sábado, 19 de março de 2016

SEM MOTIVO, Mt.5.22.

SEM MOTIVO

Mt.5.22


Introd.:           Sem motivo você não vai com a cara do seu irmão em Cristo.
            Sem qualquer motivo você o chama de bobo, chato, besta, idiota, burro e tolo.
            Disse certo humorista: Numa roda de quatro pessoas se observar bem, sempre tem um que é meio abobalhado, bobão, doido ou se faz de doido.
Nar.:   Os escribas ensinavam que nada, salvo o homicídio, era proibido pelo sexto mandamento – “Não matarás”, Ex.20.13.
            Jesus mostrou o significado completo desse mandamento; conforme o qual, devemos ser julgados no futuro e, portanto, já deve ser obedecido agora.
            Jesus mostra que a intenção que provoca o ato físico é passível da mesma condenação que o próprio ato.
            É por este motivo que o apóstolo João declara: “Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas”, 1Jo.2.9.
            Ao contrário dos ensinos dos mestres da lei, Jesus coloca o seu “eu, porém, vos digo [...]”, Mt.5.22 com autoridade de Rei.
            A sua missão não foi revogar a lei, mas cumprir, isto é, tornar clara as exigências da lei, e fazer com que fossem cumpridas.
            Os escribas faziam regulamentos contra o assassinato; Jesus, porém, condena o pensamento hostil e o insulto.
            As exigências de Deus são mais amplas.
            O assassino, insiste Jesus, tem seu nascedouro no íntimo, na alma, no coração, “porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios [...]”, Mc.7.21.
            O ensino de Jesus mostra que a ira promove um descontrolado espírito de vingança.
            Por isso Jesus ensina “novo mandamento (que) nos dá: que nos amemos uns aos outros; assim como ele nos amou, que também nos amemos uns aos outros”, Jo.13.34.
            O antigo mandamento determinava: Não mate.
            Jesus é contrário a essa regra e diz explicitamente: “Eu, porém, vos digo [...]”, Mt.5.22: nem sequer você deve magoar.
Propos.:          Você não tem nenhum motivo para ofender, menosprezar ou denegrir a imagem do seu irmão.
            Primeiro: você não tem esse direito.
            Segundo: você não conhece o seu interior.
            Terceiro: Deus é o único capaz de julgar.
Trans.:           Sem motivo [...]
1 – Você fica irado contra o seu irmão.
            Preste bem atenção! O único que pode ficar irado contra o homem pecador é o próprio Deus, mas mesmo assim, “[...] não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira [...]”, Sl.30.5.
            A ira de Deus é contra todo e qualquer pecado.
            É sem motivo a sua ira contra o seu semelhante.
            Jesus declara: “Eu, porém, vos digo (a verdade) [...]”, Mt.5.22.
            É como se Ele dissesse: Eu assumo a posição de decretar a nova lei de Moisés, mostrando a correta interpretação.
            Portanto irmão é sem motivo a sua ira.
            O sexto mandamento não proíbe apenas o ato de assassinar, mas se estende ao pensamento, à palavra, à raiva injusta e insultos destrutivos.
            A ira é um crime sério para Jesus; é tão sério que Paulo adverte: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”, Ef.4.26.
            Sendo um crime sério para Jesus, a pessoa irada merece o mesmo castigo imposto ao assassino: “[...] estará sujeito a julgamento [...]”, Mt.5.22.
            Jesus não advoga que a ira seja punida com a morte, mas ilustra, com essas palavras, quão sério era para ele esse pecado.
            Com isso, Jesus eleva o ser humano.
            Ele atribui um grande valor às nossas vidas, logo, dificilmente um assassinaria a outro.
            Não é a toa que o evangelista João declara: “Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão”, 1Jo.4.21.
            Para Jesus, quando, [...] todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão [...]”, Mt.5.22, está faltando amor, pois “aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”, 1Jo.4.8.
            Lembre-se! Jesus não se refere à ira justa contra os ímpios e iníquos, antes, Ele condena a sua ira sem motivo, vingativo, que deseja, de modo injusto, a morte do seu próximo.
            Sem motivo [...]
2 – Você profere um insulto a seu irmão.
            Aqui Jesus está chamando a nossa atenção para aquelas palavras dita irrefletidamente – já se tornou rotina na vida.
            É quando você sem motivo algum chama o seu irmão de cabeça vazia, sem miolos.
            É você dizer-lhe: "Você não presta!", você é miserável, insensato.
            É [...] [sem motivo] [...]”, Mt.5.22 você ofender a seu irmão.
            É [...] [sem motivo] [...]”, Mt.5.22 quando você o despreza.
            É [...] [sem motivo] [...]”, Mt.5.22 você zombar e ao mesmo tempo sentir-se orgulhoso.
            Jesus é claro: Se você “[...] [sem motivo] [...] proferir um insulto a seu irmão [...]”, Mt.5.22.
            Parece que Jesus está sendo redundante, mas não.
            Na ira Ele apenas diz que você será julgado, mas quando se parte para o insulto, ele diz: Você “[...] estará sujeito a julgamento do tribunal [...]”, Mt.5.22.
            O tribunal era o grande concílio dos setenta, a suprema autoridade.
            Ali se julgava as causas mais importantes e dali saía o condenado.
            Ninguém deseja sair condenado do tribunal, portanto, não “[...] insulte a seu irmão [sem motivo] [...]”, Mt.5.22.
            Caso você [...] [sem motivo] (fica) irado contra seu irmão (e) [sem motivo] [...] profere um insulto a seu irmão [...]”, Mt.5.22, pode ter a certeza [...]
Conclusão, A sua sentença será o inferno de fogo.
            Apresentaram um queixa contra você.
            O seu suposto oponente falou para Deus, “derramando perante ele a sua queixa (contra eu e você), à [...] presença (de) Deus (o nosso oponente) expôs a sua tribulação”, Sl.142.2.
            Você foi levado a julgamento de tribunal.
            Dali você sairá condenado para o inferno de fogo caso não houver arrependimento.
            Você deseja esse fim? Então pare de [...] [sem motivo] se irar contra seu irmão [...]”, Mt.5.22.
            Deixe de [...] insultar a seu irmão [...] [sem motivo] [...]”, Mt.5.22.
            Urgente! Não diga que seu irmão é [...] tolo (louco) [sem motivo] [...]”, Mt.5.22.
            Se, por acaso, “[...] [sem motivo] [...] (você continuar ofendendo e denegrindo a imagem do próximo, saiba que você) estará sujeito ao inferno de fogo (para toda a eternidade)”, Mt.5.22.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário