sábado, 20 de junho de 2015

Jo.15.13-19 - A IGREJA EMERGENTE.

A IGREJA EMERGENTE, Jo.15.13-19.

Introd.:           “Igreja emergente é um movimento crescente dentro da igreja evangélica nas duas últimas décadas [...] é um movimento da Igreja Protestante, iniciado por americanos e ingleses, com a finalidade de alcançar a Geração Pós-moderna. Procura reavaliar as doutrinas. As igrejas emergentes não possuem sistemas ou fórmulas, são variáveis conforme o contexto cultural, interdenominacional, não pode ser copiado, não possuem uma doutrina definida e sim procuram expressar Deus em diversas formas, tentando desconstruir as barreiras que as denominações impuseram” – Rev. Dr. Mauro Meister.
            Pb. Solono Portela faz a comparação entre a Teologia da Reforma e a Neo-ortodoxia.
            Ortodoxia segue à risca o que diz a Bíblia.
Teologia da Reforma
Neo-ortodoxia
Sola Scriptura – Somente a Escritura
Sim, mas não como padrão objetivo e sim como reflexo e referencial da experiência dos autores.
Solus Cristus – Somente Cristo
Sim, mas não como único caminho de salvação, pois sua mensagem pode permear outras formas de religiosidade. 
Sola Gratia – Somente a Graça
Sim, mas não como dádiva soberana de Deus e sim como modus vivendi possível a qualquer ser humano.
Sola Fide – Somente a Fé
Sim, mas não é definível objetivamente, pois é reflexo subjetivo de sua compreensão e experiências.
Soli Deo Gloria – Glória somente a Deus
Sim, mas Deus é glorificado (possivelmente prioritariamente) através do contato humanitário e de ações que visam o bem da humanidade.
I – Os ideais da igreja emergente.
            Para a igreja emergente, a justificativa é que o mundo mudou e carece que mudemos também para não perdermos a marcha da história.
            Quanto a esse assunto, não tem o que discutir, porque “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”, Hb.13.8.
            Devemos entender que, a respeito do “[...] Pai [...] não pode existir variação ou sombra de mudança”, Tg.1.17, muito menos a respeito da pregação da sua Palavra para alcançar o mundo.
            É por este motivo que “ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”, Jo.15.13.
            Ora, se o amor de Cristo nunca muda, então, esse da igreja emergente está fora de cogitação para alcançar o maior número possível de convertidos.
            Nenhum homem não consegue conquistar outro para Deus, isto se deve “porque pela graça somos salvos, mediante a fé; e isto não vem de nós; é dom de Deus”, Ef.2.8.
            Então, não pode ser através de alguns ideais que a igreja irá levar outros a Deus, pelo contrário, somos aconselhados a “pregar a palavra, instar, quer seja oportuno, quer não, corrigir, repreender, exortar com toda a longanimidade e doutrina”, 2Tm.4.2.
            É por este motivo que Jesus falou que “nós somos seus amigos, se fizermos o que ele nos manda”, Jo.15.14.
            Assim como os ideais da igreja emergente não condiz com as Escrituras Sagradas, podemos saber também sobre [...]
II – Alguns valores da igreja emergente.
            Alguns valores dessa igreja se destacam, às vezes, positivamente, ou na maioria das vezes, negativamente.
            A – Comunicação.
            A mensagem está sujeita à conveniência do público que desejam atingir.
            Em igrejas em que há exposição discursiva, do tipo sermão, ou estudo bíblico, ou ‘bate-papo bíblico’, geralmente se compensa o público com música, ao gosto que prevalece – roque, por exemplo, efeitos visuais, luzes, gelo seco.
            A instrução de Paulo para “Tito (foi:) [...] fala o que convém à sã doutrina”, Tt.2.1.
            A nossa comunicação com esse mundo deve ser apenas falando sobre “[...] a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem”, Jo.1.9.
            Esse modo de se comunicar com o mundo é porque “[...] Jesus [...] é o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vai ao Pai senão por Ele”, Jo.14.6.
            É por este motivo que Jesus “já não nos chama servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tem nos chamado amigos, porque tudo quanto ouviu do [...] Pai nos tem dado a conhecer”, Jo.15.15 para anunciar aos outros sobre essa dádiva.
            B – Contemporaneidade (moderno, atual).
            Para o movimento Emergente não interessa muito aquilo que se tem a ensinar, desde que haja alguma utilidade para hoje.
            Muitos que se dizem crentes arranca páginas da Bíblia para comer, colocar dentro do sapato, pregar nas paredes de casa para serem abençoados.
            O grande problema é que “se nós fôssemos do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não somos do mundo, pelo contrário, dele nos escolheu (Jesus), por isso, o mundo nos odeia”, Jo.15.19 e muitas pessoas não desejam ouvir a verdade.
            Paulo fala que devemos “[...] deixar a mentira, falar cada um a verdade [...]”, Ef.4.25.
            É por este motivo que, após “[...] conhecer a verdade [...] a verdade nos libertará”, Jo.8.32.
            Nenhum de nós tem autoridade para “[...] mudar a verdade de Deus em mentira [...]”, Rm.1.25 a fim de alistar mais pessoas para dentro da igreja.
            A mensagem jamais pode ser mudada, isso se deve “porque (Jesus) em verdade nos diz: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus”, Mt.5.18,19.
            Eis o motivo de “nós sermos [...] (considerados) amigos (de) Jesus, se fizermos o que Ele nos manda”, Jo.15.14 a respeito da pregação da Palavra de Deus.
            C – Entendimento das necessidades atuais.
            A igreja Emergente pergunta: “O que e como a igreja está respondendo aos problemas de hoje?”. Essa resposta pode vir de diversas fontes; inclusive da Bíblia.
            Em nossos dias se fala muito pouco sobre a salvação.
            Quando se fala sobre a salvação, muitos dizem que precisa fazer alguma coisa ou se aliar a alguma igreja para ser salvo.
            O texto é bem claro ao afirmar que “não foi (nenhum de) nós que [...] escolheu a Jesus; pelo contrário, Ele nos escolheu a nós outros e nos designou para que vamos e demos fruto, e o nosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirmos ao Pai em [...] nome (de) Jesus, ele no-lo conceda”, Jo.15.16.
            As necessidades atuais são apenas de ouvir a mensagem da cruz, por esse motivo, devemos saber que “[...] virá dias, diz o SENHOR Deus, em que Deus enviará fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR”, Am.8.11.
            Os homens de nossos dias estão com “a [...] alma (como a do salmista) tem sede de Deus, do Deus vivo [...]”, Sl.42.2, mas não sabem onde encontrá-Lo.
III – O grande problema do movimento emergente.
            É verdade que a igreja precisa ser relevante em sua cultura, comunicando o evangelho de modo efetivo.
            Muitos abrem mão daquilo que deve reger a vida da igreja, a Palavra do Senhor.
            O profeta Oséias fala que devemos “ouvir a palavra do SENHOR [...] porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra, porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus. (O pior é que) o [...] povo (de) Deus está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque [...] (o) sacerdote [...] rejeitou o conhecimento, também Deus (o) [...] rejeitará, para que não seja sacerdote diante de Deus; visto que [...] (ele) esqueceu da lei do seu Deus, também Deus [...] esquecerá de seus filhos. Pois misericórdia (Deus) quer, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”, Os.4.1,6; 6.6 – campanhas.
            Não é à toa que Jesus “[...] nos manda: que nos amemos uns aos outros”, Jo.15.17.
            Jesus fala dessa forma “[...] porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”, 1Jo.4.7.
            Devemos ter em mente e no coração que a Bíblia é nossa regra de fé e prática.
            A Bíblia é “lâmpada para os nossos pés [...] e, luz para os nossos caminhos”, Sl.119.105.
            Deve partir de dentro do meu coração que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”, 2Tm.3.16,17.
Conclusão:     
            A igreja Emergente contém desde os que declaram o mesmo que nós, até aqueles que classificam a Bíblia como um livro que merece respeito pela tradição que representa.
            Para Jesus, “se o mundo nos odeia, sabemos que, primeiro do que (nos odiar) a nós outros [...] odiou a Jesus”, Jo.15.18.
Aplicação:       O que você aprova desses vários movimentos que surgem a cada dia nas igrejas evangélicas?


            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para ED – Nossa fé – CCC – Rev. Folton Nogueira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário