sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

VENCEDOR, Ap.3.7-13.

VENCEDOR

Ap.3.7-13


Introd.:           “A originalidade não é pré-requisito para um Oscar [...] também não é porque, mais uma vez, os indicados são todos brancos [...] ” – Época – 923 – 22.02.16.
            Neste aspecto, a Revista Época está certíssima.
            Paulo já havia falado aos Romanos que “[...] não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”, Rm.9.16 para este ou aquele sair como vencedor no Oscar ou em qualquer outra atividade que ele desenvolva.        
Nar.:   A carta dirigida a Igreja Filadélfia nos mostra um quadro bem diferente dos ganhadores do Oscar que acontece neste dia 28 de fevereiro de 2016.
Propos.:          A vitória espiritual não depende apenas de nós, depende muito de Deus.
            A nossa vitória espiritual está nas mãos de Jesus Cristo.
Trans.:           O vencedor [...]
1 – Não depende de si mesmo.
            É comum ouvirmos nos meios de comunicação muitos atores e atrizes dizerem: “Eu dei tudo de mim e venci”.
            Para os filhos de Deus não é assim.
            A nossa vitória não depende de nós mesmos exclusivamente; depende de Jesus.
            A nossa vitória depende de Cristo a partir do momento em que eu e você “[...] não negarmos o nome (dele)”, Ap.3.8.
            Sou vitorioso se eu tomar o propósito de “[...] guardar a palavra (mandamentos, leis, preceitos) [...]”, Ap.3.8.
            Não consigo vencer devido a minha arrogância e dependência de mim mesmo.
            Não posso agir assim, eu preciso reconhecer “[...] que tenho pouca força [...]”, Ap.3.8.
            Sem Jesus não sou nada, não posso agir, não posso vencer sem o meu Senhor Jesus Cristo.
            Em Cristo eu sou vencedor, pois Ele “[...] tem posto diante de mim uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar [...]”, Ap.3.8.
            Eu sou vencedor através “[...] daquele que tem a chave [...] que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá [...]”, Ap.3.7.
            Aqui está subentendido a bênção da salvação.
            Está implícito o trabalho de evangelização.
            Ambos pertencem somente a Jesus Cristo, o qual pode ofertar.
            Por que a vitória não depende de mim apenas? Porque Jesus “conhece as minhas obras [...]”, Ap.3.8 que muitas vezes são obras de perversidade, que não me conduz a glorificar a Deus através delas.
            Sou vitorioso porque quem faz a promessa é fiel e somente Ele é “[...] santo e verdadeiro, (ou seja) aquele que tem a chave [...]”, Ap.3.7 da vitória para toda a minha vida.
            A minha vitória é certa, pois a carta foi endereçada “ao anjo (pastor, cada um) da igreja Filadélfia (que vive em amor fraternal, em união e boa convivência) [...]”, Ap.3.7.
            É assim que vivemos? Então você é vitorioso em Cristo.
            O vencedor [...]
2 – É amado por Jesus.
            Eu e você precisamos de mais vitória do que essa?
            O próprio Jesus fala: “[...] Eu te amei”, Ap.3.9.
            Quando Cristo nos amou? Sempre, mas em especial nos momentos de lutas espirituais quando “[...] alguns [...] que são da sinagoga de Satanás [...]”, Ap.3.9 intentarem contra nós.
            Nesses momentos de lutas precisamos “[...] conhecer que Jesus (nos) amou”, Ap.3.9.
            É possível que venha mais tribulação, perturbação e tentação.
            Calma! Jesus tem uma solução para esses que “[...] mentem [...] eis que (Jesus) os fará vir e prostrar-se aos (nossos) pés e conhecer que Jesus nos amou”, Ap.3.9.
            Para continuar sendo amado por Jesus, eu e você precisamos “[...] guardar a palavra da perseverança (de) Jesus [...]”, Ap.3.10 que sempre está do meu lado.
            A recompensa não pode ser outra; “[...] também Jesus (nos) guardará da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”, Ap.3.10.
            Podemos até passar por mais sofrimento, mas tenha bom ânimo, Jesus guarda, ama e nos faz vitoriosos.
            Você é vitorioso e amado por Jesus? Então creia! Você [...]
3 – Receberá a recompensa.
            Dependendo totalmente de Jesus e amado por ele, podemos acreditar que “ao vencedor, (Jesus) fará coluna no santuário de Deus [...]”, Ap.3.12.
            Ser coluna nos fala de ser sustentáculo, fala de estabilidade, de comunhão, união, adoração.
            Sendo “[...] vencedor, e daí jamais sairá [...]”, Ap.3.12 – fala de firmeza na fé e na doutrina.
            O “[...] vencedor (com) o nome de Deus (e) da cidade gravado sobre (você) [...]”,Ap.3.12 será identificado como filho de Deus, como sendo cidadão do reino dos céus.
            Mais recompensa? Tudo quanto Jesus tem será “[...] gravado sobre (você com) [...] o seu novo nome”, Ap.3.12.
            Quer ser recompensado? “Conserva o que tem [...]”, Ap.3.11; o seu caráter íntegro, o seu bom nome, a sua honra, a sua fidelidade a Jesus, o seu casamento, o amor por seus filhos “[...] para que ninguém tome a tua coroa”, Ap.3.11.
            Vencedor!
Conclusão:     “[...] Ouça o que o Espírito diz às igrejas (eu e você)”, Ap.3.13.
            Dê atenção à voz de Deus.
            Não seja como os astros de cinema que participam do Oscar confiados em si mesmos. Confia em Jesus!
             Não seja como muitos “[...] que a si mesmos se declaram (crentes) e não são [...]”, Ap.3.9.
            Todo vencedor espera “[...] a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte [...] (de) Deus [...]”, Ap.3.12 para morar nela para sempre.
            O vencedor “[...] tem ouvido [...]”, Ap.3.13 atentamente que “[...] Jesus vem sem demora [...]”, Ap.3.11, o qual “[...] fará que [...]”, Ap.3.9 eu e você vença por intermédio dEle.           
            Com Jesus você é vencedor.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário