sexta-feira, 20 de março de 2020

Gn.28.10-17 - FILHO SONHA.

FILHO SONHA
Gn.28.10-17

Introd.:           Sonhar é preciso, mas muitas vezes os sonhos não são realizados.
            Para Jung, sonhos, segundo a psicologia analítica, são mensagens que o inconsciente envia para o indivíduo.
            Freud declara que os sonhos são a realização de um desejo.
            Para alguns, segundo o V.T., os sonhos derivam das atividades em que o indivíduo esteve imerso durante o dia e que pode ser uma mensagem da parte de Deus.
            De acordo com o profeta Jeremias, Deus pode falar através dos sonhos, mas a Palavra do Senhor é mais autêntica e superior a qualquer revelação.
            Por isso, “havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”, Hb.1.1, 2.
Nar.:    Jacó, na fuga, sonha a respeito do futuro da sua família e do povo escolhido por Deus.    
Propos.:           Jacó recebeu os sonhos como uma mensagem de Deus.           
Trans.:             Filho sonha [...]
1 – Em partir.
            “Partiu Jacó [...]”, Gn.28.10 à mando dos seus pais, Isaque e Rebeca – forçado a deixar o conforto do lar.
            “Partiu Jacó [...]”, Gn.28.10, a princípio, para fugir do seu irmão vingativo, Esaú.
            “Partiu Jacó [...]”, Gn.28.10 para fugir dos falatórios de que ele era um ladrão, enrolador, trapaceiro, enganador.
            “Partiu Jacó [...]”, Gn.28.10 para se ver livre das garras dos pais devido esse filho ser pacato.
            “Partiu Jacó de Berseba (perceba que é o poço dos juramentos) [...]”, Gn.28.10 onde Abraão fez os seus juramentos de vida com Deus e seus vizinhos e que Jacó queria distância, renegou.
            “Partiu Jacó [...] e seguiu para Harã”, Gn.28.10, Síria, hoje Turquia, rota principal, o crescente fértil, local de muito trabalho que não era muito do agrado de “[...] Jacó [...] (por ser) homem pacato, (que) habitava em tendas”, Gn.25.27.
            Filho sonha [...]
2 – Com o céu.
            Um filho trapaceiro, ladrão, enrolador, preguiçoso, precisa sonhar com o céu, ter um encontro com Deus para ter a vida transformada.
            “Tendo chegado a certo lugar [...]”, Gn.28.11, de Berseba a Harã – Turquia, 1.063 km – 13h de carro, 188h a pé, 23,5km por dia, 8 a 12 dias de viagem, nos lombos de burro ou a pé – viagem cansativa, mas de grande necessidade para Jacó.
            “[...] Ali (no local determinado por Deus, Jacó) passou a noite [...]”, Gn.28.11 para refletir a respeito da fé, do compromisso com Deus, da vida em família.
            É bom lembrar que, “[...] pois já era sol-posto [...]”, Gn.28.11, é o momento em que começamos a refletir a respeito da vida, principalmente quando estamos sozinhos sem influência dos pais, amigos e parentes – fica à sós com Deus.
            Muitas vezes precisamos “[...] tomar uma das pedras do lugar [...]”, Gn.28.11 para sentir que Deus deseja “[...] tirar de nós o coração de pedra e nos dar coração de carne [...]”, Ez.36.26 como o de Jesus, o nosso Senhor.
            Esse “[...] fazer (da) pedra [...] (o) nosso travesseiro [...]”, Gn.28.11 demonstra o quão duro somos diante de Jesus, a Pedra angular, com os nossos atos.
            Por isso, é melhor “[...] se deitar ali mesmo (sobre a) pedra para dormir”, Gn.28.11 “[...] nos braços (de Jesus que) nos toma e impõe as suas mãos [...] (para) abençoar”, Mc.10.16.
            “E sonhou [...]”, Gn.28.12. Muitos pensam em sonhos espetaculares, reveladores de mistérios de Deus para ganhar mais dinheiro, ser curado de toda enfermidade e, que a família, ainda em discórdia, seja abençoada.
            Jacó “[...] sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu [...]”, Gn.28.12, indicando que somente Deus é quem pode solucionar problemas, transformar vidas.
            “E sonhou [...] (que) os anjos de Deus subiam e desciam por ela”, Gn.28.12, os quais apontam para o último Dia em que Jesus voltará para resgatar a Sua igreja.
            Esteja preparado para o encontro com Cristo Jesus no Dia final!
            Filho sonha [...]
3 – Em receber uma herança.
            “Perto dele (Jacó, eu e você) está o SENHOR [...]”, Gn.28.13 para amparar, guardar, proteger, sustentar em qualquer situação.
            Fica sabendo que somente “[...] o SENHOR (é quem pode) lhe dizer [...]”, Gn.28.13 a verdade, “e conhecendo a verdade, e a verdade (o) [...] libertará”, Jo.8.32.
            “[...] O SENHOR [...] (irá sempre) dizer: Eu sou o SENHOR [...]”, Gn.28.13, altíssimo, criador, sustentador, providente, abençoador da sua vida.
            É preciso que eu e você tenha “[...] o SENHOR [...] (o mesmo) Deus de Abraão [...]”, Gn.28.13 que o abençoou e pode nos abençoar.
            “[...] O [...] teu pai [...]”, Gn.28.13 carnal pode não ter deixado nenhum bem móvel ou imóvel para você, mas o que o Senhor pode fazer por nós é incomparável, a vida eterna.
            O nosso “[...] Deus (é o mesmo) de Isaque [...]”, Gn.28.13 que esteve ao seu lado dia a dia.
            Por isso, “[...] a terra em que agora estás deitado [...]”, Gn.28.13, tanto para Jacó, quanto para mim e você, Deus nos deu, mas algo maior iremos receber, a mansão eterna.
            O verbo “[...] darei [...]”, Gn.28.13 está no futuro do presente do indicativo, mostrando que somente “[...] o SENHOR (é o) [...] Deus [...]”, Gn.28.13 que dará o que Ele deseja sem receber nada em troca.
            O “[...] dá (de) Deus (não foi somente a Jacó, mas) a (toda) à sua descendência”, Gn.28.13, a ponto de se estender a cada um de nós.
            Filho sonha [...]
4 – Com a sua descendência abençoada.
            A promessa de Deus é que “a sua descendência será como o pó da terra [...]”, Gn.28.14, numerosa, estendida para dentro e para fora do seu lar – família, amigos e inimigos.
            Perceba que aqueles que forem influenciados, evangelizados se “[...] estenderão para o Ocidente (África) e para o Oriente (Ásia), para o Norte (Europa) e para o Sul (Oriente Médio) [...]”, Gn.28.14, assim deve acontecer dentro e fora de casa.
            A razão para evangelizar, testemunhar Cristo é que “[...] em nós e na nossa descendência serão abençoadas todas as famílias da terra”, Gn.28.14.
            Sonha com a sua família, os seus amigos e inimigos sendo resgatados, transformados pelo poder de Deus.
            Filho sonha [...]
5 – Em voltar para a terra prometida.
            Algumas promessas de Deus válidas para cada um de nós:
            “Eis que eu estou contigo [...]”, Gn.28.15, repetida por Jesus “[...] todos os dias até à consumação do século”, Mt.28.20;
            “[...] E te guardarei por onde quer que fores [...]”, Gn.28.15 – idas e vindas em nosso dia a dia;
            “[...] Porque te não desampararei [...]”, Gn.28.15 nos momentos de lutas, dificuldades, enfermidades;
            Agora, uma promessa específica à Jacó: “[...] e te farei voltar a esta terra (Canaã) [...] até cumprir eu aquilo que te hei referido”, Gn.28.15 de que “[...] um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço”, Gn.25.23 – 20 anos depois, Deus cumpre com a sua promessa.
            Filho sonha [...]
Conclusão:      Com a presença de Deus.
            “Despertado Jacó do seu sono [...]”, Gn.28.16, do seu desespero da morte, da fuga do seu irmão, de deixar bens, família.
            “Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar [...]”, Gn.28.16, em seu coração para ser transformado, moldado segundo o querer de Deus.
            Muitas vezes “[...] o SENHOR está [...] (em nós, mas) não o sabemos”, Gn.28.16 por causa do nosso pecado, nossa rebeldia, nosso erro, maldade que há em nós.
            Acorda enquanto há tempo para servir e glorificar a Deus!
            Algumas recomendações após o sonho e a leitura da Palavra de Deus:
            “E, (que cada um de nós aprenda a) temer [...]”, Gn.28.17 a Deus, ter medo de Deus, tributar respeito a Deus.
            Aprenda a “[...] dizer: Quão temível é este lugar! [...]”, Gn.28.17, o meu coração, onde Deus habita e requer santidade, mudança de comportamento.
            Tenha o desejo de que a sua alma, o seu lar, a sua família seja “[...] a Casa de Deus [...]”, Gn.28.17 onde Ele fala abertamente com cada um para renovação completa.
            Aceita que somente “[...] Deus (através de Cristo Jesus é) a porta (de entrada) dos céus”, Gn.28.17 para você e toda a sua família.
            Sonha em ser um servo dedicado ao Senhor.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário