quarta-feira, 2 de março de 2016

A IGREJA TRIUNFANTE, Hb.12.18-29.

A IGREJA TRIUNFANTE, Hb.12.18-29.

Introd.:           Falando sobre morte, muitas pessoas temem e preferem mudar de assunto.
            A causa de mudar de assunto pode ser de pessoas que não possuem segurança quanto ao seu destino após a morte.
            Algumas pessoas temem, pois não creem em Cristo, portanto, não tem a certeza da salvação.
            Muitas creem em Jesus, mas tem dúvidas se serão salvas, então tem dificuldade de falar sobre a morte.
            Para o crente falar sobre a morte não deve causar angústia, pois a morte, em virtude da obra de Cristo, coloca o crente na presença de Cristo e o arrola como membro da igreja triunfante.
            As Escrituras apresentam a doutrina da igreja triunfante verdades confortadoras a respeito do porvir.
            Quem são [...]            
I – Os membros da igreja triunfante?
            Igreja triunfante não é mais uma denominação evangélica.
            É um termo atribuído à igreja que não mais milita aqui na terra e se encontra no céu.
            O rol (lista) de membros é composto de todos aqueles crentes que já morreram, partiram para estar com Cristo Jesus no céu.
            É chamada de igreja triunfante, pois se refere ao estado de triunfo, vitória, daqueles que já venceram suas lutas aqui na terra.
            Quando o povo de Israel estava a caminho da terra prometida, no deserto, nenhum de nós “[...] não teve (a oportunidade de) chegar ao fogo palpável (coluna) e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade”, Hb.12.18 que Deus se fazia conhecer entre eles.             No dia em que Moisés subiu ao monte, a fim de receber as tábuas da lei, o povo ouviu “[...] ao clangor (forte, estridente) da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais”, Hb.12.19; nenhum de nós presenciamos mais.
            Aquele povo “[...] já não suportava o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocasse o monte, seria apedrejado”, Hb.12.20 – foi abolido em nossos dias.
            “Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo (que Deus fazia), que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!”, Hb.12.21 – temos liberdade para entrar e adorar a Deus, mas muitos renegam o temor a Deus.
            Não é pelo motivo de “[...] termos chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo (realidade atual como servos de Jesus Cristo), a Jerusalém celestial (realidade futura), e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia (triunfo, vida eterna)”, Hb.12.22 que devemos deixar de adorar a Deus com fidelidade.
            Devemos reconhecer que “[...] Jesus (é) [...] o Mediador da nova aliança [...]”, Hb.12.24 que pode nos conduzir ao céu.
     Por este motivo devemos “ter cuidado [...] (para) não recusar ao que fala (a cada um de nós; a Bíblia). Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós [...] que [...] desviamos daquele que dos céus nos adverte”, Hb.12.25 a buscar uma vida de santificação.
            Sabemos pelos relatos bíblicos que “Deus [...] (com a Sua) voz abalou [...] a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu (quando Ele se manifestar no Dia da Sua vingança)”, Hb.12.26.
            “Ora, esta palavra (sobre a segunda Vinda de Cristo): Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas (pois já não haverá mais terra e mar no Dia da volta de Cristo), como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas (homens e anjos para toda a eternidade que possui efeitos duradouros) permaneçam (com efeitos duradouros)”, Hb.12.27.
            É “por isso, (que cada um de) nós recebe [...] um reino inabalável (que não será destruído para todo o sempre), retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor”, Hb.12.28, hoje e sempre.
            Para agir neste mundo corrupto, temos um “[...] Deus (que) é fogo consumidor”, Hb.12.29 que irá oferecer vida àqueles que foram escolhidos na eternidade.
            Ali no céu haverá [...]
            A – Incontáveis hostes de anjos.
            Há no céu um número incontável de anjos.
            Os anjos sempre tiveram um papel importante no plano da salvação e no serviço a favor dos crentes.
            Foi através do “[...] ministério de anjos [...] que (muitos) receberam a lei [...]”, At.7.53.
            E, “[...] a razão [...] da lei [...] foi [...] por causa das (nossas) transgressões, até que viesse o descendente (Jesus) a quem se fez a promessa, e (essa lei) foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador (encerrando-a)”, Gl.3.19.
            Aconteceu no deserto “[...] do Sinai (que) o SENHOR [...] (enviou através) das miríades (grande número) de santos [...] o fogo da lei”, Dt.33.2 a fim de incendiar o coração dos homens.
            Os anjos são tão incontáveis que o salmista fala que “os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares. No meio deles, está o Senhor; o Sinai tornou-se em santuário”, Sl.68.17.
            É no céu que vamos “ver e ouvir uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares”, Ap.5.11.
            Ao redor do trono os anjos “proclamam em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor”, Ap.5.12.
            Os “[...] anjos de Deus (ficam) jubilados [...] (quando) um pecador que se arrepende”, Lc.15.10.
            E o melhor, “[...] todos (os) anjos são espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação [...]”, Hb.1.14.
            A igreja triunfante é [...]
            B – A igreja dos primogênitos.
            Embora os crentes ainda vivam na terra, guardando, até serem recebidos no céu, eles já têm seus nomes arrolados no céu.
            Primogênito, na maioria das vezes em que aparece no Novo Testamento, refere-se à pessoa “[...] de Jesus”, Mt.1.25.
            “[...] Primogênito [...]”, Lc.2.7 é aquele que tem direito à herança e pode reivindicá-la.
            Jesus, o “[...] Filho [...] (é) o primogênito (filho mais velho) entre muitos irmãos”, Rm.8.29.
            Jesus é “[...] o primogênito de toda a criação”, Cl.1.15.
            “Jesus é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”, Cl.1.18.
            É ordenado a “[...] todos os anjos de Deus (que) [...] adorem [...] o primogênito [...]”, Hb.1.6.
            A “[...] fé [...] (é o meio, pelo qual) o exterminador não toca (em nós que somos) [...] primogênitos [...]”, Hb.11.28 com Cristo Jesus.
            Ora, sendo “[...] primogênitos (com Cristo, estamos) arrolados nos céus (que nos pertence) [...]”, Hb.12.23 pelo motivo “[...] de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra [...] nos amar, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados”, Ap.1.5.
     É por isso que, “[...] se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”, Rm.8.17.
            A igreja triunfante fala sobre [...]
            C – Deus, o Juiz de todos.
            Os crentes são convocados a se apresentar diante de Deus, o Juiz de todos, não para serem condenados, mas para receberem o veredicto de sua justificação.
            Então, podemos dizer como o apóstolo Paulo: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”, 2Tm.4.8.
            Vamos encontrar na igreja triunfante [...]
            D – Espíritos dos justos aperfeiçoados.
            A base para chamarmos a igreja dos crentes no céu de triunfante está aqui.
            No céu eles compartilham a perfeição.
            O pecado e a imperfeição é uma realidade passada, terrena.
            Embora os crentes no céu ainda aguardem a ressurreição final, quando serão plenamente transformados em sua totalidade, corpo e alma, eles já desfrutam um espírito aperfeiçoado.
            Essa perfeição foi alcançada graças à obra redentora de Cristo Jesus, “[...] o Autor e Consumador da fé [...] e (que) está assentado à destra do trono de Deus”, Hb.12.2.
            A igreja triunfante conta com a presença de [...]
            E – Jesus, o Mediador.
            O triunfo ou vitória da igreja que está no céu é porque ali está “[...] o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles”, Ap.21.3.
            Uma pergunta que muitos fazem [...]
II – O que fazem os crentes no céu?
            A igreja triunfante não está adormecida ou inerte no céu. Lá os crentes exercem atividades.
            Haverá uma continuidade do estado intermediário, visto que não se trata do estado final da igreja, ou dos crentes, com o estado final.
            Os crentes no céu já tiveram sua alma aperfeiçoada, mas aguardam o estado final, quando, na ressurreição, com o retorno de Cristo, terão um corpo glorificado – A vida futura segundo a Bíblia – ECC – William Hendriksen.
            As atividades dos redimidos no céu [...]
            A – Descansam.
            Os corpos dos crentes que já “[...] morreram no Senhor [...] descansam das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”, Ap.14.13.
            Estes descansam das suas lutas terrenas, de seus sofrimentos, de sua luta mental e, sobretudo, do pecado.
            Não é à toa que “[...] partir e estar com Cristo [...] é incomparavelmente melhor”, Fp.1.23.
            Ali no céu [...]
            B – Veremos a face de Cristo.
            Logo ao chegar ao céu, cada um de nós “contemplará a [...] face (de) Cristo [...]”, Ap.22.4 para todo o sempre.
            A igreja triunfante irá [...]
            C – Ouvir e louvar.
     No céu João “[...] viu, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas [...] clamando em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação”, Ap.7.9, 10.
            Também “[...] os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes [...] se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus”, Ap.7.11.
            Ali no céu eles “[...] louvam [...] ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!”, Ap.7.12.
            A igreja triunfante irá [...]
            D – Desfrutar de prazeres.
            No céu, tudo quanto os redimidos realizam é agradável e alegre, o que justifica cantar enquanto trabalham.
            O céu é chamado por “Jesus [...] (de) paraíso”, Lc.23.43.
            O paraíso é lugar de deleite, onde os crentes desfrutam da presença bendita de Deus e goza das alegrias celestiais.
            A igreja triunfante é lugar de [...]
            E – Agir.
            A igreja triunfante “[...] se acha diante do trono de Deus e o serve de dia e de noite no seu santuário [...]”, Ap.7.15.
            Esse serviço terá continuidade pela eternidade quando o Novo Céu e a Nova Terra forem estabelecidos.
            A igreja triunfante [...]          
            F – Vive.
     Durante o estado intermediário, em que se encontram os membros da igreja triunfante, as “[...] almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão [...] (eles) vivem [...] com Cristo durante mil anos”, Ap.20.4.
            Na igreja triunfante, quem está no estado intermediário [...]
            G – Reina.
            Ali no céu “[...] as almas dos (que já morreram) [...] reinam com Cristo durante mil anos”, Ap.20.4.
            A igreja triunfante tem [...]   
III – Um anseio legítimo.
            Crentes em seu estado crítico de saúde ou pelo fato de estarem em idade avançada, desejam partir e estar com Cristo?
            Seria esse um anseio ilegítimo?
            É bem verdade que o cristão jamais deve buscar a morte.
            O sexto mandamento é muito claro: “Não matarás”, Ex.20.13.
            O Catecismo Maior de Westminster pergunta: “135. Quais são os deveres exigidos no sexto mandamento? Os deveres exigidos no sexto mandamento são todo empenho cuidadoso e todos os esforços legítimos para a preservação de nossa vida e a de outros, resistindo a todos os pensamentos e propósitos, subjugando todas as paixões, e evitando todas as ocasiões, tentações e práticas que tendem a tirar injustamente a vida de alguém; por meio de justa defesa dela contra a violência; por paciência em suportar a mão de Deus; sossego mental, alegria de espírito e uso sóbrio da comida, bebida, remédios, sono, trabalho e recreios; por pensamentos caridosos, amor, compaixão, mansidão, benignidade, bondade, comportamento e palavras pacíficos, brandos e corteses; a longanimidade e prontidão para se reconciliar, suportando pacientemente e perdoando as injúrias, dando bem por mal, confortando e socorrendo os aflitos, e protegendo e defendendo o inocente”.
            Ainda que eu e você devamos lutar pela vida, isso não quer dizer que não podemos “[...] desejar [...] partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”, Fp.1.23.
            Paulo fala que devemos “tolerar quem nos escraviza, quem nos devora, quem nos detenha, quem se exalte, quem nos esbofeteia no rosto”, 2Co.11.20, mas chega um momento que parece que não temos mais condições de suportar.
            “[...] Paulo (enfrentou) ainda mais (que qualquer um de nós) [...] trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes”, 2Co.11.23, daí o seu desejo legítimo.
            Em outro momento Paulo “recebeu cinco vezes dos judeus uma quarentena de açoites menos um; foi três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passou na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez”, 2Co.11.24-27.
     Qual a sua atitude em relação à vida se tudo isso acontecesse com você?
            Paulo fala que “além das coisas exteriores (sofrimento), havia o que pesava sobre ele diariamente, a preocupação com todas as igrejas”, 2Co.11.28.
            É por este e outros motivos que Paulo declara: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor”, Fp.1.23.
            Qual seria o seu desejo em meio a toda essa situação?
            Mas por outro lado, quando olhamos para a igreja, família e as nossas responsabilidades, preferimos ser “[...] necessário permanecer na carne”, Fp.1.24, ou seja, vou aguardar um pouco mais, pois as dificuldades já se foram, isso acontece porque “[...] para nós (sempre deve ser), o viver é Cristo, e o morrer é lucro”, Fp.1.21 porque a morte deixa de ser um inimigo para nós.
            As Escrituras apresentam a morte de um modo consolador para os crentes.
            O Salmista fala que “preciosa é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos”, Sl.116.15.
            “Jesus [...] (nos conforta ao dizer que, no dia da nossa morte) estaremos com Ele no paraíso”, Lc.23.43.
            A fim de não se preocupar com a morte, a Bíblia fala que “na casa de nosso Pai há muitas moradas [...]”, Jo.14.2, é por isso que ali no céu “[...] é incomparavelmente melhor (viver) com Cristo”, Fp.1.23.
     Por causa das dificuldades, muitas vezes, é “[...] preferível deixar o corpo e habitar com o Senhor”, 2Co.5.8.
            É anseio legítimo de muitos servos de Deus “[...] dormirem (com o Senhor) [...]”, 1Ts.4.13, então, não é errado o crente desejar fazer parte do rol de membros da igreja triunfante.
IV – As bênçãos e o caráter provisório da igreja triunfante.
            Aqueles que fazem parte da “[...] igreja (triunfante) dos primogênitos arrolados nos céus (desfrutam de bênçãos superiores) [...]”, Hb.12.23.
            Esses crentes triunfantes irão participar da presença de “[...] Deus, o Juiz de todos [...]”, Hb.12.23 e eles “[...] estarão para sempre com o Senhor (Jesus)”, 1Ts.4.17.
            As almas daqueles que estão no céu, dos “[...] espíritos dos justos (já estão) aperfeiçoados”, Hb.12.23.
            O pecado já não tem mais influência sobre eles.
            No entanto, embora esse estado seja “[...] incomparavelmente melhor”, Fp.1.23 do que o terreno, essas bênçãos são provisórias.
            Aqueles que estão no céu ainda “[...] dormem [...]”, 1Ts.4.13, mas quando “[...] Jesus (vier buscar a Sua igreja, Ele) [...] trará em sua companhia, os que dormem”, 1Ts.4.14.
            Esses crentes serão plenamente “[...] ressuscitados em Cristo (e transformados e revestidos de perfeição) [...]”, 1Ts.4.16.
            A partir de então, quando “[...] este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir da imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória”, 1Co.15.54 e todos gozarão de todas as bênçãos da salvação.
            No Dia final, “[...] Jesus entregará o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder [...] (e) o último inimigo a ser destruído é a morte”, 1Co.15.24, 26.
            Os crentes no céu aguardam que Cristo complete Sua obra.
            É preciso reafirmar que “[...] os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”, Rm.8.18.
Conclusão:      A igreja na terra milita contra o pecado e seus inimigos, a igreja triunfante, “[...] os mortos [...] desde agora descansam das suas fadigas [...]”, Ap.14.13.
Aplicação:       Fazer parte da igreja triunfante é uma bênção para o crente.
            Partir é melhor, mas talvez queira ficar um pouco mais na companhia dos entes queridos ou para terminar um projeto.
            Partir para o céu ou ficar, estamos seguros em Cristo Jesus.
            Você tem certeza da sua salvação?


Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – A igreja e o mundo – Nossa fé – ECC – Rev. Valdemar Alves da Silva Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário