sexta-feira, 24 de junho de 2016

TIRANDO O ENTULHO.



TIRANDO O ENTULHO
            Tem gente que gosta de guardar por muito tempo coisas velhas. Guardam de tudo. Quer ver um exemplo: Relacionado à construção – guarda-se até prego e parafuso enferrujado, cimento empedrado, pedaço de tijolo, latão, vaso sanitário quebrado, válvula de descarga usada, interruptores, tinta endurecida.        No que diz respeito ao vestuário – coloca-se em qualquer canto do guarda roupa, retalho, peça de roupa rasgada, camisa queimada, pedaço de toalha.
            Faça a experiência e conte quantas peças inutilizáveis existem no fundo do seu quintal. Dá para perceber que o lugar está apertado demais. Que a laje da sua casa está quase desabando de tanto peso. Que o quarto de despejo já não suporta mais tanta quinquilharia.
            Percebe-se que ao querer comprar um objeto novo não existe lugar para ele. Para muitos é um prazer guardar coisas que não prestam, para outros pode ser um investimento, tal como, carros antigos, joias ou quadros valiosos. Estes podem render milhões de dólares. Caso algumas coisas estejam à mostra e não estão lhe rendendo nenhum centavo de lucro, faça uma limpeza completa para ocupar o lugar com coisas novas.
            Pare e pense! O ódio, a mentira, a hipocrisia, a falsidade, o adultério, a fornicação, a prostituição, a pedofilia, a pornografia podem criar raízes. A falta de amor, a falta de perdão, a falta de mansidão, a falta de compreensão, a falta de conversão, a falta de arrependimento, a falta de oração, a falta de leitura bíblica, a falta de estar na casa do Senhor está se espalhando e contaminando a sua família, o seu amigo e o seu inimigo.
            Tudo isso “[...] procede do coração [...] (e) contamina o homem [...]” (Mt 15.19, 20). Não é à toa que os especialistas dizem que “[...] pacientes que chegam ao hospital com problemas nas coronárias (artérias que irrigam o coração), como infarto ou isquemia, frequentemente apresentam personalidade competitiva, explosiva ou agressiva” – Raiva aumenta risco de doença cardíaca – methodus.com.br/artigo/313/raiva-aumenta-risco-de-doenca-cardiaca-html.
            Talvez você não tenha todos estes males guardados no seu quarto de despejo, mas pode acontecer que exista uma pequena fagulha, e essa centelha está se avolumando a cada dia e pode passar ao ponto de tomar conta por completo do seu coração. Providencie para que esta sujeira seja retirada. Não demore muito, ela pode tomar proporções irreversíveis.
            Com tanto lixo acumulado em casa e no coração é impossível você conseguir retirá-lo sozinho. Precisa da ajuda de um parente ou de um vizinho. No caso espiritual é impossível alguém conseguir retirar as mazelas, defeitos e erros cometidos contra o seu próximo ou contra você mesmo.
            Nesse caso faz-se necessário pedir a quem pode ajudar, ou, “[...] pede-me o que queres que eu (aqui está implícito Deus) te dê” (1Rs 3.5). A petição deve ser firme e com propósitos eternos. A firmeza deve ser com a finalidade de que tais e tais erros não voltem a serem praticados.
            A firmeza fala para você não ficar com manchas irreparáveis na alma, com dor na consciência, com o martírio de pensar que podia não ter entrado neste ou naquele deslize. Firmeza de viver ao lado de Jesus Cristo a fim de que todos “[...] os seus pecados [...] (não) envelheçam os seus ossos pelos seus constantes gemidos todo o dia” (Sl 32.3).
            Ter firmeza fala de “[...] seguir (o) Mestre para onde quer que (Ele) for” (Mt 8.19). Não se esqueça do propósito eterno. Ele deve ser aquele de “[...] se apresentar a Deus aprovado [...] que não tem de que se envergonhar [...]” (2Tm 2.15) dos seus desacertos e mazelas.
            O propósito dessa firmeza na limpeza é para ser “lavado completamente da sua iniquidade e purificado do seu pecado” (Sl 51.2) com o alvo bem definido: Para “Ter [...] intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus” (Hb 10.19).
            Tire todo entulho do seu quintal. Dê lugar para coisas novas. Permita que Jesus Cristo te ajude a remover toda maldade, ódio, desgosto, amargura do seu coração. Tire toda sujeira da sua vida espiritual para permitir que entre coisas novas em sua vida, tais como: “[...] amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio [...]” (Gl 5.22, 23).
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário