sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Mt.20.29-34 - CLAMOR.


CLAMOR

Mt.20.29-34



Introd.:           Clamar é gritar, pedir socorro, auxílio, proteção, segurança para tudo aquilo em que estamos desprotegidos.

Nar.:    No texto são notadas duas ações importantes: O interesse de Jesus pelo homem pecador e a resposta desse homem positivamente a esse interesse.

Propos.:           Não deixe de clamar, pedir aquilo que você deseja em suas orações.         

Trans.: O clamor [...]

1 – Em meio à multidão.

            Você tem vergonha de orar em meio à “[...] multidão(?) [...]”, Mt.20.29.

            Não tenha medo, “[...] não se envergonhe [...] antes, glorifique a Deus [...]”, 1Pe.4.16 orando em todo lugar.

            Jesus (e seus discípulos estavam) saindo [...]”, Mt.20.29 da cidade, é prova de que essa petição fora feita no meio da rua.

            Jesus (e seus discípulos) saíram [...] de Jericó (mais antiga do mundo. Destruída/Josué. Heb. - lugar de fragrância. Abundava o bálsamo, mel, cedro, rosas. Bartimeu/Zaqueu foram alcançados) [...]”, Mt.20.29.

            O seu clamor, pedido de ajuda, socorro deve ser em meio a “[...] uma grande multidão [...]”, Mt.20.29 de crentes, descrentes ou simpatizantes.

            Essa “[...] grande multidão [...]”, Mt.20.29 pode ser a sua igreja, a sua família, amigos do trabalho, escola – seja crente em todo lugar com desejos de clamar em seu favor e em favor dos outros.

            Veja que toda essa “[...] multidão [...] acompanhava Jesus”, Mt.20.29 pela fé, por interesse material, físico, alimentício ou financeiro – seja um servo fiel nesse meio.

            No clamor você [...]   

2 – Pede compaixão.

            A conjunção aditiva “e [...]”, Mt.20.30 aponta para a nossa atitude diante de Jesus em querer ou não algo especial.

            O advérbio de condição “[...] eis que (mostra que devemos olhar com atenção, ver com os olhos, com a mente, perceber, conhecer) [...]”, Mt.20.30 o quanto somos pequenos, inúteis, fracos em nossa natureza terrena e espiritual.

            O texto fala sobre “[...] dois cegos (fisicamente, mas pode ser entendido como cegos espiritualmente – falta conhecimento de Deus) [...]”, Mt.20.30.

            Todo “[...] cego (fisicamente conquista a nossa simpatia) [...]”, Mt.20.30, temos dó a ponto de querer ajudar.

            Não enxergamos os “[...] cegos (espirituais) [...]”, Mt.20.30 que estão no “[...] caminho que conduz para a perdição [...]”, Mt.7.13.

            Mas, os “[...] dois cegos (de Jericó estavam) assentados à beira do caminho [...]”, Mt.20.30 pedindo e esperando a compaixão terreal.

            Nota-se que “[...] tendo (os) cegos ouvido que Jesus passava [...]”, Mt.20.30 foram despertados para a vida com Deus.

            Eis (o motivo do) [...] clamor (do grito de socorro, pedido de clemência, ajuda, auxílio, força para viver neste mundo e no porvir) [...]”, Mt.20.30.

            [...] Clamaram: Senhor (reconhecendo o senhorio, poder, autoridade sobre si) [...]”, Mt.20.30.

            [...] Clamaram [...] (ao) Filho de Davi (Messias prometido para salvar o homem dos seus pecados) [...]”, Mt.20.30.

            [...] Clamaram [...] (para) terem (a graça da) compaixão (misericórdia, ajudar alguém aflito, buscar auxílio ao miserável sobre) [...] nós (eu e você)!”, Mt.20.30.

            A nossa “resposta [...]”, Mt.20.33 ao dono da vida, a Jesus, deve partir do nosso coração cheio de arrependimento.

            Clame pedindo ao “[...] Senhor (dos senhores, ao dono de todo o universo) [...]”, Mt.20.33.

            Peça ao “[...] Senhor, que se nos abram os olhos (da fé, desfaça a cegueira espiritual a fim de entendermos a bondade de Deus)”, Mt.20.33.

            Não deixe de clamar [...]       

3 – Diante da repreensão.

            Alguém pode censurar você devido ao seu modo de orar, por causa das suas palavras, “mas [...]”, Mt.20.31 não fique preocupado, não perca a crença em Deus.

            Pode acontece de “[...] a multidão [...]”, Mt.20.31, seus familiares, amigos, vizinhos ou até inimigos tentar a todo custo desestruturar a sua confiança em Deus.

            Toda essa “[...] multidão (faz de tudo para) repreender (julgar, penalizar, acusar, repreender, reprovar, censurar severamente você devido a sua fé, a sua confiança, o seu desejo de mudança) [...]”, Mt.20.31.

            O mais trágico é ver “[...] a multidão (fazendo de tudo) para que (você) se cale (não clame, não grite, não busque transformação) [...]”, Mt.20.31.

            É a partir desse enfrentamento, da oposição que “[...] eles (eu e você), porém, gritamos (clamamos, insistimos) cada vez mais [...]”, Mt.20.31 em pedir auxílio e força junto ao trono de Deus.

            Qual afinal deve ser o seu “[...] grito (? A quem você deve recorrer, pedir socorro?) [...]”, Mt.20.31.

            [...] Grita (ao) Senhor (“[...] o Deus dos Exércitos, o SENHOR é o seu nome”, Os.12.5) [...]”, Mt.20.31 o qual pode guerrear as nossas guerras.

            [...] Grita (clame, implore o favor do) Filho de Davi (Jesus Cristo “[...] quem morreu [...] ressuscitou, o qual [...] intercede por nós”, Rm.8.34) [...]”, Mt.20.31.

            O seu “[...] grito [...] tem (que ter o principal ingrediente para a vida espiritual a fim de que Jesus tenha) misericórdia (bondade, amor, graça) de nós!”, Mt.20.31.

            Ao clamar [...]

Conclusão:      Jesus atende.

            Veja “então (a atitude de) Jesus [...]”, Mt.20.32 em favor daquele que clama.

            [...] Jesus para [...]”, Mt.20.32 para dar atenção, se preocupar, ouvir o queixume, o lamento, a petição.

            Além de “[...] parar (para nos dar ouvidos) Jesus [...] chama (para ajudar, confortar, consolar, abençoar, ficar ao lado) [...]”, Mt.20.32.

            Perceba que a ação de “[...] Jesus (é crescente. Ele) [...] parou [...] chamou e perguntou (para descobrir o que há no íntimo do nosso coração) [...]”, Mt.20.32.

            A “[...] pergunta (continua ainda em nossos dias:) Que quereis que eu vos faça (bens, trabalho, salário, saúde ou vida espiritual)?”, Mt.20.32.

            Fique sabendo que após o nosso clamor “Jesus (ficará) condoído (compaixão, amor, piedade em nosso favor) [...]”, Mt.20.34.

            A ação de “[...] Jesus (é imediata para) tocar os olhos (físicos, mas principalmente os espirituais, para abrir o nosso entendimento) [...]”, Mt.20.34.

            Veja que “[...] imediatamente recuperaram a vista [...]”, Mt.20.34 para enxergar as maravilhas do mundo, mas em especial, a vida com Deus, a vida eterna, a salvação.

            A sua resposta pode ser como a dos cegos que “[...] foram (e) seguiram (aceitaram, reconheceram a) Jesus”, Mt.20.34 como único Senhor.





     Rev. Salvador P. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário