sexta-feira, 15 de junho de 2018

Mt.16.13-20 - CONFISSÃO.


CONFISSÃO

Mt.16.13-20



Introd.:           Confissão tem dois significados: Confessar os pecados a Deus ou ao homem e confessar dando testemunho da realeza de Cristo Jesus, aceitando-O como Senhor e Salvador de sua alma.

Nar.:    Este texto trata sobre a confissão de Pedro sobre a Pessoa de Jesus como sendo “[...] o Cristo, o Filho do Deus vivo”, Mt.16.16, Senhor sobre todos os homens.

Propos.:           Confesse Jesus Cristo como o seu Senhor.

Trans.:             Confessar [...]

1 – Quem é Jesus para você.

            Indo Jesus para (qualquer) lado [...]”, Mt.16.13 das nossas vidas, Ele tem um plano, um propósito, algo inesperado, abençoado para cada um de nós.

            [...] Jesus (foi) para os lados de Cesaréia de Filipe (meio-irmão de Herodes Antipas. Reinou nordeste do mar da Galileia 4 a.C. – 34 d.C., o qual não foi inimigo dos discípulos de Cristo) [...]”, Mt.16.13.

            É nesse cenário que “[...] Jesus [...] perguntou a seus discípulos (eu e você) [...]”, Mt.16.13 sobre o testemunho que Ele deu por onde passara.

            [...] Jesus (quer saber) quem diz (testemunho) o povo ser o Filho do Homem?”, Mt.16.13.

            [...] Jesus [...]”, Mt.16.13 quer saber sobre o nosso testemunho no meio desta sociedade.

            E eles (os discípulos) respondem [...]”, Mt.16.14 verdades ou mentiras a nosso respeito?

            [...] Uns dizem [...] (que você é) João Batista (anuncia a vinda de Cristo, prepara o caminho para Jesus e batiza os conversos) [...]”, Mt.16.14.

            Para “[...] outros [...] (eu e você como servos e imitadores de Cristo, somos iguais a) Elias (que reconhecia Deus como Jeová que está acima de tudo e todos, matou 850 profetas idólatras no reinado de Acabe e Acazias) [...]”, Mt.16.14.

            [...] E (ainda) outros (parentes, amigos, vizinhos, irmãos da fé pensam que somos) [...] Jeremias (um como que Jeová o designou, sacerdote, profeta da destruição de Jerusalém) [...]”, Mt.16.14.

            [...] Ou (é possível que sejamos) algum dos profetas (que profetizam mentiras)”, Mt.16.14.

            Rápido! Confesse quem é você para Jesus e quem é Jesus para você.

            Mas (e) nós [...]”, Mt.16.15, quem somos no reino dos céus, como servos, imitadores de Jesus Cristo?

            [...] Continua Jesus [...]”, Mt.16.15 querendo saber a respeito da nossa fé, esperança de vida eterna, sobre a certeza da nossa salvação

            Na verdade, “[...] quem dizemos que Jesus [...] é (em nossas vidas)?”, Mt.16.15.

            Qual é a importância de Jesus como Senhor e Salvador em nossos corações?

            Responde Simão Pedro [...]”, Mt.16.16 sobre quem está no comando do seu coração; Jesus Cristo.

            Essa confissão de fé de “[...] Pedro (deve ser a minha e a sua) dizendo: Tu és o Cristo (enviado para ser o meu Salvador), o Filho do Deus vivo (que comanda todas as coisas)”, Mt.16.16, o qual tem direito de dirigir o meu destino.

            A confissão [...]

2 – É revelada por Deus.

            O “então [...] (de) Jesus [...]”, Mt.16.17 serve para alertar a todos nós que não conseguimos fazer nada neste mundo sem a interferência de Deus.

            A “[...] afirmação (de) Jesus [...] (é que somos) bem-aventurados (felizes assim como) [...] Simão (Pedro, Rocha) Barjonas (filho de Jonas) [...]”, Mt.16.17 pôde confessar Jesus Cristo como o seu Senhor.

            Verificar que não foi por capacidade intelectual de que “[...] Pedro (reconheceu a divindade de Cristo) [...]”, Mt.16.17.

            O próprio “[...] Jesus (fala que) [...] não foi carne e sangue que [...] revelou (a nós) [...]”, Mt.16.17 a respeito da Palavra de Deus, da Pessoa de Cristo, da nossa salvação, a certeza de vida eterna.

            Quem “[...] revela (a nós é o) [...] Pai, que está nos céus”, Mt.16.17 e sem essa revelação todos estamos perdidos.

            A confissão [...]

3 – Tem um fundamento.

            Também (quando eu e você confessamos a Jesus como Senhor e Salvador) [...]”, Mt.16.18, haverá um fundamento nessa confissão.

            [...] Jesus nos diz que (assim como) [...] é Pedro [...]”, Mt.16.18, impetuoso, dedicado, interessado no reino de Deus, eu serei igual.

            A declaração é de que “[...] sobre esta pedra (nem Pedro, nem eu e nem você, mas o próprio “[...] Jesus é pedra rejeitada [...] a qual se tornou a pedra angular”, At.4.11) a igreja [...] (será) edificada (construída, restaurada, santificada para crescer em sabedoria e piedade) [...]”, Mt.16.18.

            A partir desse fundamento, da nossa confissão de fé, “[...] as portas do inferno (poder satânico) não prevalecerão contra (a) igreja (eu e você)”, Mt.16.18.

            Sendo fundamentados em Cristo Jesus, Ele próprio nos “dará as chaves do reino dos céus [...]”, Mt.16.19; não que podemos fechar as portas da salvação, mas é que temos a responsabilidade de confessar Jesus Cristo e divulgar o evangelho da salvação.

            Pregando o evangelho, “[...] o que ligarmos na terra (evangelizando) terá sido ligado nos céus (aceitando a Cristo e sendo batizado com o Espírito Santo) [...]”, Mt.16.19.

            Agora, veja que grande responsabilidade temos diante dos homens, pois deixando de confessar Jesus e evangelizar, “[...] o que desligarmos (com mau testemunho) na terra terá sido desligado (arrancado) nos céus”, Mt.16.19.

            Na confissão [...]

Conclusão:      Há advertência.         

            O “então (de Jesus serve para) [...] advertir os discípulos (eu e você) [...]”, Mt.16.20 a respeito da nossa responsabilidade como servos de Deus.

            A petição de Jesus é “[...] de que a ninguém (devemos) dizer ser ele o Cristo”, Mt.16.20, mas que nós confessamos Ele como Senhor e Salvador.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário