelo falso ensino, que ataque com evangelização e evangelize, “salvando-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne”, Jd.23, usado para a prática do pecado.
            D – Adorai.
            Judas encerra a sua carta com uma doxologia.
            Doxologia é a junção de dois termos em grego: “doxa” – glória + “logia” – palavra. Expressão de louvor a Deus.
            Três lições:
            1 – Adorai “[...] àquele que é poderoso para nos guardar de tropeços [...]”, Jd.24;
            2 – Adorai “[...] àquele que [...] nos apresentará com exultação, imaculados (sem mancha) diante da sua glória”, Jd.24, tribunal de Deus;
            3 – Adorai “ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!”, Jd.25, ou seja, reconhecendo a sua Pessoa para vencermos a batalha.   
                       
           

            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para Estudo – A verdadeira espiritualidade – 1, 2 e 3 João e Judas – Rev. Arival Dias Casimiro – Z3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário