quinta-feira, 15 de setembro de 2016

JESUS, REI E SERVO, Mt.21.1-11.



JESUS, REI E SERVO 
Mt.21.1-11

Introd.:           Jesus, Rei e Servo vem “[...] se aproximando de Jerusalém (hebr. Onde habita paz, o nosso coração, outrora fortaleza de inimizades, brigas, discórdias, agora cidade santa, a antiga pecadora, separada do pecado para servir a Deus) [...]”, Mt.21.1.
            É do “[...] monte das Oliveiras [...]”, Mt.21.1 que Jesus contempla por completo toda a cidade de Jerusalém (cada um de nós) como que, Ele contemplando do “alto e sublime trono”, Is.6.1 ainda hoje.
            Dessa mesma forma Jesus, Rei e Servo vem e “[...] se aproxima de (nós para nos abençoar e transformar o nosso coração) [...]”, Mt.21.1.
            Jesus, Rei e Servo vem fazer de nós o que Deus quer que sejamos, mas nunca nos esforçamos: Ser um homem de paz, uma fortaleza contra todo inimigo, um homem santo, separado de todo pecado e disposto a deixar Deus nos corrigir.
            Jesus, Rei e Sevo vem para nos tornar “a alegria de toda a terra”, Sl.48.2 de onde a misericórdia e a salvação jorrará para toda humanidade.
            Jesus, Rei e Servo vem “[...] e chega a Betfagé (aramaica – casa dos figos verdes que ainda não estão prontos para serem colhidos - vila entre Jericó destruída e) Jerusalém (que precisa de toda paz vinda de Deus a cada coração) [...]”, Mt.21.1.
            O desejo de “[...] Jesus (é que os seus) [...] discípulos [...] (sejam) enviados [...] (para aprenderem sobre a servidão e mansidão)”, Mt.21.1
            Jesus, Rei e Servo vem e [...]
1 – Pede a nossa força de trabalho.
            Jesus vem e pede a única força de trabalho da época: “[...] Uma jumenta e, com ela, um jumentinho (animal pacífico, portanto, eu e você devemos buscar a paz em todo o nosso trabalho e aceitar o alistamento para ocupações humildes e não desejar ser mais poderoso, mais visto, mais amado que Jesus Cristo) [...]”, Mt.21.2.
            Jesus vem pedir o que temos de mais precioso: O nosso pensamento, as nossas mãos, os nossos olhos e os nossos pés e, principalmente, o nosso coração.
            Jesus como Rei e Servo vem e pede a sua vida porque ela tem um valor especial – o preço de sangue.
            O nosso Rei Jesus e Servo sofredor nos fala que cada “[...] discípulo [...] (deve) fazer [...] (tudo quanto) Ele nos ordenar”, Mt.21.6 a respeito da vida espiritual.
            Jesus, o nosso exemplo de vida, como Rei e Servo nos mostra que temos sido negligentes com a Sua ordem.
            Ele fala sobre as nossas “[...] vestes, e sobre elas Jesus monta (como propiciação para nos proteger da ira de Deus sobre os nossos trajes e palavras indecorosas)”, Mt.21.7.
            Vem Jesus para entrar na fortaleza; em minha vida.
            Vem Jesus e deseja as nossas vestes: Nosso caráter, para tirar os maus costumes, nossa moral, para tornar-nos honesto no meio desta sociedade perversa, corrupta.
            É como diz: “Tomai sobre vós o meu jugo [...]”, Mt.11.29.
            E, se alguém [...] disser alguma coisa [...]”, Mt.21.3 para deixarmos de ser crente e fazer a opção errada de farrear, fumar, beber, arrumar algumas companhias indesejadas, ficar rico enganando o próximo; a “[...] resposta (do) Senhor Jesus (é) que Ele precisa (de cada um de nós) [...]”, Mt.21.3 para andar ao lado dEle, aprender como ser crente vitorioso neste mundo e ser discipulado.
            É possível que muitos dos nossos parentes, irmãos, amigos tentam nos impedir de servir a Jesus, a mando de Deus; eles “[...] logo (nos) [...] enviam”, Mt.21.3 até o Mestre Jesus, para o culto e adorá-Lo.
            Jesus vem [...]
2 – Para ser reverenciado.
            Jesus veio para ser cultuado, homenageado.
            Aquele povo encontrou um meio bem prático e costumeiro da época: “[...] Estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada”, Mt.21.8.
            Uma intenção muito boa de demonstrar o gesto de boas vindas.
            Mas, e nós, o que podemos fazer para cultuar o nosso Mestre e Senhor Jesus?
            Nossos dons – amor, alegria, paz e talentos – lecionar, cantar, tocar, evangelizar.
            Jesus veio para ser reverenciado pelas “[...] multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam [...]”, Mt.21.9.
            Ele veio para ouvir de nós e das “[...] multidões [...] clamarem: Hosana (heb – a salvação pertence) ao Filho de Davi! (Salve! Louvamos-te! Salve, agora! ajuda, nós te pedimos) Bendito o que vem em nome do Senhor! (Vem nos abençoar Jesus!) [...]”, Mt.21.9.
            Este deve ser o apelo de um povo oprimido, pedindo libertação do poder das trevas, do pecado.
            Mas aquele povo queria a salvação do poder e opressão dos romanos.
            Hoje muitos querem saúde e prosperidade ao invés de libertação das algemas do diabo.
            Jesus veio “e, entrando [...] em Jerusalém (eu e você), toda a cidade se alvoroçou (ficou agitada) [...]”, Mt.21.10.
            Quando Jesus entra em nosso coração a nossa vida precisa ficar desperta, virada de cabeça para baixo, mudar completamente o nosso comportamento, o nosso modo de ser e agir.
            As pessoas precisam “[...] perguntar: Quem é este”, Mt.21.10 que veio e despertou a nossa vida?
            Quem te fez parar de beber, fumar, prostituir, andar em sã consciência?
            A própria “[...] multidão (e nós também vamos responder): [...] é o profeta Jesus, de Nazaré (o que é guardião) da Galileia (outrora rejeitada)!”, Mt.21.11.
            E daí, podemos confirmar que Jesus veio e mudou a nossa vida.
            Jesus veio [...]
Conclusão:      [...] Para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta [...]”, Mt.21.4.
            Jesus veio para cumprir a Sua missão: Salvar.
            Jesus veio e “disse à filha de Sião (a mim e a você): Eis aí te vem o teu Rei (para reinar dentro do nosso coração) [...]”, Mt.21.5.
            Jesus veio e quer entrar em nosso coração, pois todos nós “[...] achávamos presos (nas garras de Satanás, por isso, Jesus ordenará:) Desprendei-o e trazei-o (para ser liberto, salvo)”, Mt.21.2, então, declare: Jesus, Rei e Servo, “[...] Hosana (salva-nos) nas maiores alturas!”, Mt.21.9.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário