sexta-feira, 25 de março de 2016

FÉ, Mt.8.5-13.

Mt.8.5-13


Introd.:           “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”, Hb.11.1.

Nar.:    O evangelista Mateus nos apresenta neste texto “[…] um importante aspecto da atividade de Jesus além do ensinamento: os seus atos” miraculosos – Glow.
Propos.:           Nem todos são agraciados com a cura física, mas nem por isso podemos deixar de buscar crescer na fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Trans.:             Quem tem fé [...]
1 – Implora.
            Onde quer que “[...] Jesus entra (acontece algum tipo de mudança, principalmente, quando) Ele entra (dentro do coração humano) [...]”, Mt.8.5.
            Encontramos três fatos interessantes neste verso:
            1º. – “[...] Jesus entrou em Cafarnaum (vila de conforto, cidade próspera da Galileia) [...]”, Mt.8.5.
            “[...] Jesus (pode) entrar (até mesmo dentro do coração de alguém com muito recurso financeiro, que tenha uma saúde de ferro)”, Mt.8.5;
            2º. – “[...] Um centurião (oficial do exército romano – 100 soldados se apresenta (a) Jesus [...]”, Mt.8.5;
            Por mais horárias que o homem tem, ainda que tenha muitos distintivos, muito poder, ainda assim, essa pessoa precisa muito do auxílio de Cristo Jesus.
            É por este motivo que o [...]
            3º O “[...] Centurião (em angústia) [...] implora (chama Jesus para o seu lado, solicita de forma humilde e sem orgulho a sua ajuda)”, Mt.8.5.
            Nos falta clamar mais, chamar com insistência, insistir a fim de que Jesus possa nos ajudar.
            Quando “[...] imploramos (como o) Centurião [...]”, Mt.8.5 é que podemos apresentar o problema.
            É preciso, humildemente, reconhecer que Jesus é o nosso “Senhor [...]”, Mt.8.6.
            Apresente diante de Deus “[...] o seu criado (parente, amigo ou inimigo que) jaz em casa, de cama [...]”, Mt.8.6.
            Não importa qual situação ele está passando, pode ser até mesmo uma “[...] paralisia [...] (que o faz) sofrer horrivelmente”, Mt.8.6.
            Deus não deixa de ouvir uma oração. Ore, clame, reclama, implora pelo Seu amor.
            Aquele que insiste na oração [...]
2 – Encontra resposta firme.
            A resposta não vem dos lábios de homens.
            A resposta firme vem do próprio “Jesus (que pode fazer qualquer coisa) [...]”, Mt.8.7.
            É preciso lembrar que nem todas as nossas orações são respondidas por “Jesus [...]”, Mt.8.7 de modo que nos satisfaça.
            Na verdade “Jesus (pode) [...] dizer [...]”, Mt.8.7 algo que não queremos ouvir – sim, não, espere.
            Mas, no caso desse servo; “Jesus [...] disse: Eu irei curá-lo”, Mt.8.7 – nem todos são curados.
            Promessa é dívida. É por isso que, “então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé [...]”, Mt.8.13.
            Quando Jesus promete Ele cumpre, “[...] e, naquela mesma hora, o servo foi curado”, Mt.8.13.
            Tenta descobrir qual resposta Deus tem dado às suas orações.
            É possível que Ele tenha falado “não” ou “espere”.
            Independente de qual for a resposta de Jesus [...]
3 – Procure se humilhar.
            “[...] O centurião (demonstra a sua humildade) respondendo: Senhor (meu dono, dependemos de Deus) [...]”, Mt.8.8.
            “[...] O centurião [...] (reconhece que) não é digno de que Jesus entre em sua casa [...] (devido ele se considerar servo)”, Mt.8.8.
            O raciocínio do “[...] centurião (era da seguinte forma:) [...] apenas manda com uma palavra (ou seja, ele reconhece Jesus como) Senhor, (a fim de que) o seu rapaz seja curado”, Mt.8.8.
            É possível que nos falta reconhecer Jesus como “[...] o [...] Senhor [...]”, Mt.8.8 da nossa vida a fim de que, cada um dependa muito mais dEle.
            O modo de se humilhar é dizer e aceitar que “[...] também [...] somos homem sujeito à autoridade [...]”, Mt.8.9.
            Isso quer dizer que reconhecemos Jesus como autoridade maior em nossa vida.
            A humildade fala sobre o ser “[...] soldado às [...] ordens (do seu Senhor) [...]”, Mt.8.9.
            Quando o nosso Senhor “[...] disser: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao [...] servo: faze isto, e ele o faz”, Mt.8.9, declaramos que dependemos perfeitamente do nosso Senhor.
            Ao buscar humildade é certo que iremos “ouvir [...] (e perceber no próprio) Jesus (a Sua) admiração (em relação à nossa atitude de se humilhar, mas principalmente a respeito da nossa) fé achada (entre o povo de) Israel (que não é) como (a nossa que está baseada em Jesus) [...]”, Mt.8.10.
            É por este motivo que Jesus “diz que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”, Mt.8.11, ou seja, a salvação foi estendida a cada um de nós.
            Precisamos buscar crescer na fé, caso contrário [...]
Conclusão:      Haverá condenação.
            Por causa de uma cura ou a falta dela, muitos de nós podemos investir na fé ou abandoná-la.
            O centurião resolveu acreditar em Jesus, “ao passo que os filhos do reino (muitos de nós) serão lançados para fora (do Reino de Deus por não ter exercitado a nossa fé através do BOI) [...]”, Mt.8.12.
            O fim daqueles que não tem fé será “[...] nas trevas (sem a verdadeira Luz, Jesus) [...]”, Mt.8.12.
            O pior para aqueles que não fortalecem a fé é que, no lugar para onde eles “[...] serão lançados [...] ali haverá choro e ranger de dentes”, Mt.8.12.
            Como está a sua fé em Cristo Jesus?


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário