sábado, 19 de março de 2016

COMO O BAMBU.

COMO O BAMBU
            O bambu chinês “depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada. Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu. Mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, a partir do bulbo (batata), que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída [...] no quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir 24 metros” – http://www.mundodasmensagens.com/mensagem/fabulas-a-licao-do-bambu-chines.html.
            É interessante notar que muitos homens são iguais ao bambu chinês. O seu crescimento é lento, mas profundo. É preciso dizer que homem nenhum, que ama e adora a Jesus Cristo, deve desistir das coisas espirituais que o faz crescer solidamente. Este é o conselho do apóstolo Paulo de que, “portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1Co 15.58).
            Todos sabem que o cristianismo é reputado como difícil de ser seguido. Muitos não têm experimentado e nem sequer tentado transpor essa barreira. Ainda não aconteceu nenhuma tentativa? Em momento algum da história bíblica o Pai ou mesmo o próprio Jesus não aponta um caminhar por uma estrada fácil e nunca prometeu um caminho fácil para o homem trilhar, é por isso que o apóstolo insiste em especial com os “[...] seus amados irmãos [...]” (1Co 15.58).
            A ideia de Paulo aqui, era a de que um ajudasse o outro a vencer nas dificuldades espirituais. O seu grande desejo é poder ver a firmeza de seus filhos na fé, pois dizia: apesar das lutas, dificuldades, perseguições, fome, nudez ou outra coisa qualquer que o impulsione a deixar o caminho rumo ao céu, ainda assim é possível que os “[...] meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis [...]” (1Co 15.58) em Cristo Jesus.
            Ao defender a firmeza de espírito, Paulo olha para o presente com uma perspectiva de vida eterna com Cristo começada neste mundo. Ele não se importava com o tempo de vida que lhe restava. O seu interesse maior era tão somente incentivar os “[...] amados irmãos (em Cristo a) [...] serem firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor [...]” (1Co 15.58).
            O seu pensamento era simplesmente nas riquezas que possuía em Cristo já na presente era. Isto não quer dizer que ele tinha uma vida regalada, pelo contrário, passou por momentos difíceis na vida, teve que “[...] aprender a viver contente em toda e qualquer situação [...] (soube) ser [...] humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, [...] teve experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Fp 4.11,12).
            Esse é um dos motivos que leva muitos  desistirem de caminhar com Cristo neste mundo, pois sabem ou percebem que não é um mar de rosas; tem as suas dificuldades, mas ao final, principalmente, alegrias eternas.
            O que realmente Paulo quer transmitir aos seus leitores é que cada um possa enxergar a glória eterna. Quando Deus o inspirou para que escrevesse o texto bíblico foi com um único propósito: Permanecerem firme. Assim feito era por uma única razão: Todo homem tem seu limite de vida neste mundo, portanto, aquele que se entrega completamente ao seu Senhor, no caso do crescimento espiritual, depende da ajuda do Espírito Santo de Deus.
            Sendo assim como o bambu, você precisa criar raízes “[...] firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o seu trabalho não (seja) [...] vão” (1Co 15.58). Você será recompensado num futuro bem próximo.
            Queira insistir com o Senhor Jesus quando você passar por lutas, dificuldades, descrenças. São nesses momentos da vida que todos precisam “[...] ser firmes [...] (no) Senhor [...]” (1Co 15.58).

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário