sábado, 22 de setembro de 2018

Mt.21.12, 13 - CASA DE ORAÇÃO.


CASA DE ORAÇÃO

Mt.21.12, 13



Introd.:           Antes de Deus mandar construir o Tabernáculo e o Templo, Adão e Eva “[...] ouviam a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia [...]”, Gn.3.8.

            É possível que no tempo dos patriarcas “[...] chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos [...] (a) Deus [...]”, Jó 1.5.

            Deus “[...] incumbiu [...] os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho [...]”, Nm.1.50 e o Sumo sacerdote ficou responsável pelo Santo dos santos.

            Após a vinda, morte e ressurreição de Jesus, cada um de nós tem a “[...] intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus”, Hb.10.19.

Nar.:    Faltava uma semana para a prisão, morte, sepultamento e ressureição de Jesus e Ele entra pela última vez no templo.

Propos.:           Jesus quer entrar, hoje, em teu coração.       

Trans.: Da casa de oração [...]

1 – Alguns podem ser expulsos.

            Não basta apenas frequentar a igreja domingo após domingo para você receber a salvação.

            Se faz necessário que “[...] Jesus tenha entrado [...”, Mt.21.12 em seu coração, pois “todo aquele que o Pai [...] dá (a) Jesus [...] de modo nenhum Jesus o lançará fora”, Jo.6.37.

            [...] Jesus (fala sobre) entrar no templo (o seu, o nosso coração) [...]”,Mt.21.12, “[...] o santuário de Deus, que somos nós, é sagrado”, 1Co.3.17.

            Mas veja que, ao “[...] entrar Jesus no templo (o nosso coração) [...]”, Mt.21.12 é possível que ainda exista coisas estranhas à vida com Deus.

            Se por acaso, dentro do “[...] templo (o seu coração) “[...] não soube a vontade do seu senhor (Jesus) e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”, Lc.12.48 [...]”, Mt.21.12.

            Mas, acontece um imprevisto, “[...] Jesus [...] expulsa (manda sair, rejeita) [...]”, Mt.21.12 tal como “[...] lançou para fora, nas trevas [...]”, Mt.22.13 o convidado para as bodas.

            Perceba que são “[...] expulsos todos os que ali [...]”, Mt.21.12 “[...] andam desordenadamente (em desordem, confusão) [...]”, 2Ts.3.11.

            E entre esses estão “[...] os que ali (dentro do templo, coração) vendem (indulgência moderna: travesseiro, meia, sal grosso, vassoura, barbante, chave do reino, martelo, água do Jordão) [...]”, Mt.21.12.

            Serão “[...] expulsos (também) todos (eu e você) os que ali [...] compram [...]”, Mt.21.12 alguns benefícios para viver melhor em família, casamento perfeito, saúde, riqueza, uma conta bancária positiva.

            Não satisfeito com o comércio dentro do “[...] templo (coração) Jesus [...] também derruba (muda de posição, virar, destruir) [...]”,Mt.21.12 tudo quanto não presta em nosso coração “[...] para que sejamos perfeitos e íntegros, em nada deficientes”, Tg.1.4.

            [...] Jesus entrando no templo (o seu coração), expulsa [...] derruba as mesas (de banquetes com “ébrios (bêbados), (para você) despertar (da morte) e chorar (por causa dos seus pecados) [...]”, Jl.1.5 [...]”, Mt.21.12.

            [...] Jesus entrando no templo (seu coração vai) [...] derrubar [...] cambistas (moedas estrangeiras pelas usadas em Israel – agiotas, banqueiros que desejam lucros exorbitantes) [...]”, Mt.21.12.

            É possível que o seu desejo seja sentar-se “[...] às cadeiras dos que vendem pombas (obter lucro dos sacrifícios dos mais pobres)”, Mt.21.12.

            [...] Jesus (deseja) expulsar (toda maldade do) templo (seu coração) [...]”, Mt.21.12.

            Na casa de oração [...]

2 – Pode haver distorção.

            O pronome “[...] vós [...]”, Mt.21.13 é enfático. Fala sobre mim e você como servos, frequentadores da casa de Deus.

            A conjunção aditiva “[...] porém [...]”, Mt.21.13 aponta para a nossa “[...] hipocrisia; porque gostamos de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens [...]”, Mt.6.5.

            O “[...] porém [...]”, Mt.21.13 de Jesus mostra que os Judeus nesse tempo, reclamavam e tinham medo dos ladrões de beira de estrada, mas o comportamento deles dentro do templo (coração) era “[...] pior do que o descrente [...] (assim) tinha negado a fé [...]”, 1Tm.5.8.

            Perceba que dentro do “[...] templo (o coração de muitos se) [...]”, Mt.21.12 “[...] transformam [...]”, Mt.21.13 como “[...] o próprio Satanás se transforma em anjo de luz”, 2Co.11.14 “[...] para enganar, se possível, os próprios eleitos”, Mc.13.22.

            Faça uma análise, pois mesmo que “[...] Jesus entra no templo (o seu coração) [...]”, Mt.21.12 essa casa é “[...] transformada em covil (toca, esconderijo para tentar esconder os pecados de Deus) [...]”, Mt.21.13.

            E o pior é que esse “[...] templo (o seu coração) [...]”, Mt.21.12 se “[...] transforma em [...] salteador (ladrão da paz, alegria, amor e muitos são roubadores da salvação)”, Mt.21.13.

            A casa de oração [...]

Conclusão:      Pode ser transformada.

            O que Jesus “[...] disse [...]”, Mt.21.13 para você em todo esse tempo que frequenta a igreja?

            E (o que) diz [...]”, Mt.21.13 a Palavra de Deus quando você faz a leitura? Isto é, se você tem se “[...] aplicado à leitura [...]”, 1Tm.4.13.

            [...] Jesus diz (para mim e você): Está escrito (na Palavra de Deus sobre a sua vida de não transformação, de pecado insistente, da falta de amor) [...]”, Mt.21.13.

            Precisamos entender que “[...] a [...] casa (de) Jesus [...]”, Mt.21.13 deve ser transformada, mudada, renovada, cheia do amor de Deus.

            Esta “[...] casa (o nosso coração deve e precisa) ser chamada casa de oração [...]”, Mt.21.13.

            [...] Casa de oração [...]”, Mt.21.13 onde temos e podemos buscar comunhão com Deus, respostas para os nossos problemas, uma vida mais quieta nos braços do Pai.





            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário