terça-feira, 4 de junho de 2019

1Jo.5.1-21 - TODO CRISTÃO É UM VENCEDOR.


TODO CRISTÃO É UM VENCEDOR, 1Jo.5.1-21.

Objetivo:         Reconhecer que a vitória, em todas as áreas da vida, procede de Deus.
Nar.:    John Sobieski, rei da Polônia no século 17 é lembrado como o homem que salvou a Europa Central dos exércitos invasores turcos, em 1683.
            Com os turcos nas muralhas de Viena, Áustria, Sobieski, comandou um ataque que quebrou o cerco.  
            Ao anunciar sua grande vitória, o rei parafraseou as palavras de César: “Eu vim; eu vi; Deus venceu”.
            Precisamos descansar na certeza de “[...] Jesus está conosco todos os dias até à consumação do século”, Mt.28.20, e Ele é quem vence todas as nossas batalhas.
            A Bíblia usa vários termos para descrever aquele que tem um relacionamento pessoal com Deus: justo, discípulo, santo, amado e filho de Deus.
            João usa um novo título: todo cristão é um vencedor!
            João fala “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”, 1Jo.5.4.
            Ele usa o verbo nikaô (vencedor). Nike era a deusa grega da vitória. Para os gregos somente os deuses conseguiam as verdadeiras vitórias.
            A derrota é humana, mas a vitória é divina.
            Todo cristão é um vencedor. Alguns detalhes desta vitória:           
1 – O segredo da vitória.
            A vitória do cristão tem três aspectos fundamentais:
            A – A vitória foi conquistada por Deus.
            João usando o conceito grego de vitória, reafirma o ensino bíblico de que toda e qualquer vitória procede de Deus. Somente Deus é o vencedor.
            A vitória obtida pelo homem é uma concessão divina, por isso devemos dar “graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Co.15.57.
            Três lições neste verso:
            1 – “[...] A vitória (sobre o pecado, a morte, o diabo e o mundo é) por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Co.15.57;
            2 – A vitória foi conquistada e nos é assegurada somente pelo “[...] nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Co.15.57;
            3 – Devemos reconhecer e dar “graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Co.15.57.
            B – A vitória é apropriada pela fé.
            João fala que “todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou (o Pai) também ama ao que dele é nascido (o Filho)”, 1Jo.5.1.
            Essa pessoa se torna filho de Deus pela fé.
            O verbo “[...] nascido [...]”, 1Jo.5.1 indica que pela fé, o crente é regenerado ou nasce de novo.
            Veja o motivo “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”, 1Jo.5.4.
            A pergunta retórica de João traz a resposta certa aos nossos corações: “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”, 1Jo.5.5.
            O justo vive e sobrevive por causa de sua fé em Deus.
            C – A vitória é evidenciada pelo amor.
            A declaração de João é que “todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou (o Pai) também ama ao que dele é nascido (o Filho)”, 1Jo.5.1, por isso somos vitoriosos.
            João fala que é baseado “nisto (amor ao Pai e ao Filho é que) conhecemos que amamos os filhos (irmãos/servos) de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos (para serem obedecidos)”, 1Jo.5.2.
            Precisamos lembrar “porque este é o amor de Deus (dever, obrigação): que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos”, 1Jo.5.3.
            Obedecer é a oportunidade de mostrar o amor.
            O amor gera uma obediência alegre.
            Não existe nada pesado ou difícil para o amor.
2 – A certeza da vitória.
            Essa certeza nos dão as garantias da vitória.
            A – Certeza que Jesus é Deus.
            João enfrentava os hereges (contrária) que rejeitavam o ensino bíblico da Pessoa de Jesus.
            Para provar que Jesus é Deus, João utiliza três testemunhas, como exigia a Lei de Deus, “uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniquidade ou por qualquer pecado [...] pelo depoimento de duas ou três testemunhas, se estabelecerá o fato”, Dt.19.15.
            O texto fala que “[...] há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um (a Trindade)”, 1Jo.5.7.
            Declara também que “[...] três são os que testificam na terra]: o Espírito (“[...] o Espírito da verdade [...] (que) dá testemunho de Jesus – que é o Cristo”, Jo.15.26) [...]”, 1Jo.5.8.
