quarta-feira, 7 de setembro de 2016

MUITOS PERDIDOS E POUCOS SALVOS, Mt.7.13, 14 .


MUITOS PERDIDOS E POUCOS SALVOS

Mt.7.13,14



Introd.:           O mundo está cheio de “[...] salvos pela graça do Senhor Jesus [...]”, At.15.11, mas existem muitos “[...] destinados [...] (para) a perdição [...]”, Fp.3.19.

            Quantos salvos e quantos perdidos não sabemos, mas temos a certeza que “[...] muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”, Mt.22.14.

            E neste aspecto não podemos discutir, pois não “[...] há injustiça da parte de Deus [...] pois ele [...] tem misericórdia de quem O aprouver (agradar) ter misericórdia [...]”, Rm.9.14,15.

            E outra, “nós estávamos mortos nos nossos delitos (deslize ou desvio da verdade) e pecados (e) Jesus nos deu vida”, Ef.2.1.

            Por este motivo, se você está salvo, “[...] creia [...] (você) foi salvo pela graça do Senhor Jesus [...]”, At.15.11.

Nar.:    O texto da nossa meditação está inserido entre o dever do servo de Deus orar e os falsos profetas que enganam com muita facilidade.

            O “esforçar-se por entrar pela porta estreita [...]”, Lc.13.24 é porque “[...] o dono da casa [...] (vai) levantar e fechar a porta, e [...] (os que estiverem) do lado de fora, começam a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta, ele [...] responderá: Não sei donde sois”, Lc.13.25.

            Neste momento “[...] haverá choro e ranger de dentes [...]”, Lc.13.28 devido muitos terem apenas experimentado, transitado, feito um passeio dentro da igreja e se foram para não mais voltar ao Reino de Deus.

            Salvos e perdidos.

Propos.:           Jesus deseja que o seu povo trilhe pelo caminho que conduza à vida eterna.

Trans.:             Muitos perdidos [...]

1 – Andam pelo caminho largo.

            “[...] (A porta larga (entrada para o estado de sonolência, morte espiritual, a prisão eterna no inferno) [...]”, Mt.7.13b não tem perigo do visitante se acotovelar, machucar, correr o risco de ser atropelado, ficar de fora; tem espaço para muitos entrarem e a boca dessa porta está escancarada.  

            Ao entrar nessa “[...] (porta larga [...] o caminho (modo de pensar, sentir, decidir, fica) espaçoso (com várias vertentes e oportunidades para a vida de pecados contra o homem e contra Deus) [...]”. Mt.7.13b.

            O sábio Salomão alerta sobre “o (homem) que anda em caminhos tortuosos, esse despreza ao SENHOR [...]”, Pv.14.2.

            Jesus então faz o alerta a “[...] todo aquele que dentre (nós) [...] não renuncia a tudo quanto tem (os prazeres do mundo) não pode ser (seu) [...] discípulo”, Lc.14.33.

            Muitos, através da “[...] (porta larga [...] e espaçoso [...] o caminho (é) que (são) conduzidos (levados à força) [...]”, Mt.7.13b para “[...] a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa [...]”, Pv.8.13.

            Aqueles que “[...] entram para a perdição [...]”, Mt.7.13b “[...] não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno”, Pv.9.18 e que jamais sairão dali.

            Não adianta, ninguém pode tentar enganar a Deus, mesmo porque Ele sabe que “[...] são muitos os que entram por (esta) (porta larga)”, Mt.7.13b.

            “A parte que cabe (aos perdidos) será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte [...] (Deus mandou inscrever nesta lista os) covardes [...] incrédulos [...] abomináveis [...] assassinos [...] impuros [...] feiticeiros [...] idólatras [...] mentirosos [...] impuros [...] prostitutos [...] lascivos (imoralidade sexual) [...] inimigos [...] ciumentos [...] irados [...] invejosos [...] bêbados [...] glutões [...]”, Ap.21.8; 22.15; Gl.5.19-21.

            Urgente! Alie-se aos poucos e [...]

2 – Entre pela porta estreita,

            Note bem que ao falar sobre a “porta [...] (Jesus dá uma ordem) entrai [...]”, Mt.7.13a.

            “[...] Entrai [...]”, Mt.7.13ª para participar do Reino de Deus, desfrutar das bênçãos eternas.

            Essa ordem é feita para aquele que aceita o convite do “vinde a mim [...]”, Mt.11.28.

            Jesus não convida multidões, convida um de cada vez para entrar “pela porta porque é estreita (aperto financeiro, espiritual, conjugal, familiar, físico, trabalhista) [...]”, Mt.7.13, 14.

            A “[...] porta [...] estreita [...]”, Mt.7.13, 14 fala sobre dificuldade para entrar, integridade, fidelidade, honestidade, companheirismo e viver debaixo da graça de Deus.

            É por este motivo que a “[...] ovelha ouve a voz (de) Jesus; Ele as conhece, e elas O seguem”, Jo.10.27 com dedicação.

            Todos são advertidos de que “[...] o caminho (é) apertado [...]”, Mt.7.14 com muitas dificuldades que enfrentaremos para seguir a Jesus.

            Em outro texto o evangelista declara que, quando decidimos servir a Cristo, devemos “[...] negar a nós mesmos (os prazeres da vida), tomar a nossa cruz (sofrimento) e seguir (a) Jesus”, Mt.16.24 com dedicação.

            Todos quantos aceitam esse convite e sofre as consequências de seguir a Cristo, tem a recompensa de ser “[...] conduzido para a vida (eterna) [...]”, Mt.7.14 em plena abundância a começar enquanto estiver neste mundo.

            Qual é o seu grupo?

Conclusão:      Muitos perdidos ou poucos salvos?

            Jesus faz o alerta de que “[...] são poucos os que acertam com a vida”, Mt.7.14 de paz e alegria, de eternidade, para sempre com Jesus.
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário