sexta-feira, 3 de junho de 2016

TOMADA DE DECISÃO

TOMADA DE DECISÃO
            É interessante notar que muitas pessoas só se dão conta de que perderam alguma coisa depois de passar por várias experiências. Fala-se de algumas trágicas, outras moderadas. Alguns poucos conseguem se manter distantes de situações difíceis de ser resolvidas, outros, por pouco ou muito tempo, que parece uma eternidade. Verdade é que existem muitas pessoas que desejam ardentemente resolver qualquer questão em que estejam embrenhados e que parece não haver solução imediata.
            A igreja do Senhor Jesus Cristo é de igual modo, só que, no sentido espiritual. Muitas vezes os problemas que surgem podem abalar o coração. Pode haver uma luta entre o bem e o mal. Neste caso é preciso entender que Deus não fica a lutar contra o Diabo.
            Essa luta está presente no coração humano devido a sua falta de confiança naquele que “[...] pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus [...]” (Hb 7.25). Sabe-se que a vitória já fora determinada por Deus na eternidade à fim de que o “[...] Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi (Jesus já tenha), vencido [...]” (Ap 5.5) a luta contra o mal no lugar do homem pecador, que fora escolhido eternamente. Eis o motivo do crente não ficar preocupado com a astúcia do inimigo.
            É um marco a vitória alcançada por muitos homens, servos de Deus, durante todos os seus anos de vida. Cada um pode testemunhar sobre o grande amor de Cristo Jesus em suas vidas. Sim, é verdade que muitos que já passaram por este mundo, saíram vencedores em muitas das suas decisões tomadas, outros não conseguiram.
            Caso você esteja enfrentando alguma decisão difícil, e que, por algum motivo não consiga superar as expectativas, vão aqui alguns conselhos bíblicos a fim de que você tenha condições de endireitar, consertar, mudar o norte, renovar-se com a finalidade de resolver o imbróglio adquirido ou surgido de alguma maneira repentina.
            Para garantir uma boa tomada de decisão é preciso alguns princípios básicos e bíblicos. A Bíblia fala sobre aquela pessoa que se apressa em “responder antes de ouvir, (então, ela é considerada) [...] estulta e (passa) vergonha" (Pv 18.13). O conselho é: Escute primeiro antes de tomar qualquer decisão.
            Outra maneira prática é quando “o coração do (homem) entendido adquire conhecimento; e o ouvido (dele se torna) [...] sábio (para) buscar conhecimento” (Pv 18.15). Mais que depressa, faça uma avalição da situação.
            Também se fala sobre aquela pessoa “[...] que primeiro começa o seu pleito parece justo; até que vem o outro e o examina” (Pv 18.17), ou seja, seja criterioso sobre a situação enfrentada e jamais tome decisões apressadas.
            Opa! Não fique pensando que a Igreja Presbiteriana do Brasil é detentora da salvação do homem ou que tem autoridade para resolver problemas de ordem espiritual, material, física ou financeira. Pelo contrário, a Igreja reconhece que “[...] a salvação (não apenas da alma, mas também de todos os problemas que o cercam) [...] está em Cristo Jesus [...]” (2Tm 2.10).
            Que Jesus Cristo te abençoe em qualquer tomada de decisão em sua vida!

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário