quarta-feira, 15 de agosto de 2018

MODA.


MODA

            Moda vem do latim modus e significa “modo”, “maneira" e "comportamento". Em francês: "mode": uso, hábito ou estilo. Em inglês a etimologia da palavra "fashion" remete ao latim factio, que significa fazendo ou fabricando, com caráter industrial. Moda é a ligação entre o vestuário e o período histórico em que vivemos. A palavra "moda" começou a ser usada com o nascimento da burguesia na Europa, mais precisamente na França de Maria Antonieta. Mas o primeiro grande ícone de moda francesa foi Luís XIV (o rei sol) no século XVII. Devido a sua vaidade excessiva, a França se tornou o centro ditador de moda, que no começo era instituída pelos nobres, os alfaiates apenas obedeciam a seus desejos.” – http://modahistorica.blogspot.com/2013/05/o-que-e-moda.html.

            Assim como existem normas nas empresas para a vestimenta, sendo que a maioria de quem dita as regras são estilistas de renome, também existem normas para a vestimenta na Igreja do Senhor Jesus, e as ordens ditadas estão na Palavra de Deus, a única regra de fé e prática.

            Nestes dias em que homens e mulheres parecem não ter mais regras para se vestir, cada um veste o que bem entende, é bom ouvir atentamente o conselho do apóstolo Paulo ao falar a Timóteo de “[...] que as mulheres, (devem andar) em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso” (1Tm 2.9).

            Paulo apela para um bom senso das mulheres crentes em relação ao seu vestuário. “[...] As mulheres, (devem andar) em traje decente (conveniente), se ataviem (embelezem) com modéstia (simplicidade, sem vaidade) e bom senso (autocontrole, sobriedade), não com cabeleira frisada (trança) e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso (que requer grande desembolso)” (1Tm 2.9).

            É preciso olhar para você mesma e perguntar se você está bem na veste que usa. Pergunte se olhares maldosos estão atentos a você. Veja se a sua roupa é transparente, curta demais, apertada a ponto de mostrar o sexo, com decote escandaloso. Use o que é decente e comum a fim de desviar olhares.

            Preste atenção ao vestuário das suas irmãs, colegas de trabalho, escola. Você tem coragem de vestir as roupas que elas vestem? Acha que faz bem a você? Será que você não está levando os homens a pecarem contra Deus? Dê uma olhada no espelho antes de sair.

            É bom lembrar que o texto não está proibindo “[...] cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso” (1Tm 2.9). O texto chama atenção para “[...] as mulheres [...] (usarem) trajes decentes, se ataviarem com modéstia e bom senso [...]” (1Tm 2.9). Não há necessidade de ostentar riqueza. Seja comum.

            Lembre-se! A igreja não é uma passarela de modas. Igreja não serve para mostrar o que você tem de melhor em seu guarda-roupa. Igreja não é um estúdio de TV.

            Fique sabendo o que é igreja: Igreja é o lugar onde se reúnem os crentes no Senhor Jesus Cristo. Igreja é aquela que é perseguida por causa do seu testemunho. Igreja é aquela em que “[...] o princípio da sabedoria é o temor do SENHOR [...]” (Sl 111.10). Igreja é aquela que evangeliza e disciplina os novos crentes. Igreja é aquela que ora e faz jejum.

            Você como igreja “segue a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). A você que deseja andar na moda procura “diariamente perseverar unânime no templo, partir (o) pão de casa em casa e tomar as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (At 2.46).

            A Igreja do Senhor Jesus Cristo precisa estar na moda a ponto das “[...] portas do inferno não prevalecer contra ela” (Mt 16.18).

            Homens e “[...] mulheres [...] (usem um) traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso [...] (pode ser até mesmo) com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário (mas que não seja) dispendioso” (1Tm 2.9) além das contas da casa as quais você não tem condições de pagar.

            Deus abençoe a todos!

Rev. Salvador P. Santana     

Nenhum comentário:

Postar um comentário