            É o Espírito Santo quem, “[...] depois que ouvimos a palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação, tendo nele também crido, fomos selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança [...]”, Ef.1.13, 14;
            [...] A água [...]”, 1Jo.5.8 refere-se ao batismo de Jesus, quando “[...] uma (manifestação da Trindade com) voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”, Mt.3.17.
            [...] O sangue [...]”, 1Jo.5.8 fala sobre a cruz, quando houve um testemunho cósmico acerca da divindade de Jesus quando “[...] ouve trevas sobre toda a terra [...] o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram”, Mt.27.45, 51, 52.
            Juntos, “[...] o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito”, 1Jo.5.8; marcar o batismo e a morte de Jesus na cruz.
            João faz essa referência por causa da heresia ensinada por Cerinto que dizia que Jesus se tornou Cristo no batismo e deixou de ser Cristo quando morreu na cruz.
            A defesa de João é que “este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade”, 1Jo.5.6.
            Jesus é Deus. Este é o pilar da fé, a base de todas as outras certezas do cristão.
            Pode acontecer de “[...] admitimos o testemunho dos homens, (é bom lembrar que) o testemunho de Deus é maior; ora, este é o testemunho de Deus, que ele dá acerca do seu Filho”, 1Jo.5.9.
            Por este motivo, “aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho (de que Jesus é Deus). Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho”, 1Jo.5.10.
            B – Certeza que temos a vida eterna.
            Quando João escreveu o Evangelho, o seu propósito foi declarado de que os “[...] sinais [...] escritos (naquele) neste livro [...] foram registrados para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhamos vida em seu nome”, Jo.20.30, 31.
            O Evangelho de João conduziu seus leitores à fé em Jesus para receberem a vida eterna.
            Na primeira Epístola, João declara que “[...] o testemunho é este: que Deus nos deu (passado) a vida eterna; e esta vida está no seu Filho (para todo aquele que crê)”, 1Jo.5.11.
            É por esta razão que todo “aquele que tem o Filho tem a vida (certeza de salvação); aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida (eterna)”, 1Jo.5.12.
            No Evangelho João ainda declara que o próprio “Jesus nos dá a vida eterna; jamais pereceremos, e ninguém as arrebatará da sua mão”, Jo.10.28.
            Outra segurança que temos é que “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”, Rm.8.16.
            O motivo e segurança que João transmite é que “nos escreveu estas coisas, a fim de sabermos que temos a vida eterna, a nós outros que cremos em o nome do Filho de Deus”, 1Jo.5.13.
            O verbo “[...] saber [...]”, 1Jo.5.13 ocorre 39 vezes nesta carta e 8 vezes apenas neste capítulo.
            [...] Saber [...]”, 1Jo.5.13 significa conhecer com certeza, ou seja, “[...] a todos quantos receberam Jesus, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome”, Jo.1.12.    
            C – Certeza que Deus responde às nossas orações.
            É preciso preguntar para cada um de nós se “[...] esta é a confiança que temos para com Jesus: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade (e não a nossa vontade), ele nos ouve”, 1Jo.5.14.
            Há três aspectos importantes que são ensinados aqui sobre a oração:
            1 – Só ora aquele que tem “[...] confiança [...] para com ele (ou acredita em Deus) [...]”, 1Jo.5.14;
            2 – O crente sabe que “[...] Deus (o) [...] ouve (ou responde a sua oração)”, 1Jo.5.14.
            3 – A certeza que temos ou “[...] a confiança que temos para com ele (Jesus é) [...] que [...] (Deus responde) segundo a sua vontade [...]”, 1Jo.5.14.
            Interessante notar que, “e, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos [...]”, 1Jo.5.15, precisamos de ter fé, acreditar unicamente em Jesus.
            Através da fé “[...] estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito (a respeito de qualquer assunto)”, 1Jo.5.15.
            Se alguém (pode ser eu) vir a seu irmão cometer pecado não para morte, (temos o dever de) pedir (suplicar, orar em favor dessa pessoa) [...]”, 1Jo.5.16.
            Orando, temos a certeza de que “[...] Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte (rejeitar o Espírito Santo, pecado que conduz à desgraça espiritual – drogas) [...]”, 1Jo.5.16.
            Precisamos saber que “[...] há pecado para morte (blasfêmia contra o Espírito Santo, a recusa do evangelho), e por esse não digo que rogue”, 1Jo.5.16.
            Um desses pecados pode ser “[...] a rebelião (que) é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar (com esse tipo de pecado, muitos) [...] rejeitam a palavra do SENHOR, Deus também (o) [...] rejeitará [...] (muitos) recusam ouvir (Deus) [...] endurecem a sua cerviz [...]”, 1Sm.15.23; Ne.9.17.
            É preciso saber que “toda injustiça (viola a lei) é pecado, e há pecado não para morte (é quando você reconhece, confessa e deixa)”, 1Jo.5.17.
            D – Certeza de que não somos escravos do pecado.
            É por este motivo que devemos “saber que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado [...]”, 1Jo.5.18.
            Melhor ainda, “todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”, 1Jo.3.9.
            Ao nascer de Deus, o cristão deixa de ser escravo de Satanás e passa a ser filho de Deus.
            A certeza de que Deus responde às nossas orações é que “[...] Aquele (Jesus) que nasceu de Deus [...] guarda (os seus filhos), e o Maligno não lhe toca (na alma)”, 1Jo.5.18.
            Eis a razão e o dever de cada um “sujeitar-se, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de nós”, Tg.4.7.
            O “sujeitar-se [...] a Deus [...] (e) resisti ao diabo [...]”, Tg.4.7 deve ser constante porque devemos “ser sóbrios e vigilantes. O diabo, nosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé [...]”, 1Pe.5.8, 9.
            E – Certeza de quem somos e onde estamos.
            João reforça a nossa origem espiritual: “[...] somos de Deus [...]”, 1Jo.5.19 ou “[...] filhos de Deus [...]”, 1Jo.3.2.
            Agora é preciso “saber (ou ter a certeza em cada coração individual) que somos de Deus [...]”, 1Jo.5.19.
            Todos vivem num mundo que não pertence a Satanás, pertence “ao SENHOR (porque a Ele) pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”, 1Jo.5.19.
            Devemos “saber [...] que o mundo inteiro jaz (deitado, colocado pela vontade de Deus) no Maligno”, 1Jo.5.19.
            O “[...] mundo (está sob o poder de Satanás), segundo o príncipe da potestade do ar [...]”, Ef.2.2.
            Jesus chama Satanás de “[...] o príncipe (deste) mundo (mas ele) [...] será expulso”, Jo.12.31.
            Paulo fala que Satanás é “[...] o deus deste século (que) cega o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo [...]”, 2Co.4.4.
            Satanás “[...] atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”, Ef.2.2, 3.
            F – Certeza de que estamos na verdade.
            Pela última vez João usa o verbo “[...] sabemos [...]”, 1Jo.5.20.
            Eu e você “também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro (?) [...]”, 1Jo.5.20.
            Temos a plena certeza de que “[...] estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo (?) [...]”, 1Jo.5.20.
            [...] Sabemos (com convicção que) este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (para eu e você?)”, 1Jo.5.20.
            A resposta sendo afirmativa, “[...] já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, Rm.8.1.
            João conclui a sua carta com um imperativo: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”, 1Jo.5.21.
            No grego “[...] ídolo”, 1Jo.5.21 é aquilo que é irreal ou ilusório, um deus inexistente ou qualquer coisa que ocupa o lugar de Deus na vida dos homens.
            [...] Guardar-se dos ídolos”, 1Jo.5.21 é não se deixar enganar espiritualmente.
Aplicações práticas:    A sua fé se fundamenta em certezas espirituais, que jamais pode ser destruída?
            Você possui a certeza de salvação?
            Você vive com aquilo que é falso?
            Você é um vencedor?



            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para Estudo – A verdadeira espiritualidade – 1, 2 e 3 João e Judas – Rev. Arival Dias Casimiro – Z3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário