sexta-feira, 29 de junho de 2018

Mt.17.1-8 - TRANSFIGURAÇÃO.


TRANSFIGURAÇÃO

Mt.17.1-8



Introd.:           O vocábulo grego transfiguração, em português é metamorfose, que significa mudança de forma.

            Morphe é uma das palavras gregas que significam ‘forma’. Paulo utilizou do mesmo termo “[...] transformai [...]”, Rm.12.2 ao falar da transformação do homem interior, a vida interior do crente – O N.T. interpretado versículo por versículo.

Nar.:    O texto mostra a experiência de Pedro, Tiago e João sobre a glória do reino futuro que terá Jesus como seu Rei.

            Avizinhava a morte de Jesus e Ele precisava do consolo do Pai celeste, pelo menos com uma voz de ânimo.

Propos.:           Todos precisam da transformação vinda de Deus para a sua alma.

Trans.:             A transfiguração [...]

1 – Contempla alguns.

            É bom lembrar que “[...] depois (desses) seis dias [...] Jesus [...]”, Mt.17.1 tem pouco mais de cinco meses de vida quando do Seu ministério terreno.

            A fim de mostrar a este mundo que “[...] Jesus (é o Senhor da vida, Ele) tomou consigo a Pedro (rocha, pedra, explosivo) e aos irmãos Tiago (suplantador-abater, derrubar, trovão, morto por Herodes) e João (doador gracioso, amoroso) [...]”, Mt.17.1 que pode se revelar em cada um de nós como um homem explosivo, que trabalha ou amoroso, pode ser escolhido, contemplado para o reino de Deus.

            A estes homens, eu e você, cheio de problemas como “[...] Pedro [...] Tiago e João [...] Jesus [...] (pode) levar, em particular [...]”, Mt.17.1 para o reino dos céus, porque “[...] quem recebe aquele que (o) Pai enviar, a Jesus o recebe [...]”, Jo.13.20.

            Para ir para o “[...] [...] alto monte (o céu, na presença de) [...] Jesus [...]”, Mt.17.1 eu e você precisa lutar “[...] desenvolvendo a nossa salvação com temor (medo, terror) e tremor (estremecer de medo)”, Fp.2.12.

            Precisamos saber que antes de ir ao céu, Jesus “[...] foi transfigurado (metamorfose, transformar, mudar de forma, a aparência de Cristo foi mudada e resplandecia com brilho divino) [...]”, Mt.17.2.

            Também desta forma eu e você precisamos ser “[...] transfigurados (passar pela metamorfose) “[...] não (se) [...] conformar com este século, mas transformar-se (metamorfose – mudar de forma) pela renovação da nossa mente [...]”, Rm.12.2 [...]”, Mt.17.2 a fim de ser imitador de Cristo e resplandecer o Seu brilho.

            Veja que Jesus “[...] transfigurou-se diante (dos) discípulos (Pedro-explosivo, Tiago-cumpre a missão na adversidade e João-amoroso) [...]”, Mt.17.2, então, eu e você precisamos ser transformados diante dos homens deste mundo.

            Perceba no texto que “[...] o [...] rosto (de) Jesus resplandeceu (brilhou) como o sol [...]”, Mt.17.2 a fim de que todos vejam em nós a formosura do Filho de Deus, a beleza que temos como servos do Senhor.

            [...] E as [...] vestes (de) Jesus (as nossas, fala que devemos ser “[...] revestidos do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão (correção) procedentes da verdade”, Ef.4.24) tornaram- se brancas (puras) como a luz”, Mt.17.2 para que o mundo veja.

            A transfiguração [...]

2 – Mostra exemplos do V.T.

            A conjunção aditiva “e (fala que) Pedro-temperamental, Tiago-trovão, abater, derrubar, morto por Herodes e João-trovão se torna amoroso) [...]”, Mt.17.3 foram impactados com a presença de homens que serviram a Deus com integridade de coração.

            Aqueles “[...] que nos aparecem [...]”, Mt.17.3, hoje, através da Palavra de Deus, é o nosso exemplo de fé e perseverança em seguir a Cristo Jesus.

            [...] Aparece Moisés (para tomarmos o seu exemplo de superação quando foi (heb) tirado das águas, instrutor ao legislar-estabelecendo as leis, escritor-instruindo através do pentateuco, guia do povo à terra prometida-céu) [...]”, Mt.17.3.

            [...] Aparece [...] Elias (heb. meu Deus é Jeová, profeta que falou contra a idolatria no reinado de Acabe e Acazias. Ele foi arrebatado sem enfrentar a dor da morte porque “[...] nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos”, 1Co.15.51) [...]”, Mt.17.3.

            [...] Moisés e Elias [...] falaram com Jesus”, Mt.17.3; eu e você depois de “[...] sermos arrebatados [...] entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”, 1Ts.4.17.

            Então, (nesse grande Dia, assim como) Pedro disse a Jesus [...]”, Mt.17.4 sobre a alegria de participar de um deslumbre/êxtase do céu, cada um de nós terá a oportunidade de “[...] habitar com o Senhor”, Mt.17.4.

            Aquele breve momento de “[...] Pedro (foi o suficiente para) dizer: Senhor, bom é estarmos aqui [...]”, Mt.17.4, eu e você na casa de Deus se preparando espiritualmente.

            O desejo de “[...] Pedro [...] (pode ser o nosso de) se Jesus quiser, faremos aqui (em nosso coração) três tendas; uma será (de) Jesus (para morar eternamente em nós), outra para Moisés (trazer ensinamentos através do Pentateuco), outra para Elias (mostrar como devo abandonar a idolatria)”, Mt.17.4.

            A transfiguração [...]

3 – Aponta para Jesus.

            A ação do poder de Deus é imediata.

            Pedro ainda falava [...]”, Mt.17.5 sobre o poder que tem a Palavra de Deus representada pela lei e pelos profetas; Moisés e Elias.

            Partiu do próprio Pai celeste mostrar quem de fato tem valor em cada coração.

            O próprio Deus fez que “[...] uma nuvem luminosa [...] envolvesse (Pedro, Tiago e João) [...]”, Mt.17.5 a fim de mostrar-lhes que o Pai está no controle da vida.

            [...] E eis, vindo da nuvem, uma voz (única, poderosa e eterna, não de Pedro, nem de Tiago e muito menos de João) [...]”, Mt.17.5 para falar aos corações.

            Esta “[...] voz que dizia (era tão-somente do Senhor de todos, o Deus eterno que comanda todas as coisas) [...]”, Mt.17.5.

            O Papai do céu declarou que “[...] este Jesus é o Seu Filho amado, em quem se compraz (satisfaz para o plano de salvação) [...]”, Mt.17.5.

            Logo, não se deve ouvir Moisés, Elias que já não estão neste mundo, mas “[...] a Jesus ouvi”, Mt.17.5 através da Palavra de Deus.

            Aqueles “discípulos (eu e você) ouvindo (a voz de Deus), caíram de bruços (como que reverenciando a Jesus), tomados de grande medo (terror, espanto porque Deus falara aos seus corações)”, Mt.17.6.

            Saiba que em todos os momentos em que Deus fala, “Jesus se aproxima [...] (de mim e você) [...] toca-nos [...] dizendo: Ergue-se e não tema (não fique com medo, não se apavore porque eu estou contigo)!”, Mt.17.7.

            A transfiguração [...]

Conclusão:      Revela apenas Jesus Cristo.

            Então, eles (Pedro, Tiago e João, assim como qualquer um de nós podemos) [...] levantar os olhos, (e) a ninguém veremos, senão Jesus”, Mt.17.8 no lugar de qualquer personagem do V.T. e do N.T. e principalmente dos nossos dias.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário