sábado, 29 de setembro de 2018

Mt.21.14-17 - MARAVILHAS.


MARAVILHAS

Mt.21.14-17



Introd.:           Maravilhas são atos ou fatos extraordinários realizados por intervenção divina; milagres, sinais; prodígios” – BOL.

            Deus (fez e continua fazendo) [...] endurecer o coração de Faraó(s) e multiplicar na terra do Egito(s) os seus sinais e as suas maravilhas”, Ex.7.3.

Nar.:    Jesus não se importa nem com “[...] os principais sacerdotes e (muito menos com) os escribas (nada O impediu de fazer) maravilhas [...]”, Mt.21.15 em favor dos necessitados.

Propos.:           As maravilhas de Deus continuam sendo operadas em nossa vida.

Trans.: Jesus, com as suas maravilhas [...]

1 – Continua curando.

            Perceba que a ação de “vir a Jesus [...]”, Mt.21.14 não é uma decisão fácil e o homem não tem essa disposição.

            Se faz necessário que “todo aquele (que procura Jesus, vai porque) [...] o Pai [...] dá (esse homem a) Jesus [...] e o que vai a Jesus, de modo nenhum (será) [...] lançado fora”, Jo.6.37.

            Aquele que “vem a Jesus [...] (o procura) no templo (lugar da morada de Deus) [...]”, Mt.21.14.

            Precisamos entender que “[...] os tabernáculos [...] (do) SENHOR dos Exércitos (são) [...] amáveis [...]”, Sl.84.1 para mim.

            Devemos fazer como o salmista ao dizer: “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo”, Sl.27.4.

            Os que mais precisam de “vir a Jesus, no templo, (são os) cegos (fisicamente e espiritualmente) [...]”, Mt.21.14.

            Os “[...] cegos [...] vindo a Jesus, no templo [...]”, Mt.21.14 serão “guiados [...] por um caminho (de paz) que não conhecem [...] andará por veredas (que conduzem ao céu outrora) desconhecidas; (o próprio Deus) tornará as trevas em luz [...] e os caminhos escabrosos (de ébrios), planos. Estas coisas Jesus fará e jamais os desamparará”, Is.42.16.

            Venha a Jesus, no templo [...] (você que se considera) coxo (aleijado e que não consegue andar em direção a Deus) [...]”, Mt.21.14.

            O resultado são maravilhas quando “[...] Jesus os curou”, Mt.21.14 “[...] de toda sorte de enfermidades [...] expelindo muitos demônios [...] de toda sorte de paixões e prazeres [...] de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências”, Mc.1.34; Tt.3.3; 1Pe.2.1.

            As maravilhas de Jesus além de curar o físico, pode “guardar a (sua) alma e livrá-lo [...]”, Sl.25.20 da “[...] condenação do diabo”, 1Tm.3.6.

            As maravilhas de Jesus [...]

2 – Pode despertar inveja.

            Note a conjunção adversativa “mas [...]”, Mt.21.15 que mostra o despertar da inveja por parte daqueles que não “vieram a Jesus [...]”, Mt.21.14

            Os invejosos das maravilhas de Jesus são “[...] os principais sacerdotes (eu e você que tem acesso ao Santo dos santos – mediador) [...]”, Mt.21.15.

            Perceba também que “[...] os escribas (eu e você – copia e interpreta a lei) [...]”, Mt.21.15, são igualmente invejosos.

            Estes homens “[...] viram [...] as maravilhas [...]”, Mt.21.15 operadas por Jesus, mas que se recusam acreditar.

            [...] As maravilhas que Jesus fazia [...]”, Mt.21.15 e faz em nossas vidas até hoje encontra barreira para muitos acreditarem.

            A inveja resulta também de muitos de nós, caducos de igreja “[...] verem [...] os meninos (fisicamente ou espiritualmente) clamando [...]”, Mt.21.15 misericórdia, perdão, salvação, transformação.

            Ao “[...] clamar: Hosana (salva, pedimos) os meninos (nos ensina que devemos nos dirigir apenas) ao (único) Filho de Davi! (Jesus Cristo) [...]”, Mt.21.15.

            Mas, até mesmo nesse ensinamento muitos de nós ficamos “[...] indignados (descontente com esses) meninos (fisicamente, espiritualmente) [...]”, Mt.21.15 quando resolvem dedicar-se a Deus.

            [...] E (nós precisamos) perguntar (a) Jesus [...]”, Mt.21.15 se em mim e você despertou a inveja daqueles “[...] meninos (que) clamam [...] ao Filho de Davi [...]”, Mt.21.15.

            As maravilhas de Jesus [...]

3 – Promovem louvor.

            Os inimigos de Cristo querem saber se Jesus “ouve (não fica surdo, presta atenção, considera o que está ou tem sido dito, entende, percebe para compreender e entender) [...]”, Mt.21.16 o coração humano.

            Aqueles e muitos homens de hoje continuam perguntando se Jesus “ouve o que (as) crianças (fisicamente, espiritualmente) estão dizendo [...]”, Mt.21.16 em seus corações a respeito da fé, do amor, da vida cristã.

            A “[...] resposta (de) Jesus (serve para mim e você) [...]”, Mt.21.16.

            [...] Sim; Jesus (retorna a pergunta para mim e você se) nunca (nós) lemos (a Escritura Sagrada) [...]”, Mt.21.16.

            [...] Jesus (quer saber se a nossa) leitura (da Bíblia nos levou ao conhecimento de que) da boca de pequeninos (fisicamente, espiritualmente) [...]”, Mt.21.16 engrandecem o nome do nosso Senhor.

            [...] Jesus (deseja saber se o que está em nosso coração é o mesmo encontrado no coração das) [...] crianças (fisicamente, espiritualmente – amor, alegria, paz ...) de peito (genuíno leite de aprendizado do reino de Deus) [...]”, Mt.21.16.

            [...] Jesus [...] responde (para mim e você que é preciso) [...] tirar perfeito louvor [...]”, Mt.21.16 do nosso coração que engrandece, enaltece, exalta, dignifica o nome do nosso Deus.

            Após as maravilhas [...]         

Conclusão:      Jesus sai da cidade.

            A conjunção aditiva “e [...]”, Mt.21.17 aponta para dois grupos de homens neste mundo: Os que creem e os que não creem.

            [...] Saindo da cidade [...]”, Mt.21.17 é possível indicar que aqueles que não creem “[...] serão lançados no fogo eterno”, Mt.18.8.

            [...] Deixando [...]”, Mt.21.17 os que creem pode se referir a assunção de Jesus ao céu, mas deixando os discípulos aos cuidados do Espírito Santo.

            Perceba que Jesus partiu “[...] para Betânia (cidade de Marta, Maria e Lázaro, local da ascensão), onde Jesus pernoitou (ao lado dos amigos)”, Mt.21.17 para nos avisar que as maravilhas continuam porque “[...] Jesus foi [...] nos preparar lugar, voltará e nos receberá [...]”, Jo.14.3.





     Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário