terça-feira, 11 de setembro de 2018

Mt.20.20-28 - PEDIDO DE UMA MÃE.


PEDIDO DE UMA MÃE

Mt.20.20-28



Introd.:           Geralmente são as mães que se preocupam um pouco mais com seus filhos.

            Amamentação, dando banho, levando aos estudos, ensinando o dever de casa, capacitando-os as prendas domésticas, preocupando-se com namoro, noivado, casamento, pós-casamento, netos e bisnetos.

            Enfim, as mães morrem de preocupação por seus filhos até mesmo após o nascimento de seus bisnetos.

            Para enfatizar esse cuidado materno, o salmista fala que “[...] fez calar e sossegar a sua alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe [...]”, Sl.131.2. 

Nar.:    Jesus fala que a verdadeira grandeza é espiritual e não material.

Propos.:           Faça um pedido inteligente.

Trans.:             O pedido de uma mãe [...]

1 – Em favor de seus filhos.

            Logo após Jesus falar sobre a sua ressurreição, “então [...]”, Mt.20.20, entra em cena mais uma questão terreal para o Mestre Jesus resolver.

            É interessante notar que muitas pessoas “[...] se chegam a Jesus [...]”, Mt.20.20 com motivos interesseiros, egoístas, ambiciosas com o intuito de obter vantagens.

            E como as mães são superprotetoras, “[...] a mulher de Zebedeu (Salomé, irmã de Maria, mãe de Jesus) [...]”, Mt.20.20 resolveu interpelar junto a Jesus a respeito de coisas de família/nepotismo.

            O texto esclarece que Salomé, “[...] com seus filhos (Tiago e João) [...]”, Mt.20.20 se aliaram em comum acordo em benefício próprio, para o bem da família, assegurar um futuro político para todos.

            [...] E, (é possível eu e você questione ou não aprove tal atitude ou até mesmo dizer que não são crentes tais pessoas interesseiras) [...]”, Mt.20.20.

            Veja que Salomé, Tiago e João, eram crentes, pois “[...] adoraram (beijar a mão, cair de joelhos, prestar homenagem, reconhecer como superior) Jesus (Cristo) [...]”, Mt.20.20.

            O intuito era tão-somente “[...] pedir (a) Jesus um favor”, Mt.20.20 para si e seus familiares.

            Na verdade o Senhor dos senhores conhece o intento do coração, mas mesmo assim “Jesus pergunta [...]”, Mt.20.21 a fim de saber se haverá mudança de plano, transformação, mudança, renovação da mente completa.

            A “pergunta (para mim e você continua sendo a mesma) [...] que queres? (o que tem em mente, o que pretende, o que estar resolvido ou determinado, o desejo egoísta, a vontade, o seu prazer, a satisfação que está alojado em seu coração) [...]”, Mt.20.21.

            [...] Ela (Salomé-eu e você podia ter) respondido (pedindo vida de oração, conhecimento das Escrituras Sagradas, crescimento espiritual) [...]”, Mt.20.21.

            O desejo abusivo ainda continua em nossos corações pedindo que Jesus “[...] mande que (aconteça algo extraordinário em nossa vida financeira, bens, saúde, vida conjugal) [...]”, Mt.20.21.

            Muitos homens desejam que “[...] no [...] reino (de) Jesus, estes meus dois filhos (Tiago e João) [...]”, Mt.20.21 sejam privilegiados e encontrem algo melhor na vida financeira, familiar e profissional.

            O pensamento da época era que Jesus se tornaria rei de Israel a fim de combater os romanos.

            Essa mãe queria assegurar a seus “[...] filhos (que) se assentassem, um à [...] direita, e o outro à [...] esquerda (de) Jesus”, Mt.20.21 com o fim de serem reconhecidos, exaltados, dando assim margem ao nepotismo.

            O pedido de uma mãe pode [...]

2 – Validar o sofrimento.

            Mas (qual pode ser a) resposta (de) Jesus [...]”, Mt.20.22 para mim e você?

            [...] Jesus responde [...] (que) não sabemos o que pedimos [...]”, Mt.20.22 para viver bem neste mundo.

            [...] Jesus (pergunta se) podemos nós beber o cálice (sofrimento) que Ele estava para beber? [...]”, Mt.20.22.

            A “[...] resposta (de muitos é que) podemos”, Mt.20.22 enfrentar qualquer situação, vencer qualquer pecado, seguir a Cristo sem hesitação, abandonar qualquer vício.

            Então, (já que esse é o desejo de muitos a) fala (de Jesus) [...]”, Mt.20.23 é que pode haver sofrimento tal como aconteceu com o Mestre.

            A verdade é que muitos servos de Jesus continuam “[...] bebendo o seu cálice (sofrimento – Tiago-espada-Herodes Antipas. Outros “foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada [...] necessitados, afligidos, maltratados”, Hb.11.37) [...]”, Mt.20.23.

            Veja que toda resposta não cabe a Jesus. Ele é apenas o intercessor.

            Jesus fala que “[...] o assentar-se à sua direita e à sua esquerda (lugar de posição – bens, finanças, saúde, que muitos desejam, está acima da vida espiritual) [...]”, Mt.20.23.

            Precisamos saber que “[...] não [...] compete (a Jesus) conceder [...]”, Mt.20.23 tais privilégios neste mundo passageiro.

            A fala de Jesus mostra que a permissão do sofrimento “[...] é, porém, para aqueles a quem está preparado (pelo) [...] Pai (celeste)”, Mt.20.23, ou seja, nem irão passar pelo sofrimento.

            O pedido de uma mãe pode [...]

3 – Gerar indignação, mas é preciso mudar a atitude.

            Apenas dois desejavam lugares de posição elevada.

            A interjeição “ora [...]”, Mt.20.24 indica espanto, dúvida quando alguém busca interesse próprio.

            Quando “[...] ouviram isto (a respeito de lugares especiais) os dez (discípulos), indignaram-se (mágoa, pesar, ofendido, descontente, desagradado, insatisfeito) contra os dois irmãos (da família da fé)”, Mt.20.24.

            É preciso mudança em todos os corações.

            É por isso que, “então, Jesus, chamando-os (inclusive eu e você), diz (esclarece a cada um de nós sobre os valores terrenos) [...]”, Mt.20.25.

            A mudança acontece quando “[...] sabemos que os governadores dos povos os dominam [...]”, Mt.20.25 com tirania através de impostos.

            É preciso mudar a partir do momento em “[...] que (compreendemos sobre) os maiorais (homens poderosos deste mundo) exercem autoridade sobre eles (os mais fracos ou alguns mais fortes de poder)”, Mt.20.25.

            É neste aspecto que devemos ser diferentes.

            Não temos autoridade sobre nenhum outro homem neste mundo.

            Por isso de Jesus dizer que “não é assim entre nós [...]”, Mt.20.26, homem cheio de poder, raiva, ira, indignação, maldade.

            O “[...] pelo contrário (de Jesus é que), quem quiser tornar-se grande entre nós, será esse o que [...] (se torna) servo”, Mt.20.26.

            Busque mudar também quando, se caso você é esse “[...] quem quiser ser o primeiro entre nós (aparecendo, dizendo que pode todas as coisas, que manda em tudo) seja nosso servo”, Mt.20.27.

            O pedido de uma mãe precisa focar [...]

Conclusão:      O exemplo de Jesus Cristo.

            Seja “tal como o Filho do Homem [...]”, Mt.20.28.

            Aprenda com “[...] o Filho do Homem, que não veio para ser servido [...]”, Mt.20.28 como se fosse um déspota.

            Assim como Jesus que “[...] veio [...] para servir (como exemplo, humilde, compassivo, amigo, companheiro) [...]”, Mt.20.28, seja como Ele.

            [...] E (o melhor, Jesus) veio [...] dar a sua vida em resgate (salvar) [...] muitos”, Mt.20.28.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário