terça-feira, 3 de setembro de 2019

Ef.4.7 - DONS ESPIRITUAIS: O QUE SÃO?

DONS ESPIRITUAIS: O QUE SÃO? Ef.4.7.

Objetivo:         O que é um dom espiritual para o ministério, e o que não é?
            Qual a procedência desses dons e quem os recebe?
            O que é um dom espiritual para ministério?
            Com que finalidade existem os dons?
            Dom, no grego “charisma”, pode ser usada para indicar “[...] o dom gratuito de Deus (que) é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”, Rm.6.23 - ONDB.
            Mas seu emprego característico é para indicar os “dons espirituais”, isto é, as dotações outorgadas pelo Espírito Santo. – ONDB.
            Todos possuem dons com a determinação de “servirem uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”, 1Pe.4.10.
            Conforme o texto básico, Paulo fala: “e a graça (favor imerecido) foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”, Ef.4.7.
            Um dom espiritual não tem sentido ou fim em si mesmo, isso porque, “[...] Cristo mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, (finalidade) com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”, Ef.4.11, 12.
            Dons espirituais são um chamado de Deus ao trabalho, “pois somos feitura (de) Deus, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”, Ef.2.10.
            Dons espirituais existem com a finalidade de Deus suprir, através de seu exercício, as necessidades físicas, materiais, intelectuais e emocionais do Corpo e através do Corpo.
            Os “[...] dons espirituais [...] (devem ser) para a edificação da igreja”, 1Co.14.12.
            Não se deve confundir dons espirituais com talentos, com o fruto do Espírito e, nem com cargos na igreja.
            A diferença entre dons espirituais e talentos natos.
            Todos nascem com talentos – crentes e não crentes – talentos grandes, médios ou pequenos.
            Somente o crente recebe dons espirituais.
            Talentos – presentes desde o nascimento físico; descobertos ou não, e é o próprio Deus é quem “a um dá cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu”, Mt.25.15.
            Operam na sociedade e no Corpo de Cristo pela capacitação natural:                   
            1 – Agilidade com as mãos – desenhar, lapidar, engastar, costurar;
            2 – Música – cantar, compor, tocar, reger, analisar;
            3 – Idiomas – aprender, falar, traduzir;
            4 – Trabalhar com crianças;
            5 – Facilidade, criatividade – ciências e matemática;
            6 – Comunicação – verbal, ensinar, público – ator, orador, conferencista;
            7 – Liderança;
            8 – Administração;
            9 – Vendas.
            Veja que é “[...] o Espírito de Deus (que) [...] enche (o homem) de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício [...] também [...] dispõe o coração para ensinar a outrem [...]”, Ex.35.31, 34.
            Dons – Acompanham o novo nascimento; descobertos ou não.
            Operam no Corpo de Cristo e também na sociedade pela graça de Deus e no poder do Espírito Santo:                                     
            1 – Profeta;
            2 – Evangelista;
            3 – Mestre – ensino da Palavra de Deus;
            4 – Serviço - ministério;
            5 – Exortação;
            6 – Repartir - contribuir;
            7 – Liderança - presidir;
            8 – Misericórdia;
            9 – Ajuda – socorro;
            10 – Administração – governos;
            11 – Hospitalidade;
            12 – Intercessão;
            13 – Pastorear – cuidar de ovelhas.
            Não parte de nós escolher dons, mas “a uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”, 1Co.12.28 e outros mais.
            Deus pode usar tanto talentos quanto dons conjuntamente para a glória de Deus.
            O talento para vendas ao lado do dom de evangelizar;
            O talento para o ensino ao lado do dom de ensinar;
            O talento de administração ao lado do dom de administrar.
            Talentos fazem parte dos recursos para o exercício de um dom espiritual.
            Talentos fazem parte dos recursos para o exercício de um dom espiritual.
            Ex.: Talentos para a comunicação verbal e facilidade de enfrentar o público dão oportunidade ao exercício dos dons espirituais de ensino, profecia, exortação ou evangelização, quando exercidos publicamente.
            Não devemos confundir talento nato nem dom espiritual com treinamento.
            Pode-se desenvolver tanto um talento quanto um dom espiritual e, no caso deste, aprender a usá-lo cada vez mais no poder e na dependência do Espírito Santo.
            Diferenças entre dons espirituais para o ministério e o fruto do Espírito.   
            “[...] O fruto do Espírito é: amor [...]”, Gl.5.22. Tudo o mais é derivação do amor.
            Paulo descreve o amor como “[...] um caminho sobremodo excelente”, 1Co.12.31. O caminho mais elevado de exercer um dom espiritual com “[...] o fruto do Espírito [...]”, Gl.5.22.
            Nossa atitude espiritual é moldada pelo “[...] fruto do Espírito [...]”, Gl.5.22, que é a mente, o caráter e a disposição de Cristo.
            Quando estamos firmados em Cristo, pensamos os seus pensamentos e reagimos à vida com a Sua disposição.
            Dons espirituais definem aquilo que o crente faz (serviço); o fruto do Espírito ajuda a definir aquilo que o crente é (caráter) – Wagner, Gifis, 89.                  
            “[...] O fruto do Espírito [...]”, Gl.5.22 é um pré-requisito para o exercício efetivo de dons espirituais. Dons sem fruto são sem nenhum valor.
            Diferenças entre dons espirituais e cargos no trabalho do Senhor. 
            Por nomeação ou eleição na igreja, irmãos na fé ocupam cargos por períodos longos ou curtos – organistas, professores, tesoureiros, presbíteros, diáconos, presidentes.
            Espera-se que no exercício de um cargo o crente tenha oportunidade de utilizar um ou mais de seus dons espirituais.
            Quem tem o dom de exortação no cargo da superintendência da Escola Dominical, incentiva professores e alunos a se prepararem, anima os retardatários.
            Valorizar pessoas pelos cargos que ocupam.
            Quem é você quando não ocupa cargos na igreja? “[...] Depois de havermos feito quanto nos foi ordenado, dizemos: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”, Lc.17.10.
            Cargos dão identidade apenas circunstancial. Dons dão a seus possuidores identidade pessoal permanente.
            Sua identidade no Corpo de Cristo.
            Sua identidade no Corpo de Cristo não depende de cargos, e sim de dons espirituais que você recebeu quando nasceu de novo.
            A diferença entre um dom espiritual para o ministério e uma responsabilidade correspondente que é de todo cristão.   
            Ministério no grego – serviço.
            Todo crente é chamado para ser um servo de Deus a ponto de “servir uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”, 1Pe.4.10.
            Ser um servo é uma questão de atitude para com o Senhor e seu corpo, por isso, “[...] se Jesus, sendo o Senhor e o Mestre [...] lavou os pés (dos discípulos), também nós devemos lavar os pés uns dos outros”, Jo.13.14.
            O servo é chamado a fazer aquilo que a situação requer ou que o outro necessita na hora, assim, “[...] aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?”, 1Jo.3.17.
            Todo crente tem a responsabilidade de “ser misericordioso, como também é misericordioso nosso Pai”, Lc.6.36.
            Todos os crentes têm deveres a cumprir no Corpo de Cristo, portanto, “fazei tudo sem murmurações nem contendas”, Fp.2.14. 
            Por este motivo de Salomão ter falado: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio”, Pv.6.6.    
            O Senhor não requer nem devemos nós esperar eficiência máxima daquele irmão nas tarefas para as quais ele não foi dotado por Deus.
            Quem tem dons espirituais?
            É possível exercer um dom sem saber?
            Cada pessoa nascida de novo recebe dons espirituais como equipamento básico para o desempenho de seu serviço no Corpo de Cristo.
            Pedro declara: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”, 1Pe.4.10.
            Paulo fala que “[...] Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve [...] (e) nós somos corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”, 1Co.12.18, 27.
            Então, a mim e a você “[...] foi concedida a graça [...] a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo”, Ef.4.7.
            Não há gente do lado de fora, não há espectadores. Você é tão importante para o Corpo quanto qualquer parte do corpo humano é vital para esse corpo.
            Caso você não tenha nenhum compromisso real e sério com o Dono, o Senhor da igreja, veja que “já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”, Mt.3.10.
           
Aplicação:       Que dom você tem colocado em prática no Corpo de Cristo?

            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – Quem é você no Corpo de Cristo – Mis. Lida E. Knight – LPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário