quarta-feira, 3 de junho de 2015

A SUPERIORIDADE DE CRISTO, Hb.5.4-14.

A SUPERIORIDADE DE CRISTO
Hb.5.4-14

Introd.:           Pelo teor do texto dá a entender que os hebreus praticavam algum culto ou adoravam a anjos, ou ainda, tinham exagerada importância aos anjos dentro do seu sistema religioso.
            Em nossos dias os cultos aos anjos são destaque.
            Os ditos, louvores de fogo cantam: “Desceu Miguel, e lá vem Gabriel, para tua benção entregar ...        
            Olha o anjo ai, tocando em tua cabeça e curando a enfermidade ...
            Desceu um anjo de fogo com a espada na mão, ele veio te dizer que não precisa temer ...
            O nome do anjo que vejo na Igreja é  LABASSU-DE-ONDERÁR ...
            Vixe, começou o mistério do anjo que marcha no tempo, em suas mãos a bandeja com o rolo para te entregar ...”.
            Quem é superior: os anjos ou Cristo Jesus?
Nar.:   O autor declara que Jesus é “[...] superior aos anjos [...]”, Hb.1.4.
            No A.T. as aparições angelicais sempre aconteceram em situações específicas com o objetivo de anunciar uma intervenção direta de Deus na vida de seu povo.
            Não se deixe enganar, os anjos “[...] são [...] espíritos ministradores, enviados [...]”, Hb.1.14 por Deus.
Propos.:          O autor mostra a elevada majestade de Jesus, o Filho de Deus.
Trans.:           Hebreus deixa claro que [...]
1 – Jesus é Filho; os anjos são servos, Hb.1.5.
            O lugar de destaque sempre foi de “[...] Jesus (que) é [...] (o) Filho (de) Deus [...]”, Hb.1.5; os anjos são apenas servos.
            Essa afirmação é de perfeita harmonia, “pois a [...] (nenhum) dos anjos (Deus) jamais disse [...]”, Hb.1.5 sobre eles serem filhos.
            É também sobre o “[...] Filho (que o) Pai [...] (declara:) eu hoje te gerei [...]”, Hb.1.5 para o “[...] o [...] fazer [...] habitar entre nós, cheio de graça e de verdade [...]”, Jo.1.14.     
            Como os anjos são apenas servos e criaturas, “[...] outra vez diz (o texto): Eu lhe serei Pai, e ele (Jesus) me será Filho [...]”, Hb.1.5.
            Quando o texto declara que “tendo-se tornado tão superior aos anjos [...]”, Hb.1.4, Deus quer nos revelar a posição de Cristo que está acima de todo principado e potestade.
            É por este motivo que Jesus “[...] herdou mais excelente nome do que (os) anjos”, Hb.1.4, pois quando Ele ordena, todos obedecem.
            Por causa da superioridade de Jesus “[...] todos os anjos de Deus o adoram”, Hb.1.6 e, em nenhum outro lugar das Escrituras é falado que devemos adorar anjos.
            Essa adoração a Jesus acontece porque, além de Jesus ser o Filho de Deus, somente “[...] o Primogênito (o primeiro de toda criação foi) introduzido [...] no mundo [...]”, Hb.1.6 para trazer-nos a salvação.
            Portanto, “ainda, quanto aos anjos, (o próprio) Deus [...] (os) faz ventos (para soprar onde queira), e a seus ministros (ordenados por Deus), labareda de fogo (para queimar o que deseja)”, Hb.1.7.
            A sua crença está baseada em quem?
            Em Jesus Cristo como o Filho de Deus ou nos anjos que são servos do próprio Jesus?
            A superioridade de Cristo declara que [...]
2 – Jesus é Rei; os anjos são súditos (subordinado, Hb.1.8.
            Em uma sala de aula, na hora da chamada, se o seu nome não estiver na lista, você não pertence aquela sala.
            Chegando ao cinema para assistir a sessão, sem ingresso, você será barrado.
            Não levar o convite para a festa, o segurança não o deixará entrar.
            O texto fala apenas “[...] acerca do Filho [...]”, Hb.1.8; os anjos são completamente excluídos.
            O “[...] Filho (de Deus é o único que tem) [...] o [...] trono [...]”, Hb.1.8.
            O “[...] Filho [...] (assumiu esse) trono [...] (não por alguns dias, meses ou anos, mas) é para todo o sempre [...]”, Hb.1.8.
            É interessante notar que o “[...] o Cetro (vara que rege com tirania, severidade, mas no caso do) Filho [...] (é) de equidade (retidão, justiça, imparcial) é o cetro do seu reino”, Hb.1.8 que pode abençoar o seu povo.
            Esse modo do Filho reger o Seu povo é pelo simples motivo de Ele “amar a justiça (aceitável diante de Deus) e odiar a iniquidade (não cumpre e transgride a lei de Deus) [...]”, Hb.1.9.
            “[...] Por isso, Deus, o (nosso) [...] Deus, [...] ungiu (consagrou) Jesus com o óleo de alegria (devido a Sua coroação, por ter assumido o trono) como a nenhum dos teus companheiros”, Hb.1.9 aconteceu de ser coroado; principalmente os anjos que são apenas súditos.
            A superioridade de Cristo fala que [...]
3 – Jesus é o criador; os anjos são criaturas, Hb.1.10.         
            Aconteceu “ainda [...]”, Hb.1.10 outro fato na eternidade que muitos de nós desconhecemos.
            “[...] No princípio [...] (de acordo com o Evangelho de João, foi o próprio) Senhor Jesus [...]”, Hb.1.10 que estava presente na criação de todas as coisas.
            O próprio “[...] Jesus (com o Pai e o Espírito Santo) lançou os fundamentos [...]”, Hb.1.10 para sustentar todas as coisas, até eu e você.
            É maravilhoso saber que “[...] os fundamentos da terra, e os céus são obra das [...] mãos (de) Jesus”, Hb.1.10 como sendo o criador de todas as coisas.
            Entenda que o texto está falando que Jesus é tudo em todos e que os anjos, “eles perecerão [...]”, Hb.1.11.
            “[...] Sim, todos eles envelhecerão qual veste; também, qual manto, os enrolarás, e, como vestes, serão igualmente mudados (pois os mesmos não irão mais nos servir quando cada um de nós entrar na Mansão Eterna) [...]”, Hb.1.11,12.
            Mas, e quanto a Jesus? “[...] Ele, porém, permanece [...]”, Hb.1.11 para sempre como criador e Rei de todo o Seu povo.
            A garantia da eternidade e criação é porque “[...] Jesus é o mesmo, e os seus anos jamais terão fim”, Hb.1.12 na vida dos seus filhos e servos.
            A superioridade de Cristo nos mostra que os anjos [...]
Conclusão:      São apenas ministradores.
            O que os anjos não são?
            Anjos não são filhos; são servos.
            Anjo não é rei; é súdito (submisso).
            Anjos não são criadores; são criaturas.
            É por este motivo que, “[...] a (nenhum) [...] dos anjos jamais Deus disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés [...]”, Hb.1.13.
            Jesus recebeu esse assento.
            Precisamos saber e gravar em nosso coração que “[...] todos (os) anjos são espíritos ministradores (prestar um serviço ao Seu Senhor) [...]”, Hb.1.14.
            Algo muito especial que Jesus determinou a “[...] todos (os seus) anjos (eles) são [...] enviados para serviço (repetição) a favor dos que hão de herdar a salvação [...]”, Hb.1.14.
            Portanto, nenhum de nós tem um anjo da guarda e eles trabalham quando são enviados por Jesus.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário