sábado, 21 de março de 2020

Mt.6.25-27 - CONFIAR EM DEUS.


CONFIAR EM DEUS
Mt.6.25-27


Introd.:           A pandemia do coronavírus se espalhou pelos quatro cantos do mundo e chegou ao Brasil.
            A crise tem afetado profundamente as necessidades básicas da vida: alimento, vestuário, bebida e relacionamentos pessoais.
            Devemos, em meio a esta crise, confiar em Deus.
            Em todas as crises em que o mundo já enfrentou, o servo de Deus sempre sai vitorioso porque ele confia em Deus.
Propos.:           A falta de confiança em Deus é uma forma de adoração ao dinheiro – o pensamento é que Deus não vai suprir as necessidades ou sarar as enfermidades.
Trans.: Para não demonstrar falta de confiança em Deus é necessário [...]
1 – Não ficar ansioso.
            Falta de riqueza, de saúde, pode causar preocupação.
            Para você que não tem riqueza o conselho de Jesus é bem claro: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos (preocupado) [...]”, Mt.6.25.
            Jesus avisa que ao deixar a preocupação “[...] pela nossa vida (a que é revestida de qualidades espirituais de bênçãos aqui e no além, vida que começa com o novo nascimento e é mantida com a união do salvo com Cristo) [...]”, Mt.6.25 o cuidado eterno do Pai estará presente.
            O sustento da vida pertence a Deus. Não fica preocupado se vai ou não morrer.
            Ao ficar ansioso você fica distraído, cheio de preocupações.
            A sua mente procura duas direções: tenta entregar nas mãos de Deus e ao mesmo tempo procura resolver a situação.
            Neste caso pode acontecer uma coisa terrível: você se torna discípulo de Mamom.
            Para não ser escravo do dinheiro (Mamom) Jesus aconselha: “[...] não ande ansioso [...] quanto ao que haveis de comer [...]”, Mt.6.25.
            Você “[...] jamais verá o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”, Sl.37.25.
            Tome as palavras do salmista e diga: “Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida”, Sl.54.4.
            Desfazendo a ideia de que vai faltar água no mundo, Jesus alerta: “[...] não ande ansioso (preocupado) [...] quanto ao que haveis de [...] beber [...]”, Mt.6.25.
            Este é o cuidado paterno Celeste – seremos sustentados com a água potável.
            Enumerar o que Deus faz por nós: Ele cuida da “[...] nossa vida [...] (nos fornece a) comida [...] (e nos oferece a) bebida [...]”, Mt.6.25.
            Ainda não está satisfeito com essas dádivas? Quer mais?
            Jesus fala mais uma vez: “[...] não ande ansioso (preocupado) [...] pelo vosso corpo [...]”, Mt.6.25.
            É Jesus quem garante a nossa saúde e “[...] veste [...]”, Mt.6.25 o nosso corpo tanto no frio quanto no calor.
            As bênçãos secundárias alcançadas são por motivos simples: Jesus dá “[...] mais (valor) a (nossa) vida (a que é revestida de qualidades espirituais de bênçãos aqui e no além, vida que começa com o novo nascimento e é mantida com a união do salvo com Cristo) [...] que o alimento [...] e mais (valor ao nosso) corpo [...] do que as vestes [...]”, Mt.6.25.
            Confia em Deus e [...]
2 – Aprenda com as aves.
            Qual é o conselho de Jesus? “Observai as aves do céu [...]”, Mt.6.26.
            Observar é no sentido de ver, discernir, como se possuísse, é deixar de olhar para você mesmo reclamando e voltar o olhar para o cuidado providente de Deus.
            Confiar em Deus é “observar (que) as aves do céu: não semeiam [...]”, Mt.6.26.
            Confiar em Deus é “observar (que) as aves do céu [...]”, Mt.6.26 não têm enxada, nem arado e muito menos plantadeira.
            Confiar em Deus é saber que Ele mesmo providenciou alguém para semear para as aves.  
            Confiar em Deus é “observar (que) as aves do céu: [...] não colhem [...]”, Mt.6.26.
            Confiar em Deus é “observar (que) as aves do céu: [...]”, Mt.6.26 não possuem colheitadeira, não sabe manejar uma foice, não pode joeirar.
            Confiar em Deus é ter a certeza de que foi ao homem ordenado fazer a colheita.
            Confiar em Deus é “observar (que) as aves do céu: [...] não ajuntam em celeiros [...]”, Mt.6.26.
            Já deu para perceber que ave do céu não faz construção?
            Dentre elas não existe pedreiro, nem carpinteiro, elas não fazem faculdade de engenharia e nem mesmo de arquitetura.
            Confiar em Deus é “observar as aves do céu: [...] (e gravar na mente e no coração que o doador de todas as coisas é o) nosso Pai Celeste (quem) as sustenta [...]”, Mt.6.26.
            As aves obtêm gratuitamente o seu alimento.
            Confiar em Deus é ter a certeza de que cada um de nós “[...] vale [...] muito mais do que as aves [...]”, Mt.6.26.
            Confia no Deus que providencia gratuitamente o seu alimento e o das aves do céu, mas saiba disso: você “[...] vale [...] muito mais do que as aves [...]”, Mt.6.26.      
            Confiar em Deus é [...]
Conclusão:      Não poder fazer nada por si mesmo.
            Quantos anos mais Deus dará a você?
            Seja sincero: Ficando “[...] ansioso (preocupado) [...] pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer (as melhores iguarias) ou beber (água sem contaminação) [...] pelo vosso corpo (academia, exames periódicos), quanto ao que haveis de vestir (das melhores grifes) [...] (você) pode acrescentar um côvado (45 cm) ao curso da sua vida?”, Mt.6.27,25.
            Você não tem outra saída a não ser confiar inteiramente em Jesus Cristo, o Salvador.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário