sábado, 26 de agosto de 2017

Mg.3.13-17 - EXEMPLO.

EXEMPLO

Mt.3.13-17

 
Introd.:           O exemplo de vida é o melhor que podemos deixar neste mundo.
            Jesus sempre se preocupou em ser exemplo aos seus discípulos.
            Por onde Jesus andava, tudo quanto Ele fazia, falava, era como exemplo deixado aos seus. 
Propos.:           Seja exemplo no meio onde você vive.        
Trans.:             Jesus deixou o exemplo de [...]
1 – Passar pelo batismo.
            O ministério de Jesus é todo exemplo para o povo de Deus.
            É preciso saber que todos os homens escolhidos têm o seu tempo para ser escolhido, chamado, transformado e se apresentar para “[...] batismo [...] (mas lembre-se, não precisa ser especificamente nas águas do rio) Jordão [...]”, Mt.3.13.
            Não é preciso ser um “[...] João (Batista ou um pastor superpoderoso, tem que ser ordenado ao sagrado ministério) [...]”, Mt.3.13.
            O texto apresenta que o próprio Jesus teve o seu “[...] tempo [...] (30 anos para passar pelo) batismo”, Mt.3.13.
            Foi “por esse tempo [...] (que) Jesus se dirigiu da Galileia (onde reinava pobreza, homens sem cultura, mas que precisavam de passar pela experiência do) batismo”, Mt.3.13.
            É possível que o seu “[...] tempo [...] (de) [...] batizar (professar a fé já tenha passado, mas outro fato mais importante precisa acontecer em sua vida)”, Mt.3.13.
            Aprenda a ser [...]
2 – Humilde.
            Veja bem! Jesus é Mestre, Senhor, mas se submeteu ao batismo de João Batista.
            Jesus podia chegar dizendo: Ei João! Eu sou o Messias prometido, o Filho de Deus, Jesus, o Senhor deste universo; saia daí, Eu tenho autoridade para batizar.
            Pelo contrário, João se sentiu na obrigação de “[...] dizer: Eu (João) é que preciso ser batizado por (Ti) Jesus [...]”, Mt.3.14.
            João [...] (fez de tudo para) dissuadir (impedir) Jesus (de se submeter ao batismo feito pelo seu primo) [...]”, Mt.3.14.
            [...] Porém [...] Jesus (insistiu, se submeteu, se humilhou indo) vindo a João [...]”, Mt.3.14 a fim de ser batizado.
            A conjunção aditiva “mas (indica que) Jesus (deseja acrescentar mais exemplos a respeito da Sua humildade) [...]”, Mt.3.15.
            A “[...] resposta (de) Jesus (é branda, não tem furor, é paciente, bondoso e paciente com o homem perdido) [...]”, Mt.3.15.
            Ao invés de partir para a briga, discussão, buscar recurso na justiça “[...] Jesus responde: Deixa por enquanto [...]”, Mt.3.15.
            Para ser humilde “[...] Jesus (fala que) [...] nos convém (esperar) cumprir toda a justiça (condição aceitável para Deus, integridade, pureza de vida, ou melhor, esperar que Deus faça a Sua própria justiça) [...]”, Mt.3.15.
            Esperar em Deus é o melhor meio de se educar e aprender a ser humilde diante dos homens.
            Fique sabendo que em todos os nossos os nossos relacionamentos, sendo humildes, “[...] então, (o nosso adversário ou amigo) ele (irá) [...] admitir (permitir a nossa amizade)”, Mt.3.15.
            O exemplo de Jesus fala sobre [...]
Conclusão:      Ficar cheio do Espírito.
            [...] Jesus (é o exemplo maior de se dispor ao) batismo (convidando a todos quantos ainda não fizeram a opção pela PF e batismo) [...]”, Mt.3.16.
            [...] Logo (que) Jesus [...] saiu [...] da água (símbolo de purificação dos pecados, mas Jesus não precisa; é o nosso exemplo), e eis que se lhe abriram os céus (para confirmar a Sua, a nossa filiação) [...]”, Mt.3.16.
            Todo aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador, “[...] vem o Espírito de Deus descendo como pomba (sentido figurado), vindo sobre ele (para habitar em seu coração)”, Mt.3.16.
            Após a entrega total a Jesus, como sendo o seu Senhor, “[...] eis uma voz (interna) dos céus, (o próprio Deus que pode) [...] dizer [...]”, Mt.3.17 ao seu coração que Jesus é o seu melhor exemplo.
            Assim como o Pai celeste declarou a “[...] Jesus (que) Ele é o seu Filho amado [...]”, Mt.3.17, também, a cada um de nós que confessamos Jesus em nosso coração, somos chamados de filhos de Deus.
            O exemplo de “[...] Jesus (é que, como Ele é) em quem Deus (se) compraz (foca alegre, se agrada)”, Mt.3.17, também, Deus em Cristo, nos ama e se alegra quando imitamos o Seu Filho amado, Jesus Cristo.
            Seja exemplo assim como foi Jesus.
 
            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário