sábado, 21 de setembro de 2019

A MELHOR ESCOLA.


A MELHOR ESCOLA
            A comemoração do Dia da Escola Dominical é um marco para homens e mulheres que se esforçam para transmitir os ensinos bíblicos.
            Esse esforço aconteceu em 1780 no coração do inglês Robert Raikes. Ele, desejoso de atender às necessidades das crianças nas ruas de Gloucester, proporcionou a elas o direito à educação moral e cívica, ler e escrever. E para alimentar a vida espiritual, ensinou-lhes também o catecismo da igreja. Daí nasceu a Escola Dominical.
            No Brasil, o seu início se deu em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, RJ, com cinco crianças. Deus usou poderosamente os missionários escoceses da Igreja Congregacional, Robert Read Kalley e sua esposa Sarah Poulton Kalley.
            Esses não tiveram a preocupação que o inglês tivera do ensino secular, e concentraram esforços para ensinar a seus alunos lições que valorizavam a vida religiosa e espiritual de cada pessoa. Com o decorrer dos anos foi se aprimorando ainda mais o ensino e estendeu-se aos adultos, jovens e adolescentes. 
            A Igreja Presbiteriana do Brasil tem a preocupação de todos os domingos se reunir com o propósito de transmitir os ensinos da Palavra de Deus, a fim de inculcar na mente e no coração os verdadeiros valores do Reino dos céus.
            Afinal, qual escola é melhor para criar o seu filho? As duas. Tanto a secular como a Dominical. As duas são importantes. Mas, é preciso saber diferenciar uma da outra.
            A escola convencional prepara o aluno para o mercado de trabalho, a vida acadêmica e algumas vezes para o relacionamento pessoal competitivo. Estudar faz bem, enriquece, dignifica a pessoa e faz com que ela seja aceita em qualquer círculo profissional.
            A escola bíblica conduz o homem até Cristo. Esse é o grande diferencial entre as duas escolas. Esta era a função da lei, “de maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gl 3.24).
            “A palavra ‘aio’, no original grego, é pedagogo, que significa guia, auxiliar. Essa palavra não significa aqui mestre-escola, tutor, aquele que tinha a incumbência de educar uma criança. Pelo contrário, está em foco a ideia de um auxiliar ou guardião. Usualmente se tratava de um escravo, que cuidava da criança desde os seis aos dezesseis anos e idade. Tinha por tarefa disciplinar a criança, podendo corrigir as suas faltas por meios apropriados para a ocasião. Um dos seus deveres era o de acompanhar a criança pra a escola, cuidando para que nenhum perigo a ameaçasse. Mas quando a criança atingia a idade apropriada, cessava a autoridade do guardião, e a criança não mais era responsável perante ele, e nem mais estava sujeita às suas exigências” – O NT interpretado versículo por versículo – R. N. Champlin, Ph.D – Gl. 3.24 – pg.477.
            Deus sempre se interessou por educar o homem por completo. É interessante notar que nos primórdios dos tempos, em especial, na época de Abraão, cerca de 2.500 a.C., não havia prédios escolares.
            Somente em 722 a.C. é que os judeus começaram a construir sinagogas que serviram para o ajuntamento de crianças e adultos com a finalidade específica: adorar, orar a Deus e estudar as Escrituras.
            Note bem a diferença de uma escola para outra. Nesta, a chamada bíblica, crianças e adultos participam juntos e aprendem juntos sobre as Santas Escrituras.
            Antes de haver prédios públicos o ensino acontecia dentro dos lares. A responsabilidade estava sobre os ombros dos pais. A ordem era simples: aprenda primeiro para depois ensinar.
            É isto o que está registrado por Moisés ao dizer: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.6, 7).
            O salmista confirma com estas palavras ao dizer: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Sl 78.3, 4).
            Esta Escola Dominical é mais que preciosa, é de fato a melhor escola implantada neste mundo porque nela e através dela as famílias se ajuntam e podem “[...] aprender a temer ao SENHOR todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos” (Dt 4.10).
            Pais e filhos, participem da Escola Dominical a fim de “[...] crescerem na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pe 3.18).
Rev. Salvador P. Santana          

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