quinta-feira, 24 de agosto de 2017

MÉTODOS PARA A EVANGELIZAÇÃO.

MÉTODOS PARA A EVANGELIZAÇÃO

            Ultimamente as igrejas estão fazendo de tudo para tentar conquistar a frequência aos cultos ou tentar “salvar” o homem perdido.        Uma pergunta fica no ar: Será que as igrejas conseguem salvar o homem afundado no pecado? A resposta para todos os tempos é não. Impossível a igreja tentar salvar o homem, mesmo porque, o único que “[...] pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.25) é Jesus Cristo.

            Parece que os leitores da Palavra de Deus não têm levado muito a sério esta passagem e muitas outras que falam a esse respeito. Ninguém sabe se o intuito de algumas igrejas é atrair mais frequentadores, mais membros ou muito mais salvos.

            Mas o que se tem notícia é que várias igrejas têm usado de artifícios para atrair o maior número possível de frequentadores, talvez, com o objetivo de que eles sejam salvos.

            É possível que as palavras de boas-novas que devem ser levadas ao homem pecador estejam caindo por terra. Aquela ordem dada por Jesus de “[...] pregar que está próximo o reino dos céus” (Mt 10.7) já não é mais ouvida dos lábios de pastores e membros em geral porque, dizem muitos: a mensagem de salvação deve ser contemporânea ou os tempos bíblicos já passaram, e, portanto, não se pode amedrontar as pessoas.

            A banalização do evangelho está cada vez mais frequente nos púlpitos, nos lares, nas TVs e pelos cantos das praças. Aquele desejo de participar da Escola Dominical sumiu dos corações devido as horas perdidas nas noites de sábado. Aquela “Alegria (posta no coração) quando me dizem: Vamos à Casa do SENHOR” (Sl 122.1) já não existe mais porque o domingo da TV toma todo espaço. O que fazer diante de tal situação?

            O que é preciso levar em consideração é o que a Palavra de Deus determina a esse respeito. Em nenhum texto bíblico é permitido usar métodos estranhos ao que é relatado em suas páginas. Para anunciar o evangelho, Deus mostra procedimentos simples, mas que são eficientes para alcançar o homem pecador.

            O texto sagrado fala que cada filho de Deus é responsável pelo próximo que ainda não ouviu sobre o evangelho da salvação. Desde o Velho Testamento, o Senhor, dono deste mundo, tem se preocupado em anunciar a palavra de conserto.

            Através do profeta Ezequiel Deus fala: “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte” (Ez 3.17).

            Que fique bem gravado que a única obrigação que o servo de Deus recebia e ainda recebe é o de ouvir e depois transmitir esta palavra. De outra feita a ordem foi mais clara e com uma função maior: apontar o pecado do povo.

            Desta forma fazia Isaías e incentivava os seus contemporâneos, o que também serve para a igreja atual: “Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão [...]” (Is 58.1).

            Caso você não tenha gravado na memória o método de evangelização de Jesus é bom procurar ouvir e fazer como Ele determinou: “Ide [...] fazei discípulos de todas as nações [...]” (Mt 28.19).

            Jesus sempre “[...] dizia: Vinde após mim [...]” (Mt 4.19). Cabia ao ouvinte tomar a decisão e segui-Lo. Muitos tomaram a decisão certa de segui-lo, outros desistiram.

            Outro meio era o seu exemplo de oração, de leitura da Palavra de Deus, a participação aos cultos dedicados ao Pai Celeste e o seu modelo mais prático, “[...] expunha (testemunho aos ouvintes) o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lc 24.27).

            Esqueça todos os métodos atuais de evangelização e pratique o que Cristo ensinou.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário