quarta-feira, 8 de outubro de 2014

ANSIEDADE, Fp.4.4-7.

ANSIEDADE
Fp.4.4-7
Introd.:           Ansiedade é uma preocupação em excesso.
            A preocupação moderada pode se considerar normal.
            A ansiedade é um sentimento de mal-estar, angústia (quase sempre acompanhada de medo).
            A ansiedade pode levar as pessoas comerem demais ou não comerem nada.
            Muitos ficam com insônia, com problemas no estômago, dores de cabeça, dores no peito e dificuldade para respirar.
            Existem pessoas assim dentro da igreja de Cristo? Sim.
            Muitos enfrentam a incompreensão dos crentes que, talvez bem intencionados, mas mal informados, fazem comentário do tipo: ‘leia mais a Bíblia’, ou ‘você precisa ter mais fé’.
            Não tem problemas em ler mais a Bíblia e nem mesmo em ter uma fé aumentada.
            Mas é perigoso o ansioso sentir-se culpado por pensar que sofre por não ler a Bíblia ou por falta de fé.
            São três tipos de ansiedade:
            Aguda – É grande em intensidade, mas pequena em sua duração.
            Crônica – É menor em intensidade, mas de duração permanente.
            Neurótica – Acompanhada de sentimentos de grande desespero e temor, mesmo diante de perigo pequeno ou até inexistente.
            As causas da ansiedade:
            Medo – acidentes, doença incurável, ir ao dentista ou tomar injeção.
            Separação – morte, divórcio ou mudança.
            Insegurança – quanto ao futuro dos filhos ou como vai ficar a sua fisionomia quando completar 60 anos.
            Cuidado! A ansiedade pode ser demoníaca – desejo pelo mesmo sexo ou pelo sexo oposto quando ele é proibido.
Nar.:   O texto aos Filipenses é claro ao dizer que “não (devemos) andar ansiosos de coisa alguma [...]”, Fp.4.6.
Propos.:          Lute contra a ansiedade.
Trans.:           Para vencer a ansiedade devemos [...]
1 – Desenvolver a alegria.
            Paulo mostra que para não vivermos ansiosos é preciso “alegrar-se [...]”, Fp.4.4.
            Veja bem que ele faz uso da repetição “alegrai-vos [...] alegrai-vos”, Fp.4.4.
            Essa repetição é usada para dar mais ênfase ao nosso modo festivo.
            É exatamente isso o que Paulo desejava dos Filipenses e também de nós – “alegria [...] alegria”, Fp.4.4.   Essa “alegria [...]”, Fp.4.4 não precisa ser aquela estampada em nosso rosto por qualquer coisa.
            A alegria deve ser “[...] sempre no Senhor [...]”, Fp.4.4 produzida pelo Espírito Santo em nosso coração devido a salvação alcançada e não pelas circunstâncias da vida.
            Essa “alegria sempre no Senhor [...]”, Fp.4.4 é proveniente da fé na Palavra de Deus de que não nos deixa só.
            Essa “alegria [...] (deve acontecer) outras vezes [...]”, Fp.4.4 para vencermos a ansiedade.
            Outro meio de combater a ansiedade é [...]
2 – Ser tolerante.
            O comentador William Hendriksen traduz esta passagem assim: “deixe que todos vejam a sua atitude bondosa, doce, amável, considerada e graciosa”.
            Seja uma pessoa tolerante, não fique o tempo todo condenando, reclamando ou exigindo seus direitos.
            Agindo assim a sua ansiedade será reduzida.
            Preste atenção: Paulo não está dizendo para o seu cônjuge, o seu amigo ou o seu irmão, ele está dizendo é para que você “seja [...] moderado (evitar exageros) [...]”, Fp.4.5 na reclamação, na condenação, nos olhares.
            Eu e você devemos tornar “[...] a nossa moderação (o evitar exageros) conhecida de todos os homens [...]”, Fp.4.5.
            Todos precisam conhecer aquela atitude bondosa, doce, amável, graciosa em cada um de nós.
            Sabe do por quê? Porque “[...] Perto está o Senhor”, Fp.4.5 que sonda os corações.
            “[...] Perto está o Senhor”, Fp.4.5 para saber como está o seu coração com a sua ansiedade.
            “[...] Perto está o Senhor”, Fp.4.5 para eu e você colocar em suas mãos a nossa ansiedade.
            “[...] Perto está o Senhor”, Fp.4.5 para reduzir a nossa ansiedade e nos levar a ser tolerante com as demais pessoas.
            Para evitar a ansiedade é preciso [...]
3 – Buscar uma vida de oração.
            Uma poderosa arma contra a ansiedade – a oração.
            O “não andar ansioso de coisa alguma [...]”, Fp.4.6 não pode ser guardado em nosso coração.
            A “[...] ansiedade (demasiada preocupação) [...] em tudo, porém, sejam conhecidas [...]”, Fp.4.6 não dos homens.
            Essa “[...] ansiedade de alguma coisa (pequena ou grande precisa ser colocada) [...] diante de Deus [...]”, Fp.4.6 que conhece perfeitamente a nossa tribulação.
            A nossa “[...] ansiedade [...] (deve) ser conhecida (nada pode ser ocultado), diante de Deus, (através das) nossas petições [...]”, Fp.4.6 boas ou ruins.
            A “[...] ansiedade [...] (preocupação precisa ser apresentada) diante de Deus [...] pela oração [...]”, Fp.4.6 no lugar separado, apropriado ou em qualquer lugar.
            “[...] As nossas petições [...] orações [...]”, Fp.4.6, dependendo da gravidade do problema, deve ser intensificada pela manhã, à tarde e a noite.
            Ao buscar uma vida de “[...] oração [...] pela súplica [...]”, Fp.4.6, vamos apresentar diante de Deus as nossas necessidades abrindo completamente o nosso coração.
            Além do mais essa oração deve ser “[...] com ações de graças”, Fp.4.6 por todas as bênçãos que Deus tem derramado sobre as nossas vidas.
            Isto quer dizer que a “[...] oração [...]”, Fp.4.6 deve ser confiante e não desesperada, já de antemão agradecendo pela resposta que Deus irá enviar.
            Por isso a oração confiante e com gratidão [...]
Conclusão:     Produz a verdadeira paz.
            Aleluia! Quando a ansiedade é colocada aos pés do Senhor, Ele, o próprio Jesus responde que é a verdadeira “[...] paz de Deus [...]”, Fp.4.7 para os nossos corações.
            Somente Jesus é o único “[...] que (pode) exceder todo o entendimento (para eu e você compreender) [...]”, Fp.4.7 que a ansiedade aos pés de Cristo sossega a nossa alma.
            E outra, essa “[...] paz [...] (tem o poder de) guardar o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus”, Fp.4.7 para, quando vier a ansiedade, estejamos seguros nas mãos de Deus.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário