sábado, 6 de fevereiro de 2016

VIDA APARENTE, Ap.3.1-6.

VIDA APARENTE
Ap.3.1-6

Introd.:           A vida aparente de muitos cristãos tem sido uma vergonha para a Igreja de Cristo.
            Muitos são como os Escribas e Fariseus que “[...] exteriormente pareciam justos aos homens, mas, por dentro, estavam cheios de hipocrisia (fingimento, falsidade) e de iniquidade (não reconhece o direito do próximo)”, Mt.23.28.
Nar.:   Sardes era rica em indústria de lã e tinturaria.
            Ela ficava sobre uma colina, bem segura, havia apenas um acesso, uma estreita península, estava facilmente fortificada.
            Que pena! A sua proteção caiu por terra. Ela foi capturada por duas vezes em tempos de guerra.
            Cibele, a deusa da colheita e da sexualidade era cultuada.
            Surgiu no seio da Igreja a profunda sonolência espiritual, resultado da despreocupação e do amor ao luxo.
Propos.:          Vida aparente?! Cristo adverte sobre uma experiência semelhante que atingirá a Igreja a menos que sejamos despertados.
Trans.:           Vida aparente [...]
1 - É patente aos olhos de Deus.
            Jesus envia a mensagem a todos nós.
            Jesus se identifica como “[...] aquele que tem os sete Espíritos de Deus (a plenitude de Deus) [...]”, Ap.3.1 o “que conserva na mão as sete estrelas”, o “primeiro e o último”, o “que tem a espada afiada”.
            A sua mensagem é enviada a todos os “[...] anjos (pastores) [...] as estrelas (pastores que brilham) da igreja em Sardes [...]”, Ap.3.1 ou seja, sua mensagem é universal.
            Não dá para viver de aparências porque “[...] aquele que tem os sete Espíritos de Deus a plenitude de Deus) [...] conhece as nossas obras (boas e más) [...]”, Ap.3.1.
            Deus enxerga o ministério pastoral, o ministério que cada crente executa na igreja, as nossas orações, a nossa fidelidade e até mesmo a nossa desonestidade.
            Não podemos viver de aparências.
            O problema em todas as Igrejas é a morte espiritual quando fingimos “[...] ter nome de que vive (mas na verdade) estamos mortos (devido os nossos pecados)”, Ap.3.1.
            Exteriormente parecemos vivos e ativos, temos reputação de sucesso e espiritualidade.
            É possível te uma forma impressionante de adoração, mas não com o verdadeiro poder e retidão.
            Não viva de aparências! Jesus enxerga o seu interior.
            Qual a solução para não viver de aparências?
2 – Seja vigilante.
            A mensagem de Jesus é que “sejamos vigilantes [...]”, Ap.3.2 para acordar do sono espiritual.
            Está faltando cuidado com a vida espiritual? Oração – Bíblia – jejum – comunhão.
            Não é tarde para acordar da letargia espiritual – cuide de você mesmo[...] e consolida (firma) o resto que está para morrer (amizade, companheirismo, serviço, perdão) [...]”, Ap.3.2.
            O motivo para sermos “[...] vigilantes (é) porque (Jesus) não tem achado íntegra as nossas obras na presença de [...] Deus”, Ap.3.2.
            É um excelente prestador de serviço no trabalho, mas condenáveis são as nossas obras diante de Deus.
            Deus “[...] não tem achado íntegro [...]”, Ap.3.2 o nosso louvor, a nossa oração, a nossa maneira de vestir, o nosso falar mal dos outros.
            Não viva de aparências [...]
3 – Lembre-se do passado.
            “Lembre-se, pois, do que tens recebido [...]”, Ap.3.3 – emprego, salário, estudos, saúde, alimento.
            “Lembre-se, pois, do que tens [...] ouvido [...]”, Ap.3.2 – o amor de Cristo, obrigação como servo e membro da Igreja.
            “Lembre-se [...] e guarde [...]”, Ap.3.3 – no coração a Palavra de Deus para não pecar contra Ele.
            É preciso que cada um de nós se “[...] arrependa [...]”, Ap.3.3 da vida aparente, do pecado, da maldade, do erro, do olhar injurioso.
            É bom conservar a nossa devoção inicial e nos “[...] arrepender [...]”, Ap.3.3 da nossa indiferença.
            Seja obediente ao evangelho como lhe fora pregado, se não, a advertência é: “[...] Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”, Ap.3.3.
            “[...] Vir contra nós”, Ap.3.3 pode ser um julgamento inesperado, alguma calamidade, uma morte súbita, a vinda de Cristo para resgatar a sua Igreja.
            Quando tomamos a decisão de viver para Cristo, a recompensa que temos é [...]
4 – Andar com Cristo.
            Precisamos fazer parte das “[...] poucas pessoas [...]”, Ap.3.4 que anda com Cristo Jesus.
            Veja bem que são “[...] poucas pessoas que não contaminaram [...]”, Ap.3.4, não mancharam sua fé, sua reputação em meio ao ambiente pagão com vícios.
            Cada um de nós precisa querer fazer parte dos “[...] poucos (andar com Cristo e) não contaminar as suas vestiduras (jovem- pureza sexual; cônjuge – fidelidade; empregado – trabalhar com amor; patrão – pagar o que é devido) [...]”, Ap.3.4.
            Agindo de acordo com a vontade de Deus ganharei a oportunidade de “[...] andar de branco junto (com) Jesus, pois serei digno”, Ap.3.4.
            Branco – símbolo de santidade e participação na vitória com Cristo, pois “o vencedor será assim vestido de vestiduras brancas [...]”, Ap.3.5.
            É possível acharmos pouco o que podemos adquirir.
            O texto fala que “[...] de modo nenhum (Jesus) apagará o seu nome do Livro da Vida [...]”, Ap.3.5 – Certeza de salvação.
            E o melhor, depois de partirmos deste mundo; Jesus “[...] confessará o nosso nome diante do [...] Pai e diante dos seus anjos”, Ap.3.5.
            Vida aparente, enganada, escondida [...]
Conclusão: Ouça o conselho: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”, Ap.3.6.
            Você está levando uma vida dupla?
            Quer assegurar as bênçãos e desfrutar deste mundo? “[...] Ouça o que o Espírito diz à (você) [...]”, Ap.3.6.
           


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário