sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Mt.18.10-14 - O CUIDADO DE JESUS.


O CUIDADO DE JESUS

Mt.18.10-14



Introd.:           Deus fala a respeito do seu povo que “achou-o numa terra deserta (fome, sede, morte) e num ermo (deserto) solitário (sem companhia) povoado de uivos (devora); rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos”, Dt.32.10.

            O Salmista declara que Deus “guarda (protege os seus) como a menina dos olhos, esconde-o (do perigo) à sombra (refresca) das suas asas”, Sl.17.8.          

Nar.:    Jesus mostra o seu cuidado e busca aquele que está afastado, desviado, abandonado.

Propos.:           Jesus procura os perdidos.    

Trans.:             Jesus [...]

1 – Não despreza os seus.

            O verbo no presente do subjuntivo “veja (pode indicar uma ação presente ou futura a fim de que eu e você veja atentamente com os olhos, com a mente, perceba com o coração, conheça os valores que Deus demonstra a cada ser humano, prestar atenção ao grande amor de Deus) [...]”, Mt.18.10 em favor dos escolhidos, regenerados e salvos em Cristo Jesus.

            Veja (o motivo (porque) não (podemos) desprezar (desdenhar, menosprezar, ter um baixo conceito a respeito do próximo) [...]”, Mt.18.10.

            Na verdade, “[...] a qualquer destes pequeninos [...]”, Mt.18.10 na fé, iniciantes no reino de Deus, que se dedicam a aprender sobre Deus ou até mesmo um infante, “[...] não (pode ser) desprezado (desdenhado, menosprezado por qualquer um de nós) [...]”, Mt.18.10.

            O motivo, o próprio Jesus esclarece “[...] porque Ele (mesmo) nos afirma [...]”, Mt.18.10 de que o Pai celeste está sempre atento, disposto a nos ajudar.

            Na verdade, é “[...] que os [...] anjos (dos) pequeninos [...]”, Mt.18.10 deve ser entendido como “[...] espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação [...]”, Hb.1.14 pelo próprio Pai celeste e não deve ser entendido como anjo da guarda.

            Veja (que esses) [...] anjos (estão) nos céus [...]”, Mt.18.10, os quais são apenas “[...] enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação [...]”, Hb.1.14.

            Perceba que a função primordial, a maior ação, o mérito e principal operação na vida do homem não são dos “[...] anjos (que) [...] veem incessantemente a face do [...] Pai celeste”, Mt.18.10.

            O texto é muito claro “[Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.]”, Mt.18.11.

            Presta atenção na conjunção explicativa de Jesus, “[...] porque [...]”, Mt.18.11 a fim de mostrar quem de fato tem autoridade e poder para exercer sobre a vida espiritual do homem.

            O texto não aponta para anjos nem mesmo o homem a respeito do agir de Deus, pelo contrário é “[...] o (próprio) Filho do Homem [...]”, Mt.18.11, Jesus Cristo é quem tem autoridade sobre todos.

            Aprenda e guarde essa verdade em seu coração que é somente “[...] o Filho do homem (que) veio salvar [...]”, Mt.18.11 “[...] os que creem pela loucura da pregação”, 1Co.1.21.

            Jesus é o único que pode “[...] salvar o seu povo dos pecados deles”, Mt.1.21.

            Creia com todo o seu coração que “[...] Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”, 1Tm.1.15.

            Fique atento! Pois “[...] O Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.]”, Mt.18.11 e cada um de nós precisa reconhecer essa verdade porque Jesus não despreza os seus.

            O próprio Jesus é quem [...]

2 – Procura a ovelha perdida.

            A pergunta retórica de Jesus ainda vale para eu e você.

            Que nos parece? [...]”, Mt.18.12 ou qual é a nossa opinião a respeito de homens que já passaram pela igreja e hoje estão desaparecidos, afastados, desgarrados, longe dos caminhos do Senhor?

            Muitas das nossas respostas pode ser: Problema dele! Bem feito! Eu sempre o avisei! Caiu por que quis! Outros estão no mesmo caminho que o dele!

            O “que nos parece [...]”, Mt.18.12 de Jesus nos sugere fazer uma reflexão a respeito da nossa vida espiritual sobre “aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”, 1Co.10.12.

            Ora, a preocupação, o cuidado de Jesus continua sendo comigo e com você.

            A parábola fala sobre “[...] se um homem tiver cem ovelhas [...]”, Mt.18.12 se relaciona ao rebanho que serve a Deus, à igreja militante, do povo que busca e faz a vontade de Deus.

            Veja a preocupação de Jesus “[...] se [...] uma delas se extraviar (desviar do caminho reto, perder-se, vagar, perambular, desencaminhar da verdade, ser conduzido ao erro e ser enganado, pecar, desviar-se ou afastar-se da verdade) [...]”, Mt.18.12, o Mestre se preocupa ainda mais.

            A atitude de Jesus em relação a mim e a você estando em pecado é “[...] deixar [...] nos montes as noventa e nove [...]”, Mt.18.12 “[...] que não necessitam de arrependimento”, Lc.15.7.

            O amor em relação a mim e a você é do Pastor “[...] indo procurar a que se extraviou (eu e você) [...]”, Mt.18.12 que se machucou, desgarrou, perdeu, está em apuros.

            Jesus [...]

3 – Sente prazer em cuidar de nós.

            A conjunção aditiva “e [...]”, Mt.18.13 aponta para a soma, adição em relação a cada um de nós que for achado.

            A conjunção “[...] se [...]”, Mt.18.13 no texto pode indicar aquela condição quando eu e você “[...] endurecer a cerviz, para não ouvir as [...] palavras (do) SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel [...]”, Jr.19.15.

            Pode acontecer de Jesus “[...] porventura [...] encontrar [...]”, Mt.18.13 a ovelha e ela pode estar ou não disposta a acompanhar, servir e buscar a Deus.

            A “[...] verdade [... dita (a mim e a você é) que Jesus sentirá maior prazer [...]”, Mt.18.13 em ter obtido sucesso quando nos encontrar perdido.

            A razão maior é “[...] por causa desta ovelha (eu e você) do que pelas noventa e nove que não se extraviaram”, Mt.18.13, que estão seguras, alimentadas e protegidas.

            O desejo do cuidado de Jesus é a nossa [...]

Conclusão:      Segurança.

            Assim, pois [...]”, Mt.18.14, depois de haver sido achados por Jesus, Ele sempre trará segurança, proteção às nossas vidas.

            Por este motivo “[...] não é da vontade de nosso Pai celeste [...]”, Mt.18.14 “[...] que nenhum Jesus perca de todos os que (o) Pai lhe deu; pelo contrário, Jesus o ressuscitará no último dia”, Jo.6.39.

            A segurança oferecida por Jesus é “[...] que (não) pereçamos (na incredulidade, no pecado, na maldade, no erro, no mundo de trevas) um só destes pequeninos (eu e você)”, Mt.18.14.




     Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário