sábado, 18 de junho de 2016

DEUS ESTÁ CONOSCO, Mt.1.23b; 4.16, 17, 23; 28.20b.



DEUS ESTÁ CONOSCO 

Mt.1.23b; 4.16, 17, 23; 28.20b


Introd.:           Deus está em nosso meio. Esta foi a experiência dos profetas, sacerdotes, reis, e principalmente dos apóstolos.
Nar.:   O evangelista Mateus apresenta Jesus com o título “[...] de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”, Mt.1.23.
            À medida que lemos este evangelho, vamos descobrindo o significado desse título.
            O título “[...] Emanuel [...]”, Mt.1.23 fala que Deus está presente em Jesus para libertar vidas, pregar a boa e a sua presença é constante.
Propos.:          O “[...] (Deus conosco)”, Mt.1.23 deseja mudar o nosso coração.
Trans.:           O “[...] nome [...] Emanuel [...]”, Mt.1.23 fala sobre [...]
1 – A presença de Deus em Jesus para libertar vidas.
            Quando falamos de libertação, o nosso pensamento se volta logo para uma casa de detenção.
            Ao falar sobre prisão, falamos sobre aquele que está aprisionado.
            Eis o motivo do nascimento de Jesus ser uma “[...] grande luz (para os) que jaziam (debaixo) em trevas [...]”, Mt.4.16.
            Só pelo falto de “[...] Jesus ser chamado pelo nome de Emanuel [...]”, Mt.1.23, é motivo para o nosso regozijo.
            A presença de Deus em Jesus é para um único propósito: Tirar as “[...] trevas (do) povo [...] para resplandecer a luz”, Mt.4.16.
            Jesus quer e deseja libertar vidas que estão presas às garras do diabo, isto porque, muitos do “[...] povo [...] vivem na região e sombra da morte (pecado não confessado, deixado e arrependido) [...]”, Mt.4.16.
            O único que pode “[...] nos libertar (é) [...] o Filho [...] (daí) verdadeiramente seremos livres”, Jo.8.36.
            O “[...] Deus conosco [...]”, Mt.1.23 quer trazer “[...] grande luz [...]”, Mt.4.16 que noutro tempo estava apagada em nós.
            Para o apóstolo Paulo, sem Cristo, andávamos “[...] segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”, Ef.2.2.
            Devido a prisão no mundo das trevas, “[...] Jesus passou a pregar e a dizer: Arrependei-vos (muda o rumo, de vida, de atitude) [...]”, Mt.4.17.
            Com a “[...] proximidade (do) reino dos céus”, Mt.4.17 em outros corações, muitos serão salvos.
            O         [...] Deus conosco [...] chamado [...] Emanuel [...]”, Mt.1.23 deseja salvar eu e você.
            A mensagem   de “[...] Deus conosco [...]”, Mt.1.23 nos fala que [...]
2 – Jesus veio pregar a boa notícia,
            O “[...] [...] Deus conosco [...]”, Mt.1.23, através de Jesus, é o único propósito para anunciar “[...] o evangelho do reino [...] entre o povo”, Mt.4.23.
            Quando discorremos no livro de Mateus notamos que este ministério foi, digamos assim, um dos mais queridos do Messias.
3
 
            Vemos esta disposição de pregar a boa notícia juntamente com os seus discípulos, quando [...] Jesus [...] instrui a seus doze discípulos, (com a finalidade de) partir [...] a ensinar e a pregar nas cidades deles”, Mt.11.1.
            O “[...] Deus (presente) conosco (Jesus) [...]”, Mt.1.23 é aquele que se preocupa em “percorrer (conduzir, levar alguém consigo – eu e você para ser) ensinado [...]”, Mt.4.23 a respeito do Reino de Deus.
            Isso nos mostra a preocupação de Jesus com a nossa alma;
            Pelo bem espiritual do seu povo;
            O desejo de nos alimentar da Palavra;
            O desejo de matar a nossa fome e a nossa sede espiritual.
            A boa-notícia é que “[...] Jesus (se preocupa com os da) [...] Galileia (povo sofrido, rejeitado, miserável) [...]”, Mt.4.23.
            [...] Jesus [...] (deseja) pregar nas sinagogas (coração endurecido do seu povo a fim de que se voltem para Ele) [...]”, Mt.4.23.
            O maior interesse de “[...] Jesus (em) [...] pregar o evangelho [...] (é que todos nós sejamos) curados (de) toda sorte de doenças e enfermidades (da alma) [...]”, Mt.4.23.
            [...] Emanuel [...] (o) Deus conosco [...]”, Mt.1.23 avisa que teremos companhia até [...]
3 – A consumação dos séculos.
            O Deus presente em Jesus nos comunica “[...] que estará conosco [...]”, Mt.28.20b.
            Sempre teremos a sua companhia nas lutas da vida ou nos momentos alegres.
            Jacó recebeu a promessa de “[...] Deus (de) que Ele estaria (com ele), e (o) [...] guardaria por onde quer que fosse [...]      Essa é a esperança da vida eterna que, para sempre, consiste de um compartilhar da presença de Jesus.
            [...] Emanuel ([...] Deus conosco)”, Mt.1.23 [...]
Conclusão:     Deseja estar com você hoje e sempre.
            Fora determinado pelo Pai celeste que “[...] Jesus seria chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”, Mt.1.23.
            A finalidade da presença de Deus é para aliviar a dor do nosso sofrimento devido a escravidão que havia em nossas almas.
            [...] Deus (estando) conosco [...]”, Mt.1.23 mostra-nos a certeza de que o nosso coração será guardado do mal e que, no presente, somos libertos através da boas-novas até a consumação dos séculos.
            Creia! O “[...] Emanuel (está) [...] conosco [...]”, Mt.1.23.

            Rev. Salvador P. Santana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário