sábado, 28 de março de 2020

Sl.128 - BÊNÇÃO.


BÊNÇÃO
Sl.128

Introd.:           Uma vida abençoada não depende da vontade dos pais.
            Uma vida abençoada não depende de suas forças.
            Uma vida abençoada não está nos seus próprios méritos.
            Uma vida abençoada depende unicamente da bondade e do amor de Deus, pelo motivo de somente “o SENHOR (é que tem o poder de) abençoar [...] para que vejas a prosperidade [...] durante os dias de sua vida”, Sl.128.5.
            A ideia de que é o próprio Deus que abençoa o homem pecador é desde a entrega da lei, “pois o SENHOR, teu Deus, te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto [...] o SENHOR, teu Deus, está contigo; coisa nenhuma te faltará”, Dt.2.7.
Nar.:    O salmo da família nos apresenta uma bênção específica para cada membro do lar, em especial para aqueles que temem a Deus ao dizer: “O SENHOR te abençoe [...]”, Sl.128.5.
Propos.:           Bênção é o próprio bem concedido por Deus a cada um de nós.
Trans.: A bênção [...]
1 – Vem de Deus.
            “O SENHOR te abençoe [...]”, Sl.128.5ª é uma das promessas feitas desde a antiguidade quando Deus, no monte Sinai, falou para Moisés ordenar Arão a dizer: “O SENHOR te abençoe e te guarde [...]”, Nm.6.24.
            É a vontade de Deus para “[...] aquele que teme ao SENHOR [...]”, Sl.128.1a.
            É o desejo de Deus para o “[...] bem-aventurado [...] que [...] anda nos [...] caminhos [...] do Senhor”, Sl.128.1b.
            A bênção de Deus é estendida ao “[...] trabalho de tuas mãos [...]”, Sl.128.2ª.
            A finalidade dessa bênção é que eu e você vamos “[...] comer, (viver) feliz (e) ser [...] (em) tudo [...] bem”, Sl.128.2b sucedido.
            A bênção do Senhor alcança a “tua esposa, no interior de tua casa [...]”, Sl.128.3ª isto é, desde quando a “mulher (procura ser) virtuosa (eficiente. Daí,) [...] o seu valor muito excede o de finas joias. (O motivo?) Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida”, Pv.31.10,12.
            O resultado não pode ser outro dentro do lar; a “tua esposa [...] será como a videira (uva/alegria) frutífera [...]”, Sl.128.3b.
            Como a bênção de Deus não está restrita apenas ao casal, também “[...] teus filhos [...] (serão) como rebentos (renovo) da oliveira (azeite – Espírito Santo), à roda da tua mesa (fala de família unida, ainda que haja discussão, o interesse maior é viver em paz)”, Sl.128.3.
            Por que o “[...] homem será abençoado (?) [...] (porque ele) teme (respeita, reverência, amor obediência) ao SENHOR [...]”, Sl.128.4.
            A bênção de Deus é “[...] para que (você) veja a prosperidade [...]”, Sl.128.5.
            Prosperidade no sentido físico; crescimento saudável, mente e corpo, pois “o SENHOR te abençoa [...]”, Sl.128.5.
            Prosperidade no sentido material; bens móveis e imóveis e a vida profissional, tudo isso porque “o SENHOR te abençoa [...]”, Sl.128.5.
            Prosperidade na vida estudantil; o mais alto grau, porque “o SENHOR te abençoa [...]”, Sl.128.5.
            Prosperidade na sua vida espiritual e de toda a sua família a fim de que “vejas os filhos de teus filhos. Paz (vinda de Cristo) sobre Israel!” Sl.128.6.
            A bênção [...]
Conclusão:      Será contemplada “[...] durante os dias de sua vida”, Sl.128.5.
           


Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário