sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Mt.19.23-30 - SALVAÇÃO.


SALVAÇÃO

Mt.19.23-30



Introd.:           A Palavra de Deus fala que “todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”, Rm.3.12.

            Mas (por causa desse afastamento) Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça somos salvos”, Ef.2.4, 5.

Nar.:    Jesus traz esse assunto à tona devido um “certo homem de posição (rico) perguntar: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”, Lc.18.18.

            A resposta de Jesus é simples: “[...] Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos [...] quais? [...] não matar, não adulterar, não furtar, não dizer falso testemunho; honrar [...] pai e [...] mãe e amar o [...] próximo [...] replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me [...] o jovem ouvindo esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades”, Mt.19.17-22.

Propos.:           A salvação depende de Deus e não do homem.

Trans.:             Salvar-se [...]

1 – É difícil para o rico.

            O “então [...] dito (por) Jesus [...]”, Mt.19.23 é como se um de nós não tivesse resposta concreta ou não querendo dizer a verdade para o interlocutor da questão a respeito da salvação.

            Presta atenção que “[...] Jesus (continua) dizendo a seus discípulos (eu e você) [...]”, Mt.19.23 o que deve ser falado a respeito da salvação do homem perdido.

            Quando “[...] Jesus nos diz em verdade [...]”, Mt.19.23 Ele fala baseado nas Escrituras Sagradas do Velho Testamento onde Deus instruía o seu povo.

            A fala de “[...] Jesus (é) que um rico (abundante em recursos naturais despreza Deus) [...]”, Mt.19.23 pode estar em apuros a respeito não apenas do seu relacionamento com Deus, mas principalmente, sobre a vida eterna.

            O advérbio de intensidade, “[...] dificilmente [...] (é inserido de propósito para afirmar que o rico confiado e desesperado por sua riqueza não) entrará (não será salvo) no reino dos céus”, Mt.19.23.

            Jesus continua “[...] ainda dizendo (a mim e a você sobre aqueles que não tem direito ao reino dos céus a fim de evitarmos transtornos espirituais) [...]”, Mt.19.24.

            E [...]”, Mt.19.24 para nos convencer ou provar que de fato, o rico confiando em sua riqueza, não entrará nos céus, Jesus nos apresenta uma hipérbole, um exagero com o desejo de confirmar essa verdade.

            Jesus alerta de “[...] que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha (portinhola para passagem de pedestres e vendedores ambulantes, os quais tentavam ludibriar o governo evitando o pagamento de impostos) [...]”, Mt.19.24.

            Perceba a antítese de confronto de ideias quando “[...] um camelo (tem) facilidade (de) passar pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”, Mt.19.24 devido a sua avareza, o desejo por mais dinheiro, o desespero por coisas materiais que não lhe garante a eternidade.

            A salvação é [...]

2 – Possível para Deus.

            Eu e você “ouvindo isto [...]”, Mt.19.25, a respeito de “[...] um camelo [...] passando pelo fundo de uma agulha [...]”, Mt.19.24, vamos ficar boquiabertos.

            [...] Os discípulos (não foram diferentes) ficaram (perceba a intensidade desse advérbio) grandemente (de forma excessiva) maravilhados (espantados, assombrados com essa verdade a respeito do reino de Deus) [...]”, Mt.19.25.

            [...] E (daí, eu e você só temos a) dizer (e reconhecer que nada somos diante de Deus quando se trata a respeito da salvação) [...]”, Mt.19.25.

            Ei o motivo da pergunta: “[...] Sendo assim, quem pode ser salvo (sendo rico, com muitos bens)?”, Mt.19.25.

            A resposta de “Jesus (é simples): [...] Isto (a salvação do homem pecador, perdido, longe de Deus) é impossível aos homens [...]”, Mt.19.26.

            A conjunção aditiva do texto, “[...] mas (aponta para a única solução para o homem perdido, sem paz, sem esperança de vida eterna e que a todo custo deseja ser maior que Deus) [...]”, Mt.19.26.

            Precisamos gravar na mente e coração que “[...] para Deus tudo é possível”, Mt.19.26 para salvar qualquer homem de qualquer classe social, étnica, religiosa, cultural.

            Jesus [...] (continua) fitando (em) nós o (Seu) olhar [...]”, Mt.19.26 para nos alertar sobre o nosso julgamento a respeito da salvação do homem pecador.

            Para ser salvo tem que [...]

3 – Deixar tudo.

            Deixar tudo não quer dizer que você deve se desfazer dos seus bens, jogar o seu dinheiro fora, não comer, não vestir, não trabalhar, não se divertir.

            Todos sabemos que “[...] Pedro [...]”, Mt.19.27 não jogou fora o seu barco, a sua rede de pescar, a sua casa, não se separou da esposa e nem deixou a sogra desamparada.

            Então [...]”, Mt.19.27, serve também para mim e você esse ensino a respeito do deixar tudo para servir a Cristo.

            O que “[...] Pedro falou (à) Jesus [...] (é) que [...] tudo (material e pessoal) deixou [...]”, Mt.19.27 de amar neste mundo em primeiro lugar.

            [...] Tudo deixar [...]”, Mt.19.27 com o desejo de mostrar a Deus que as coisas deste mundo são efêmeras, sem valor eterno.

            É preciso “[...] deixar tudo e seguir Jesus [...]”, Mt.19.27 como único Senhor, Salvador e sustentador das nossas vidas.

            Ao “[...] deixar tudo [...]”, Mt.19.27, por amor a Cristo, pensamos que estaremos desamparados, desprotegidos.

            É possível eu e você imitar “[...] Pedro (perguntando): [...] que será, pois, de nós (servindo ao Senhor)?”, Mt.19.27.

            A resposta de Jesus é surpreendente a respeito do nosso futuro.

            Quando o texto fala: “E todo aquele [...]”, Mt.19.29, exclui, automaticamente muitos que preferem desobedecer a instrução de Jesus.

            Perceba o modo subjuntivo do verbo “[...] tiver [...]”, Mt.19.29, o qual exprime um desejo de mudança, de transformação para deixar as coisas do mundo e servir a Cristo.

            Ou seja, “[...] aquele que tiver deixado (abandonado como prioridade, como sendo a única solução para sua vida terrena e eterna) casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do [...] nome (de) Jesus [...]”, Mt.19.29, haverá uma [...]

Conclusão:      Recompensa maior.

            Optando por servir a Cristo Jesus, você “[...] receberá muitas vezes mais (neste mundo) [...] casas [...] irmãos [...] irmãs [...] pai [...] mãe [ou mulher] [...] filhos [...] campos [...]”, Mt.19.29 conforme Paulo instrui a tratar os irmãos.

            A outra recompensa “respondida (por) Jesus [...] (como) verdade (revelada a) nós [...]”, Mt.19.28 é incomparável a tudo quanto recebemos neste mundo.

            A recompensa serve para “[...] os que seguirem Jesus [...]”, Mt.19.28 com inteireza de coração.

            Recompensados serão, “[...] quando, na regeneração (renovação do mundo), o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também nós assentaremos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel”, Mt.19.28.

            A recompensa maior; você “[...] herdará (receberá) a vida eterna”, Mt.19.29.

            Entenda que a salvação não depende de você, depende de Deus, mesmo porque, “[...] muitos primeiros (no seu modo de entender) serão últimos; e os últimos (conforme a soberania de Deus), primeiros”, Mt.19.30.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário