quinta-feira, 25 de junho de 2015

CORRIDA DA FÉ, Hb.12.1-3

CORRIDA DA FÉ, Hb.12.1-3

Introd.:           Hoje, em Atibaia, SP, às 08h00, aconteceu a Copa Paulista de Corridas de Montanha nas modalidades e 2 km, 8 km, 16 km, 21 km e 50 km.

            Muitos desses atletas se espelham nos grandes vencedores.
            Eles treinam, se esforçam o máximo para alcançar a vitória.
Nar.:   Quer vencer? Olhe para os heróis do passado e perceba a garra deles.
            Quer vitória? Desembarace de todo pecado.
            Para vencer o alvo é somente com Jesus Cristo.
Propos.:          Corra para vencer.
Trans.:           Na corrida da fé [...]
1 – Você encontra [...]
            Testemunhas.
            Na corrida da fé ninguém está sozinho.
            Como os irmãos do passado: Raabe, Josué, Moisés, José, Jacó, que correram com fé, “portanto, também nós [...]”, Hb.12.1 podemos correr para vencer.
            A corrida da fé não é privilégio somente de grandes homens do passado; a vida cristã pode ser vivida vitoriosa – depende de você.
            Nós, os leitores, na corrida da fé, “[...] visto que temos a rodear-nos [...]”, Hb.12.1 uma grande multidão que nos assiste; eles terminaram com honras ao mérito.
            O exemplo deles nos encoraja caso tropeçarmos.
            A “[...] tão grande nuvem de testemunhas [...]”, Hb.12.1 nos mostra a necessidade do empenho na corrida.
            Além das testemunhas [...]
            Nessa corrida é necessário desembaraçar.
            “[...] Desembaraçar [...]”, Hb.12.1 é por de lado tudo quando te impede de correr.
            Paulo aconselha: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado”, Ef.4.28.
            Abandone “[...] todo peso [...], Hb.12.1.
            Essa é uma característica do bom atleta – reduzir o peso que pode prejudicá-lo – a roupa, o corpo, pela disciplina e renúncia.
            Largue de vez a ambição mundana, a acomodação, o interesse próprio, o egoísmo, porque “o que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”, Mt.13.22.
            Lance fora o peso do medo que te faz recuar, o desânimo que contamina outros, a dúvida quanto ao futuro.
            Deixe o peso que te impede de ser um vencedor.
            De uma vez por todas, renegue o “[...] pecado que tenazmente (pegajosamente) te assedia (rodeia, persegue) [...]”, Hb.12.1.
            Desvencilha da mentira, do adultério, do homossexualismo, da falsidade, da fofoca.
            Paulo fala que “[...] não fazemos o bem que preferimos, mas o mal que não queremos, esse fazemos”, Rm.7.19.
            Correndo, seja perseverante.
            Não pare de correr.
            Pare e pense! Os heróis da fé exibem para nós o valor e o poder da fé.
            Não desista! “[...] Corra com perseverança [...]”, Hb.12.1.
            “[...] Corra (!) [...]”, Hb.12.1 não desista de ser “[...] perseverante [...]”, Hb.12.1 na oração, na leitura bíblica – Noé confiou em Deus, Abraão esperou o cumprimento da promessa, Moisés venceu em meio às reclamações; seja perseverante.
            Semelhante ao competidor, esteja sempre na atividade constante que o leva para “[...] a carreira que nos está proposta”, Hb.12.1 – a paz, a vitória contra o pecado, a salvação, a morada eterna.
            Na corrida da fé você tem um [...]
2 – Objetivo.
            O seu maior objetivo é “olhar [...] para Jesus [...]”, Hb.12.2.
            Jesus é o seu maior exemplo na corrida, “olhe [...] pra Ele [...]”, Hb.12.2.
            Jesus é o seu encorajamento principal, “olhe firmemente para Ele [...]”, Hb.12.2.
            Ao invés daquela preocupação diária com a dívida, a enfermidade, preocupe-se com a meditação em “[...] seu leito, quando de Deus [...] recorda e em Deus medita, durante a vigília da noite”, Sl.63.6.
            Devemos olhar para Jesus porque Ele é “[...] o Autor e Consumador da fé [...]”, Hb.12.2.
            Jesus é o iniciador (autor) como o finalizador (Consumador) da nossa fé.
            Corra, porque na linha de chegada está “[...] o Autor e Consumador da fé [...]”, Hb.12.2.
            Corre crendo em Jesus porque Ele pode despertar e sustentar por ser o Autor da salvação.
            Mude os seus planos, o seu alvo, olhe para “[...] Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz [...]”, Hb.12.2.
            Jesus não desistiu do seu plano, Ele “[...] suportou a cruz [...] (carregou, sofreu)”, Hb.12.2 – não desista dessa corrida.
            Fita os seus olhos em Jesus que “[...] não fez caso da ignomínia (desonra) [...]”, Hb.12.2.
            Não sinta vergonha de ser identificado como servo de Jesus – assuma a responsabilidade – crucificado – morte – vergonhosa.
            Olhe para, Jesus, o vencedor que “[...] está assentado à destra do trono de Deus”, Hb.12.2.
            O maior exemplo de vitória você encontra em Jesus – corra para Ele.
            Corra a corrida da fé e [...]
Conclusão: Não desista.
            Você não vence sem lutar. Pare com esse negócio de “[...] desmaiar a alma”, Hb.12.3.
            Chega de dizer: Desisto! “[...] não vos fatigueis [...]”, Hb.12.3 dizendo que está cansado da vida, do trabalho, do lar, do cônjuge.
            “Considerai (faça uma comparação), pois, atentamente [...]”, Hb.12.3 o seu modo de correr.          Jesus é o seu maior exemplo para a corrida da fé.
            “[...] Jesus suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo [...]”, Hb.12.3 para nos oferecer a vitória completa nessa corrida da fé.
           


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário