sábado, 21 de setembro de 2019

Gn.19.30-38 - FILHO APROVEITADOR.


FILHO APROVEITADOR
Gn.19.30-38

Introd.:           Na psicologia, incesto significa síndrome da atração sexual genética.
            Comumente falando, os aproveitadores são incestos acontecidos dentro das quatro paredes, geralmente são praticados entre parentes consanguíneos ou afins – é condenado pela moral, pela lei e por muitas religiões.
Nar.:    O texto bíblico em questão apresenta a origem dos moabitas e amonitas.
            Somos alertados sobre relacionamento incestuoso, das bebidas alcóolicas, e certas atitudes:
            Briga por causa de rebanhos, ganância por terras férteis, expor a família à prostituição/homossexualidade/bebedeira, demorar-se para sair de Sodoma, rejeitar subir ao monte a mando de Deus – Ló é o cabeça; o grande responsável. 
Propos.:           Pensa bem antes de tomar qualquer atitude.                                
Trans.:             Filho aproveitador [...]
1 – Sempre encontra um vulnerável.
            Deus havia falado para Ló: “[...] Livra-te, salva a sua vida [...] foge para o monte, para que não pereças”, Gn.19.17, mas Ló pediu “[...] permissão (para) que [...] fugisse (para Zoar) [...]”, Gn.19.20.
            Não demorou muito para “subir (como gente indecisa) Ló de Zoar [...]”, Gn.19.30, rejeitando a Palavra de Deus.
            “[...] Ló (voltou? Para o local onde Deus, outrora, havia determinado: o monte) [...]”, Gn.19.30.
            Não podemos duvidar da Palavra de Deus. Deus falou tá falado.
            Por ironia e rebeldia “[...] Ló e suas duas filhas [...]”, Gn.19.30 estavam aliados e desejosos de serem desobedientes a Deus.
            A desculpa de todos é a mesma: “[...] porque receavam permanecer em Zoar [...]”, Gn.19.30.
            “[...] Receamos permanecer [...]”, Gn.19.30, no trabalho, na escola, na própria casa que Deus nos deu.
            Veja só que ironia, trocou a cidade e foi “[...] habitar numa caverna [...]”, Gn.19.30 sem recurso, sem perspectiva de relacionamento.
            “[...] E com ele as duas filhas”, Gn.19.30, fizeram a opção por viver isolados.
            “Então [...]”, Gn.19.31, grande foi a queda de Ló.
            “Então, a primogênita (encontrou uma brecha para o pecado) disse à mais moça [...]”, Gn.19.31 para juntas, participarem da trama diabólica.
            O pretexto para validar o pecado: “[...] Nosso pai está velho [...]”, Gn.19.31, esse não pode servir de motivo para pecar; mesmo porque, o pai deve ser respeitado em qualquer situação.
            A fala de que “[...] não há homem na terra que venha unir-se conosco [...]”, Gn.19.31, mostra desprezo para com Deus que os havia alojados na cidade de Zoar – decidiram isolar-se no monte.
            O texto apresenta um eufemismo: figura de linguagem para suavizar uma expressão que pode significar:
            “[...] Segundo o costume de toda terra”, Gn.19.31 nos relacionamentos maritais;
            “[...] Segundo o costume de toda terra”, Gn.19.31 nos relacionamentos entre pais e filhos, e irmãos – costumeiro no oriente, mas para Deus é um pecado.
            Não aproveita as oportunidades para pecar contra Deus.
            Filho aproveitador [...]
2 – Planeja o ataque.
            Álcool e sexo andam juntos.
            Por esse motivo a proposta indecente era: “[...] façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele [...]”, Gn.19.32;
            Quando o homem insiste no pecado dizendo: “vem [...]”, Gn.19.32, Deus não o trancafia, então, “[...] deram a beber vinho a seu pai [...]”, Gn.19.33.
            Estando o homem morto nos seus delitos e pecados, “naquela (mesma) noite, pois [...]”, Gn.19.33, concluíram a maldição intentada no coração.
            “[...] E, (o resultado pode ser catastrófico, repugnante contra Deus) entrando a primogênita, se deitou com ele [...]”, Gn.19.33.
            Em outra Escritura fala que “[...] o pecado, uma vez consumado, gera a morte”, Tg.1.15, “[...] e [...] sem que ele o notasse (morto espiritualmente), nem quando ela se deitou, nem quando se levantou”, Gn.19.33; Ló foi cúmplice, responsável pelo pecado.
            A perversa ideia: “[...] e conservemos a descendência de nosso pai”, Gn.19.32, avô de nossos filhos – a maldade estava se alastrando.
            Ló, livrado pela misericórdia de Deus, agora contribui para a prática do pecado.
            Sodoma continuava pulsando no coração de Ló e de suas filhas.
            Não houve participante inocente nesse caso de pecado entre pai e filhas.
            Luto, perda de bens, sozinho, na caverna, presa fácil para o pecado.
            A vida espiritual havia degenerado.
            “No dia seguinte (um segundo sucesso mau, perverso e diabólico acontece), disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai”, Gn.19.34.
            Não encoraja outras pessoas a pecar com o seu mau exemplo.
            Não perca a sua fibra moral.
            Não deixa que a sua fé seja consumida.
            A repetição “de novo, (reforça em nosso coração o dever de fugir do pecado) [...]”, Gn.19.35.
            Muitos pecados praticados se “[...] dão (de) [...] noite, a beber vinho a seu pai, (amigo) e, (depois de embriagado) entra a mais nova [...]”, Gn.19.35, para depois destruir, deixando-o à morte.
            O ataque se consome depois de “[...] se deitar com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou”, Gn.19.35, declarando o afastamento espiritual de ambos de Deus.
            O pecado foi agravado pela repetição imediata.
            Não seja uma má influência para outras pessoas.
            Filho aproveitador [...]
3 – Busca resultados perversos para toda geração.
            “E assim (por causa do pecado das) [...] duas filhas (e) de Ló (que consciente, levou sua família para o meio da prostituição/homossexualidade e vícios) conceberam do próprio pai”, Gn.19.36, em rebeldia contra Deus.
            Ló expôs suas filhas às imoralidades de Sodoma.
            Participou do incesto sem nenhum protesto.
            Os pecados e as falhas de homens bíblicos ficaram registrados para nossa admoestação e cautela.
            Faça de tudo para evitar toda aparência do mal e vigia para não cair.
            Filho aproveitador [...]
Conclusão:      Não será bem sucedido.
            “A primogênita deu à luz um filho e lhe chamou Moabe: é o pai dos moabitas, até ao dia de hoje”, Gn.19.37.
            Os moabitas foram absorvidos pelas nações árabes.
            “[...] Moabe [...] (não foi bem sucedido porquê) perdido está [...] teve grande medo [...] e andava angustiado por causa dos filhos de Israel”, Nm.21.29; 22.3 porque procedia de um vergonhoso incesto.
            “A mais nova também deu à luz um filho e lhe chamou Ben-Ami: é o pai dos filhos de Amom, até ao dia de hoje”, Gn.19.38.
            Além da inimizade entre Israel e Amom, aqueles serviram “[...] a Milcom (Moloque – sacrifício de crianças), deus dos filhos de Amom [...]”, 1Rs.11.33, foram rejeitados por Deus e absorvidos pelos povos árabes.
            Ló desaparece das páginas do A.T., mas reaparece no N.T. quando Deus declara que “[...] livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados”, 2Pe.2.7.
            Alguns conselhos: “Foge da presença do homem insensato [...] tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas [...] segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Foge [...] das paixões da mocidade [...]”, Pv.14.7; 1Tm.6.11; 2Tm.2.22.
            Somente Deus, em Jesus Cristo, pode libertar você de todo pecado.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário