sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Gn.20.1-7 - FILHO VACILÃO.

FILHO VACILÃO
Gn.20.1-7

Introd.:           No dicionário, vacilão é a pessoa que diz ou faz algo sem considerar os efeitos de suas ações ou palavras, causando problemas para si próprio.
            Quem é facilmente enganado ou se deixa enganar com facilidade; é tido como uma pessoa tola, boba.
            Vacilão é aquele que vive dando fora, que é inadequado e age inconvenientemente.
            Pode ser também aquele que trai a confiança de alguém, contando um segredo dessa pessoa.     
Nar.:    Abraão deu bobeira.
            Pode ser aquele momento em que Deus, na sua sabedoria fala que “[...] o seu povo não [...] quis escutar a voz (de) Deus, e Israel não o atendeu. (Daí) assim, Deus o deixou andar na teimosia do seu coração; siga (então) os seus próprios conselhos”, Sl.8.11, 12.
Propos.:           Conselho de Deus: “[...] Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem”, Jr.7.23.                     
Trans.:             Filho vacilão [...]
1 – É provado por Deus.
            Quando “partiu Abraão [...]”, Gn.20.1, do local da sua morada, e quando eu e você partimos do nosso domicilio, pode saber que Deus nos “[...] põe [...] à prova, se guardamos ou não o caminho do SENHOR [...]”, Jz.2.22.
            “Partindo Abraão dali para a terra do Neguebe (deserto, sul da Judeia – sequidão, morte, fome, desespero) [...]”, Gn.20.1, não é motivo para ficar angustiado, porque somente Deus não sabe o que pode acontecer com a nossa vida.
            “[...] Abraão [...] habitou entre Cades (heb. lugar santo, meio deserto) e Sur (heb. muro, deserto completo) [...]”, Gn.20.1, mas ainda assim não existe razão para abandonar Deus.
            Nota que “[...] Abraão [...] (por três vezes passou pelo deserto) habitando [...] (na) terra do Neguebe [...] (em) Cades e (em) Sur [...]”, Gn.20.1, é possível que por causa das dificuldades, alguém se torna vacilão.
            “[...] Abraão (foi) [...] morar em Gerar (heb. alojamento, cidade dos filisteus, inimigos de Israel)”, Gn.20.1, cidade onde Deus o colocou à prova.
            Filho vacilão, “Abraão (eu e você) dizemos [...]”, Gn.20.2 o que não devemos dizer para familiares e amigos.
            “Disse Abraão de Sara [...]”, Gn.20.2; assim fazem mulheres dentro dos salões e homens dentro dos bares com seus amigos.
            Pare de falar das fraquezas e dos prazeres do seu cônjuge para os seus amigos – pode ser uma brecha para a entrada do pecado.
            “Disse Abraão de Sara, sua mulher [...]”, Gn.20.2, a homens incrédulos que “[...] anda no conselho dos ímpios [...] (que) se detém no caminho dos pecadores [...] (e) se assenta na roda dos escarnecedores”, Sl.1.1 – fuja desse mal.
            “[...] Abraão (não mentiu ao) dizer (que) Sara era sua irmã [...]”, Gn.20.2, “[...] filha de seu pai e não de sua mãe [...]”, Gn.20.12, mas naquele momento era sua esposa e devia ser respeitada.
            “[...] Assim, pois, (para) Abimeleque (incrédulo, adorador do deus Dagom) [...] Abraão [...]”, Gn.20.2, resolveu os segredos da sua vida íntima.
            Deus, para testar a fé, provar a moral, a ética e a espiritualidade de “[...] Abraão [...] (o conduziu até a cidade de)  Gerar [...]”, Gn.20.2, e saber se ele daria testemunho.
            Para o incrédulo, “[...] Sara (sendo) irmã (e não a) [...] mulher (de) Abraão [...] Abimeleque [...] mandou buscá-la”, Gn.20.2.
            Fique sabendo que a desgraça dentro e fora do lar começa com pequenas mentiras aliadas a homens incrédulos, interesseiros e perversos. 
            Filho vacilão [...]
2 – Recebe a intervenção divina.
            Em toda a nossa vida, e principalmente em relação aos nossos pecados, somente “Deus [...]”, Gn.20.3 é quem pode intervir de forma misericordiosa em nosso favor.
            “Deus [...]”, Gn.20.3 não se dirigiu à Abraão, o seu servo e amigo.
            “Deus, porém, veio a Abimeleque [...]”, Gn.20.3, homem idólatra, sem conhecimento de Deus – as vezes o homem incrédulo dá mais ouvidos a Deus que muitos crentes.
            A intervenção de “Deus [...] (naquela) noite (veio) em (forma de) sonhos [...] (quando) Abimeleque [...]”, Gn.20.3 estava em seu repouso, antes de cometer um pecado contra Deus.
            O que “[...] Deus [...] disse (a) Abimeleque [...]”, Gn.20.3, serve para mim e você.
            “[...] Vais ser punido [...]”, Gn.20.3, por causa do pecado praticado.
            “[...] Será punido de morte [...]”, Gn.20.3, espiritual, caso não haja conserto, mudança, transformação, conversão, renovação espiritual.
            A “[...] morte (anunciada, em muitos casos é) por causa da mulher que (homens) tomam [...]”, Gn.20.3 através da internet, dos bate-papos, das paqueras.
            Fique sabendo, “[...] porque (se) ela tem marido”, Gn.20.3, é adultério, se é solteira, é fornicação, sendo uma “[...] prostituta forma um só corpo com ela [...]”, 1Co.6.16.
            Filho vacilão [...]
3 – Não conhece os planos de Deus.
            Deus, no oculto, estava trabalhando em favor de seu filho.
            “Ora [...]”, Gn.20.4, pensa a respeito do cuidado de Deus, da misericórdia derramada em seu coração, das maravilhas que Ele fez e faz, então, começa a clamar.
            “[...] Abimeleque ainda não [...] havia possuído Sara [...]”, Gn.20.4, devido a providência e intervenção divina.
            “[...] Por isso [...]”, Gn.20.4, eu e você devemos ser gratos a Deus pelos livramentos que não temos conhecimento.
            E, “[...] por não [...] haver possuído a Sara [...]”, Gn.20.4, não ter cometido o pecado, não avançar na desgraça da vida, precisamos dar sempre graças a Deus que nos abençoa.
            Veja que no sonho “[...] Abimeleque [...] disse (conversa, intercede, pede socorro ao) [...] Senhor [...]”, Gn.20.4 – falta em muitos corações a oração, o ficar a sós com Deus.
            “[...] Abimeleque (se dirige a Deus com respeito, chamando-o de) Senhor [...]”, Gn.20.4; o rei é escravo.
            “[...] Abimeleque [...] (pede clemência, misericórdia para que o) Senhor, (não) mate [...]”, Gn.20.4 nem ele e muito menos a sua casa por causa do pecado.
            A preocupação não era somente com a sua própria vida, mas “[...] até (mesmo com) uma nação inocente [...]”, Gn.20.4.
            Fique sabendo que Deus pode responder a sua oração, portanto, ore.
            Filho vacilão [...]
4 – Leva culpa.
            Para se livrar da punição, Abimeleque tira a culpa de si.
            “Não foi Abraão mesmo (servo de Deus que me disse (mentindo, usando da astúcia?) [...].”, Gn.20.5.
            Quantos crentes envolvem-se com brigas, discórdias, polícia, tribunais?
            Deus sabe das suas meias verdades de que “[...] Sara é minha irmã [...]”, Gn.20.5.
            Deus conhece os planos dos cônjuges de que “[...] ela também me disse: Ele é meu irmão [...]”, Gn.20.5.
            É por este motivo que Abimeleque declara que, “[...] com sinceridade (mais que os crentes) de coração [...]”, Gn.20.5, ele apresenta a sua defesa.
            “[...] Com sinceridade [...] e na sua inocência (livre de culpa do pecado), foi que eu fiz isso”, Gn.20.5.
            Seja honesto para com Deus.
            Foi o próprio “Deus (que) respondeu em sonho (a Abimeleque) [...]”, Gn.20.6 a fim de que ele fosse inocentado.
            “[...] Deus [...] bem sabe que com sinceridade de coração [...]”, Gn.20.6 Abimeleque agiu para com Deus; estava isento de culpa.
            O “[...] coração (de) Abimeleque fez [...]”, Gn.20.6 a investida contra o servo de Deus, porque Abraão deu a oportunidade.
            Perceba que “[...] Deus [...] (mais uma vez, interviu) daí o ter Deus impedido [...] de Abimeleque (eu e você) pecar contra Ele [...]”, Gn.20.6.
            É o próprio “[...] Deus [...] (que) não [...] permite (nem eu e você) que [...] toque”, Gn.20.6 em alguém que nos leve ao pecado.
            Confessa a Deus o seu pecado e leva a culpa do seu erro.
            Filho vacilão [...]
Conclusão:      Continua sendo abençoado.
            Não dá para entender o porquê Deus continua abençoando filho vacilão, e que ele muitas vezes renega a bondade e o cuidado de Deus.
            A ação é de Deus é completa do início ao fim, pois de “agora [...]”, Gn.20.7 em diante, você será abençoado.
            A ordem também é de Deus: “[...] restitui a mulher a seu marido [...]”, Gn.20.7 para não haver prejuízo, para o meu servo não ser condenado com o mundo.
            Assim como “[...] Abraão é (chamado de) profeta [...]”, Gn.20.7, eu e você também somos responsáveis não apenas pela nossa família, mas também pelos incrédulos.
            Somos abençoados para “[...] interceder por (homens perversos, adoradores de outros deuses para que eles) [...] vivam [...]”, Gn.20.7 e não morram eternamente.
            Lembra que cada um é responsável por aquilo que faz, pois “[...] se, porém, não [...] restituir (o que deve: respeito, perdão, amor), sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é seu”, Gn.20.7.
            Faça de tudo para não enganar a si mesmo.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário