quarta-feira, 9 de agosto de 2017

110 ANOS.

110 ANOS
            A Igreja Presbiteriana de Itapuí não é a mais antiga instalada em solo brasileiro, nem mesmo da região, mas pode-se contar com 963.600 horas (novecentos e sessenta e três mil e seiscentas horas) de organização nesta cidade, ou seja, são 110 anos de existência.
            Durante todo esse tempo que benefício ela trouxe a esta cidade? Qual foi o testemunho deixado pelos antepassados? Que transformação levou aos desavisados? Qual foi a mensagem proferida em todos esses anos? Colheram frutos? Deixaram bons exemplos? Acolheram os necessitados, encarcerados, enfermos, aflitos, viúvas?
            Afinal, qual tem sido a sua parcela de culpa por não ter conduzido outros a Cristo? Qual é a contribuição em favor do evangelho, do bom testemunho, da prática de boas obras, da evangelização?
            Jesus alerta o seu povo com muita propriedade ao dizer: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia (lamparina) para colocá-la debaixo do alqueire (vaso), mas no velador (suporte para lamparina), e alumia a todos os que se encontram na casa” (Mt 5.14,15).
            Preste bem atenção! Você sabe que o exemplo dos crentes do passado não foi dos melhores; que os crentes de outrora não deram bom testemunho; que a imagem da igreja ficou ofuscada, porque os vícios a mancharam; que muitos não conseguiram e não se esforçaram para deixar o cigarro, a bebida alcoólica, a mentira, a malandragem, as falcatruas.
            Pode ser que, por causa desse mau testemunho, o crescimento ficou a desejar porque “[...] as [...] iniquidades fazem separação entre [...] (o povo) e [...] Deus; e os [...] pecados encobrem o rosto (de) Deus do (seu povo) [...] para que [...] não (os) ouça” (Is 59.2).
            Amados, se for do agrado de Deus que esta Igreja Presbiteriana de Itapuí complete mais 100 (cem) anos. Para esta geração não resta outra opção; “[...] seja a luz do mundo [...]” (Mt 5.14).
            Este texto não quer dizer literalmente que você deve ser uma lamparina ambulante, pelo contrário, quando Jesus cobrou de seus discípulos essa responsabilidade, Ele quis dizer que todos, sem exceção, sendo servos dEle, devem buscar ansiosamente a verdade e o seu conhecimento, e isso, aliado à pureza espiritual.
            Sabe por quê? “[...] Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia (lamparina) para colocá-la debaixo do alqueire (vaso), mas no velador (suporte para lamparina), e alumia a todos os que se encontram na casa” (Mt 5.14,15).
            São exatamente 110 anos completados, já está na hora da igreja ficar mais exposta a todos, abertamente, publicamente como “[...] a cidade edificada sobre um monte [...]” (Mt 5.14).
            É impossível a igreja, a noiva de Cristo “[...] se esconder [...]” (Mt 5.14). Todos precisam ter uma vida transparente diante dessa sociedade que clama por mudança de caráter e moral.
            A igreja tem a obrigação de “[...] ser a luz do mundo [...]” (Mt 5.14). Essa cobrança não é feita por homens, é feita pelo dono da vida, o dono da igreja, Jesus Cristo.
            Portanto, essa atitude deve ser tomada urgentemente, deve ser radical e consciente. Não há mais o que esperar, pois já está velha demais. Pode ser que não complete mais outros 100 (cem) anos. Então a atitude de mudança espiritual tem que ser o de evitar ser “[...] uma candeia (lamparina) [...] colocada debaixo do alqueire (vaso) [...]” (Mt 5.15).
            Veja bem! Lamparina abafada não tem vida, não tem luz, fica nas trevas, tanto ela como os que estão ao seu redor.
            Mais que depressa, nesse centésimo décimo aniversário, seja a luz que Deus quer que você seja. Coloque-se “[...] no velador (suporte para lamparina) [...]” (Mt 5.15). Seja visto, conhecido como servo de Deus, como filho obediente, como servo fiel.
            Não dê brecha para que outros falem mal de você, denigram a sua imagem e a da igreja que você frequenta. Honre o nome do Deus vivo e verdadeiro que você tem professado durante o tempo em que você frequenta a igreja.
            Faça isso: “[...] alumia a todos os que se encontram na casa” (Mt 5.15). Caso você ainda não começou a iluminar, não está sendo uma bênção para a cidade de Itapuí, não tem dado um bom testemunho, hoje é o dia propício de você fazer uma reflexão de tudo o que aconteceu durante esses anos da IP de Itapuí.
            Que Deus abençoe você!
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário