sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Gn.19.15-23 - FILHO SAI DA CIDADE.

FILHO SAI DA CIDADE
Gn.19.15-23

Introd.:          Em Ribeiro Preto, SP, travestis vindos de diferente cantos do país se prostituem diariamente.
            Ao álcool, à cocaína e ao sexo, adiciona-se o medo introduzido pelo PCC.
            O PCC oferece violência física e emocional como forma de controle da prostituição – espancamentos, pauladas, mortes.
            O pagamento é exigido em troca de pontos chaves como esquinas e avenidas – cafetinas e cafetões – R$ 20,00 a R$ 70,00 por um pedaço de calcada por noite.
            Operação da PF tirou colocou cafetinas e cafetões na cadeia.
            17 travestis foram resgatados das ruas, e tiveram a oportunidade de irem para casa, mas retornaram para a mesma cidade, a mesma prostituição.
Nar.:    Com Ló foi diferente.
            Nas entrelinhas parece que Ló estava receoso de deixar para trás “[...] rebanhos, gado e tendas”, Gn.13.5.
Propos.:           Deus intervêm na vida dos homens.                         
Trans.:             Filho sai da cidade [...]
1 – À força.
            “Ao amanhecer [...]”, Gn.19.15 avisa que Ló teve a noite inteira para se programar, rever a sua história, os seus conceitos, fazer uma análise a respeito da sua vida espiritual.
            “Ao amanhecer [...]”, Gn.19.15 pode acontecer de nem eu e nem você ter a mesma oportunidade quando da Segunda Vinda de Cristo.
            “Ao amanhecer [...]”, Gn.19.15 Deus intervém.
            Devido a intervenção de Deus, “[...] apertaram os anjos com Ló [...]”, Gn.19.15 por falta de atitude e agilidade de Ló.
            Deus continua “[...] dizendo (para eu e você): Levanta-te [...]”, Gn.19.15, e toma uma atitude responsável a respeito da sua vida espiritual.
            A responsabilidade de “[...] Ló (eu e você) [...] toma tua mulher e tuas duas filhas [...]”, Gn.19.15 que estão sob a sua proteção, oração, dedicação a Deus.
            Está implícito filhos solteiros “[...] que aqui se encontram [...]”, Gn.19.15 debaixo do seu teto – trazer à igreja, orar e ler a Bíblia com ele e por ele.
            A finalidade em nossos dias pode ser eterna, mas para “[...] Ló (e sua família foi) para que não perecessem no castigo (temporal) da cidade”, Gn.19.15.
            Deus intervém devido a maneira, “como, porém [...] demoramos [...]”, Gn.19.16 em tomar certas atitudes em relação à nossa vida espiritual.
            “Como, porém, se demorasse (agir em favor da vida e da família), os homens (anjos) pegaram Ló [...] pela mão [...]”, Gn.19.16.
            O “[...] pegar [...] pela mão [...]”, Gn.19.16 dá a ideia de insistir, forçar, obrigar o outro a fazer aquilo que não deseja.
            A ação de “[...] pegar pela mão [...] (não se restringiu apenas ao sobrinho de Abraão) pegaram a Ló, a sua mulher e as duas filhas [...]”, Gn.19.16 – Deus querendo, Ele salva – insista com Deus em oração em seu favor e dos seus.
            “[...] Ló [...] sua mulher e as duas filhas (cada um de nós - foram tirados à força da prática do pecado pelo motivo de) ser o SENHOR misericordioso (piedoso, compassivo) [...]”, Gn.19.16.
            “[...] E o (que fez e faz) o SENHOR (por nós) tira, e (nos) põe fora da cidade”, Gn.19.16 corrupta, pecaminosa, depravada.
            “[...] E o SENHOR (fez e faz por nós) tirando, e (nos) pondo fora de [...]”, Gn.19.16 amizades, parentes e trabalho que não condiz com o evangelho.
            O gerúndio “havendo [...]”, Gn.19.17 aponta para Deus que está agindo no momento do aperto, quando passamos pela dificuldade, ao enfrentar a angústia, no momento do desespero; Deus age ainda que seja à força.
            Deus “[...] os levou (para) fora [...]”, Gn.19.17 da cidade pecaminosa.
            Deus nos “[...] leva (para) fora [...]”, Gn.19.17 de situações que não convém o cristão permanecer – trabalho que conduz ao pecado, família briguenta.
            Deus tira à força até certo momento, isto porque, “[...] disse um deles [...]”, Gn.19.17 e até hoje somos orientados biblicamente:
            “[...] Livra-te [...]”, Gn.19.17 das más companhias, do homem violento, dos locais impróprios – travestis em Ribeirão Preto, SP.
            “[...] Salva a sua vida [...]”, Gn.19.17 do pecado, do inferno.
            “[...] Não olhes para trás [...]”, Gn.19.17 que é prazeroso, efêmero, pecaminoso.
            “[...] Nem pares em toda a campina [...]”, Gn.19.17 onde a destruição irá alcançar – locais impróprios que conduz ao afastamento de Deus.
            “[...] Foge para o monte [...]”, Gn.19.17 em direção ao céu.
            O desejo de Deus tirar você à força é “[...] para que não pereças (não morra, não seja condenado)”, Gn.19.17 juntamente com os demais.
            Filho sai da cidade [...]
2 – E faz um pedido.
            Urgente! “Responda [...]”, Gn.19.18 a Deus a todas as cobranças feitas na Palavra de Deus.
            Seja sincero diante de Deus e “responda (como) Ló: Assim não, Senhor meu!”, Gn.19.18 – eu não gostei disto, daquilo, da maneira que o Senhor tem me tratado.
            Fale para Deus: “Eis que o teu servo [...]”, Gn.19.19 aqui se humilhando a fim de servir com amor e fidelidade.
            Você sendo “[...] servo (de Deus, você) achou (e acha) mercê (favor, graça, aceitação) diante de dEle) [...]”, Gn.19.19.
            Após a sua petição o próprio Deus “[...] engrandece [...]”, Gn.19.19 você em todas as coisas.
            Portanto, fique sabendo que somente “[...] a [...] misericórdia (bondade, fidelidade de) Deus (é) que (Ele tem) mostrado (a você) [...]”, Gn.19.19.
            Os resultados são claros; é Deus “[...] salvando [...]”, Gn.19.19 a mim e a você.
            Continue pedindo dizendo que você “[...] não pode escapar no monte [...]”, Gn.19.19 por falta de fé, confiança ou que precisa crescer mais espiritualmente.
            Seja sincero dizendo que “[...] receia que o mal (desagradável, maligno) o apanhe (de surpresa), e você morra”, Gn.19.19 no pecado.
            Fale para Deus sobre as suas opções.
            “Eis aí uma cidade perto [...]”, Gn.19.20, é viável, serei abençoado, vou me desvencilhar do pecado?
            Precisamos saber em oração “[...] para a qual cidade eu (e você) podemos fugir [...]”, Gn.19.20 dos nossos medos, desilusões, angústias.
            Sim, a que “[...] é pequena [...]”, Gn.19.20 nos remete para o número reduzido dos eleitos, daqueles que serão salvos.
            Peça a Deus que “[...] permita que eu (e você) fujamos para lá (porventura, não é pequena (dos escolhidos de Deus?) [...]”, Gn.19.20.
            Insista na sua petição; “[...] e (na) cidade (você e eu podemos) viver (com) a nossa alma”, Gn.19.20 na presença de Deus.
            Filho sai da cidade [...]         
Conclusão:      E recebe a aprovação de Deus.
            Deus ainda pode responder as nossas orações.
            “Disse-lhe: Quanto a isso [...]”, Gn.19.21, sair da cidade onde impera o pecado, reconhecer a pequenez da fé, saber que somente Deus pode fazer o melhor.
            A resposta é que, conforme a vontade soberana de Deus, “[...] estou de acordo [...]”, Gn.19.21.
            Deus pode ainda fazer o melhor: “[...] para não subverter (não destruir, exterminar, lançar no inferno) a cidade (família, amigos) de que acabas de falar”, Gn.19.21 em oração.
            Tem um porém; “apressa-te [...]”, Gn.19.22, faça o melhor por você, é sua responsabilidade fugir do pecado e buscar uma vida espiritual abençoada.
            “[...] Refugia-te nela (cidade) [...]”, Gn.19.22, gente de bem, pessoas interessadas em ver você abençoado.
            A misericórdia de Deus alcança você até o fim, enquanto estiver neste mundo, “[...] pois nada Deus pode fazer (de destruição dos ímpios), enquanto não tiveres chegado lá [...]”, Gn.19.22 na ressurreição dos justos.
            “[...] Por isso, se chamou Zoar (insignificante) o nome da cidade”, Gn.19.22 para onde Ló se refugiou, pois a Pátria celeste ainda está por vir.
            Deus aprova todo aquele que sai da cidade terrena para pertencer a Celestial, por isso, “saía o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar”, Gn.19.23.
            Ló agarrou a oportunidade de salvação e saiu da cidade.
            Não apenas Ló, mas todo aquele que crê em Jesus terá a oportunidade de um dia contemplar a cidade celestial, na qual, “[...] não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos”, Ap.22.5.
            Filho, saia da cidade de pecado e da maldade do seu coração.



            Rev. Salvador P. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário