sábado, 5 de agosto de 2017

Mt.7.21-23 - APARTAI-VOS.

APARTAI-VOS
Mt.7.21-23


Introd.:           Pedi para apartar-se é como desprezar, mandar embora de casa para não mais ser encontrado.

Nar.:    Estes versos são tão instrutivos quanto problemáticos.

            São instruções para o servo de Deus perceber a má conduta do perverso a fim de buscar mudança para a sua vida.

            O problema é que existem muitos supostos servos de Deus no meio do povo santo.

            Cuidado! Deus conhece perfeitamente cada coração.   

Propos.:           O salmista traz uma declaração muito incisiva para todos nós: “Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la”, Sl.34.14.

Trans.:             Apartai-vos [...]           

1 – Você pode não entrar.

            O “nem todo o que me diz [...]”, Mt.7.21 aponta para todos quantos estão dentro e fora da igreja.

            São todas aquelas pessoas ou irmãos em Cristo que falam, afirmam ou ensinam com toda sinceridade a ponto de exortar, aconselhar, comandar ou dirigir multidões de que são servos de Deus.

            A temática de todos é clamar: “[...] Senhor, Senhor! [...]”, Mt.7.21 dando ou passando a ideia de que servem apenas um único Deus em suas vidas.

            Mas, a partícula de negação “nem [...]”, Mt.7.21 qualifica quem você é no Reino e família de Deus.

            Essa qualificação habilita ou desqualifica a quem quer que seja “[...] entrar (sair deste mundo para ingressar) no reino dos céus [...]”, Mt.7.21 ou ficar fora dele.

            Na verdade depende do próprio Deus em salvar ou rejeitar o homem em Cristo Jesus.

            É por este motivo que o servo de Deus precisa se dedicar completamente a Deus - BOI.

            A conjunção “[...] mas (aponta quem na verdade é apto a viver para Deus) [...]”, Mt.7.21.

            O “[...] aquele [...]”, Mt.7.21 pode ser eu ou você.

            Qualquer um de nós pode ser aprovado se “[...] fizermos a vontade do [...] Pai (palavra falada por) Jesus [...]”, Mt.7.21.

            E esta vontade precisa estar de acordo com tudo aquilo “[...] que está (registado) nos céus”, Mt.7.21 a respeito da nossa vida neste mundo.

            Você está se afastando do pecado ou do Reino dos céus?

            Aparta-te de querer [...]

2 – Fazer milagres.

            O homem é metido a querer fazer e ser mais do que Deus.

            É por isso que “muitos, naquele dia (do juízo final terão que prestar contas dos seus atos diante de Deus) [...]”, Mt.7.22.

            A desculpa de “muitos [...] (que) haverão de dizer (a) Jesus (no) dia (em que Cristo voltar continua sendo uma farsa, hipocrisia nos corações) [...]”, Mt.7.22.

            Como línguas afiadas, os homens “[...] dizem: Senhor, Senhor! [...]”, Mt.7.22.

            A repetição no português reforça a ideia, dá a entender de que é verdadeiro o que se fala.

            [...] Senhor, Senhor! [...]”, Mt.7.22 é como dizer que sou de Deus como servo, eu o obedeço e faço a sua vontade.

            Mas, em apenas falar, não quer dizer que é verdadeiro essa palavra, mesmo porque, muitos homens de hoje como no tempo de Jesus, eles “[...] profetizavam (previam o futuro; e o pior) em [...] nome (de) Jesus [...]”, Mt.7.22.

            Outro desejo dos homens é enfrentar, amarrar, dominar ou “[...] expelir (expulsar) demônios [...] em [...] nome (de) Jesus [...]”, Mt.7.22.

            [...] e em teu nome não fizemos muitos milagres?”, Mt.7.22.

            A aspiração dos homens em todos os tempos é buscar saúde física.

            E neste aspecto charlatões prosperam ao máximo ganhando milhões “[...] em [...] nome (de) Jesus [...] fazendo muitos milagres (de andar, falar, ouvir, enxergar) [...]”, Mt.7.22.

            Ora, com tantas pessoas “[...] profetizando (sobre um futuro brilhante) [...] expulsando demônios [...] e [...] fazendo muitos milagres (esse mundo devia ser melhor) [...]”, Mt.7.22.

            Caia fora dessa armadilha! Jesus deseja completamente a nossa salvação.

            Caso você não fizer a opção por apartar-se, Jesus dirá [...]

3 – Não o conheço.

            Não “[...] vos conheço [...]”, Mt.7.23 será dada não agora, mas no dia em que Jesus voltar para resgatar a sua igreja.

            Você está preparado para o encontro com o Senhor Jesus?

            Preste atenção no advérbio “[...] nunca (que Jesus tanto no passado, presente e no futuro não teve qualquer relação com essa pessoa) [...]”, Mt.7.23.

            Outra observação é o pronome “[...] vos (que indica multidões de pessoas desesperadas que não tem como entrar no Reino de Deus) [...]”, Mt.7.23.        

            O pior pode estar por vir é quando “então [...] [...]”, Mt.7.23 cada um de nós ficará de frente com Jesus no julgamento final para prestar contas.  

            Neste grande Dia Jesus “[...] nos dirá explicitamente (diante de anjos e dos homens, diante de Deus e do Diabo verdades que nunca temos ouvido) [...]”, Mt.7.23.    

            Muitos irão ouvir: Não “[...] conheço (você) [...]”, Mt.7.23.

            Qual será a sua resposta?

            Apartai [...]

Conclusão:      Devido as suas práticas.

            As suas “[...] práticas (são boas ou más a seu favor e das outras pessoas?) [...]”, Mt.7.23.

            O verbo “[...] partir (fala sobre cair fora, deixar para trás até mesmo pessoas importantes em sua vida que pode conduzir você ao pecado) [...]”, Mt.7.23.         

            Mas o texto fala a respeito de homens que, não apresentando mudança, o próprio “[...] Jesus (irá se) apartar (dessas pessoas) [...]”, Mt.7.23.

            O afastar-se de Deus é pelo motivo de muitos continuarem “[...] praticando a iniquidade (não reconhece o direito do próximo)”, Mt.7.23.          Não podemos correr o risco de sermos afastados de Deus.

            Busque viver integralmente uma vida santa e dedicada ao Senhor Jesus Cristo.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário